O que a Consultoria para Pet Shop pode fazer por você

Tudo sobre a Consultoria para Pet Shops

Sabemos que o mercado pet está sempre crescendo, por isso é cada vez mais comum as pessoas procurarem por consultoria para pet shops para ajudar na administração.

Mas a pergunta que fica é: como uma consultoria para pet shops pode me ajudar a atingir os melhores resultados?

O que vamos explicar neste artigo é exatamente isso: o papel de um consultor para pet shops dentro da sua organização.

O que é uma Consultoria?

O conceito de consultoria é exatamente a ação de dar conselhos ou então consultas.

Um consultor é um especialista no mercado ou na área que estudou e passa esse conhecimento para empreendedores que não tem a mesma experiência.

Uma consultoria para pet shops deve ser feita por pessoas que entendam da administração de um negócio pet.

Geralmente são profissionais formados em administração de empresas ou ex-proprietários de pet shops que tem muito tempo de experiência no mercado.

Existem profissionais que fazem este tipo de serviço exatamente para o mercado de pet shops? Sim, existem, e muitos.

Etapas de uma Consultoria para Pet Shops

Um processo de consulta com um profissional pode ser dividido em três partes:

  • Diagnóstico da empresa
  • Análise dos pontos críticos
  • Soluções

Vamos desmembrar cada uma dessas etapas para que você entenda exatamente como funciona esse processo.

É importante ressaltar que todas as etapas visam mostrar um caminho até a resolução dos problemas e é por isso que elas têm importância dentro da metodologia.

Diagnóstico Empresarial

A primeira etapa de uma consultoria para pet shops é fazer um diagnóstico da empresa para saber como está a sua saúde dos pilares fundamentais.

Já falamos em alguns artigos aqui do blog que existem 5 pilares que são fundamentais para uma pet shop ter sucesso. Nomeamos eles de Conceito F.E.R.V.A.

Precisamos fazer uma reflexão, imagine que você está doente e precisa ir ao médico!

Você chega no consultório e o médico te faz algumas perguntas e pede alguns exames.

Ele está fazendo um diagnóstico dos seus problemas para avaliar qual é o seu caso.

E é exatamente isso que uma consultoria de pet shops vai fazer, analisar toda a sua empresa para descobrir o que é preciso melhorar e atingir o resultado que você quer.

Ou melhorar a saúde da sua empresa, como você preferir.

Para conseguir um processo eficiente, provavelmente o consultor passará por 2 etapas com você.

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Levantamento de informações

O primeiro passo é descobrir todas as informações que a empresa tem disponível.

Como é algo totalmente empresarial, o consultor provavelmente fará entrevistas com você.

Analisará os relatórios que você tem sobre os pilares fundamentais e logo ele terá um conhecimento aprofundado da situação atual da organização.

Com isso, ele conseguirá analisar no pilar financeiro por exemplo, se sua saúde está OK.

  • Seus custos estão sendo calculados corretamente?
  • O preço de venda está dentro da margem ideal de mercado?
  • Os setores do seu negócio estão bem administrados?
  • O seu capital de giro está dentro do ideal para sua empresa atingir os objetivos?

Todas essas perguntas podem ser respondidas pelo seu consultor, mas para isso ele precisa passar por esta primeira etapa do processo.

Claro que ele buscará informações de todos os pilares, seja estoque, relacionamento com o cliente, como também das suas vendas e do seu controle administrativo.

A dica é ser extremamente honesto com o consultor. Qualquer informação omitida pode prejudicar no diagnóstico.

Já que usamos o exemplo do médico anteriormente, imaginem que essa é a primeira consulta que você fez com ele.

Identificação dos problemas

Pronto, você já foi ao médico pela primeira vez e agora chegou a hora de retornar para analisar os resultados.

É exatamente esse o pensamento que você deve ter quando partir para a segunda etapa dentro do processo de diagnóstico empresarial.

O consultor pet já tem todas as informações da sua empresa e agora é a hora de ele analisar junto contigo. Sendo a partir de gráficos, relatórios, entre outras ferramentas que mostrem como está a sua saúde organizacional.

É uma conversa que vai te mostrar o que está errado dentro do seu negócio.

Algumas vezes é doloroso ver que erramos em algumas coisas, mas é completamente necessário se temos um objetivo bem claro ali na frente.

Então, sempre quando for ter essa conversa com seu consultor, vá sabendo que pode ouvir coisas que não irá gostar.

Mas, principalmente, vá até ele sabendo que irá encontrar um caminho melhor para atingir os resultados.

Análise dos Pontos Críticos

Vamos começar a segunda parte do processo de uma consultoria para pet shops agora.

Já fomos ao médico e já recebemos o resultado dos exames, agora é hora de saber o que exatamente vamos tratar.

Provavelmente, o consultor falará que você tem pontos bons e outros a melhorar. Você decidiu então pedir um auxilio para ele nos a melhorar.

Agora ele vai fazer uma análise mais profunda dos pontos críticos que vocês abordaram.

Vai analisar cada controle que é feito hoje, que não está da maneira correta e aprofundar o caso para saber como extrair resultados melhores.

Aqui nesta etapa, o consultor poderá pedir mais informações, a sua participação será pequena.

Quem trabalha realmente é o especialista através de ferramentas que permitem resultados mais rápidos.

Ele vai jogar os dados tudo em planilhas ou sistemas que compilam os dados. Com isso, poderá te apresentar o caminho na próxima etapa.

Não será necessário o seu esforço agora, é só aguardar o resultado e aí sim, colocar a mão na massa!

Soluções

O consultor já fez a parte dele, juntou todas as informações necessárias e analisou o cenário.

Agora é hora de ver o resultado disso tudo. Provavelmente, uma reunião de alinhamento será marcada.

O especialista precisa mostrar para você quais são os pontos que precisam ser melhorados.

Ele vai provar isso através dos resultados encontrados nas etapas anteriores e agora vai dar algumas dicas.

É nessa hora que a consultoria tem que mostrar o seu valor. Afinal, você investiu pesado nisso não é mesmo?

Com os resultados em mãos, o consultor te apresenta as soluções para os problemas encontrados.

As dicas que ele dará são baseadas em conhecimento de mercado e experiências que obteve ao longo do tempo.

Isso não quer dizer que ele sempre irá ter razão, mas o consultor tem um conhecimento muito específico do ramo pet e faz consultorias para pet shops há muitos anos.

Então, a parte que lhe cabe no processo de consultoria para pet shops é colocar em prática as soluções apresentadas pelo especialista.

O papel dele após fazer todo o trabalho braçal é ir acompanhando seus resultados e entender se as ações estão dando certo ou não.

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Consultoria para Abertura de Pet Shop

Falamos um pouco sobre como funciona uma consultoria de pet shop com ela já aberta.

Agora é a hora de falar brevemente sobre uma consultoria para quem está abrindo uma pet shop.

O trabalho do consultor é praticamente o mesmo, ele vai fazer as mesmas etapas.

A principal diferença é que ele irá focar em um planejamento estratégico e um plano de negócios para você.

Questões como capital a ser investido, retorno sobre o investimento, cálculo de preço de custo, entre outros pontos.

São as principais informações que o consultor irá analisar. Com isso, ele pode mostrar para você se é possível atingir os resultados ou então se terá que modificar o planejamento para mais ou para menos.

Digamos que em uma consultoria para abrir pet shop, o especialista fará um trabalho mais próximo do seu.

Ele terá a responsabilidade de mostrar para você qual o caminho mais seguro para seguir, para que não tenha problemas ao longo do projeto.

Se você está pensando em abrir sua pet shop, confira esse artigo sobre ferramentas de marketing para pet shop.

Contratação da Consultoria

Muita gente pergunta: “quando eu sei que preciso contratar uma consultoria para pet shops?”. Para responder essa questão, responda as perguntas:

  • Qual seu cenário atual?
  • Você entende do mercado que está inserido?
  • Você tem o seu financeiro sob controle?
  • Você está adquirindo experiência de mercado e aplicando novidades?
  • Qual a qualidade da sua gestão hoje?
  • Você tem ideia de quanto fatura hoje?
  • As dificuldades que você enfrenta hoje estão dentro da sua área de conhecimento?

Se você soube responder todos esses questionamentos, PARABÉNS!

A sua administração deve estar excelente, se você sabe tudo isso, dificilmente irá precisar de uma consultoria.

A menos que esteja tentando crescer e não esteja conseguindo, às vezes você pode ter o controle na sua mão, mas na hora de crescer se complica.

Se você tem controle sob a maioria das questões, mas ainda deixa a desejar em algumas.

O ideal é analisar se consegue buscar esse conhecimento sozinho, com estudo ou benchmark.

É preciso saber se o investimento em uma consultoria específica não é mais vantajoso do que você ir estudar esses detalhes.

Mas, respondendo a pergunta principal, a hora de investir em uma consultoria para pet shop é quando você não está mais no controle.

Se está passando por alguma dificuldade e já tentou diversas vezes ajustar por conta própria.

Talvez seja a hora de investir em um especialista.

É sempre bom analisar os tipos de consultoria existentes e ver qual que é o mais adequado para você.

Tipos de Consultoria para Pet Shop

Existem tipos diferentes de consultorias, com as perguntas que fizemos nos parágrafos anteriores é possível saber em qual você se encaixa.

Vamos aprofundar cada um deles agora, qualquer dúvida que ainda fique, não deixe de me contatar.

Abertura de Pet Shop

Como falamos anteriormente, você poderá contratar uma consultoria para pet shops quando não tiver conhecimento sobre o mercado ou como administrar uma empresa.

O mais importante é que o consultor irá ajudar você em todo o mapeamento do negócio, planejamento estratégico e plano de negócios.

Ele terá um papel fundamental no processo de abertura junto com você, ele te ajudará a traçar o caminho mais confortável para o sucesso.

Utilize este tipo de consultor para extrair o máximo de conhecimento possível sobre o mercado que está se inserindo.

Crescimento

Às vezes nossa administração está sob controle, não temos o que melhorar em nenhum dos pilares aparentemente.

Eis que chega o final de 2 ou 3 meses e a empresa está estagnada, é nessa hora que o consultor de crescimento entra.

Ele fará com que sua empresa volte a crescer, o papel é ver tudo que faz certo e te mostrar o que você deixa de fazer.

Algumas vezes, são coisas que não conseguimos enxergar e alguém olhando de fora tem uma percepção melhor.

Assim, consegue direcionar uma estratégia para o crescimento mais acelerado ou dentro da capacidade da empresa.

Recuperação Financeira

Podemos dizer que é a mais comum, por exemplo, você está com problemas para pagar as contas e tenta fazer de tudo para melhorar.

Mas, quando o problema se agrava, você procura por um profissional para te ajudar nessa dificuldade.

Essa recuperação financeira pode ser por vários motivos, talvez você não tenha controlado os custos da empresa.

Pode ser, também, que você gaste muito com estoque e acabe perdendo produtos. Será que sua empresa está realmente dando lucro?

Essas opções são o foco de uma consultoria de recuperação financeira para pet shop, o especialista precisa analisar o cenário.

Depois da análise, ele vai apontar os problemas e, com isso, te passar um plano de recuperação desse pilar.

Mas, é sempre importante lembrar que você vai ter que investir dinheiro nisso. Então, precisa  ter muito cuidado para não agravar a situação.

Uma consultoria tem que ser rentável para você!

Recuperação Administrativa

Digamos que você tenha entrado nesse mercado na cara e coragem, mas a maionese começou a desandar.

Chega em um momento em que acaba se sentindo perdido no meio de tanta bagunça.

Até que você decide chamar alguém para te ajudar administrativamente com a organização do seu negócio.

É aqui que o consultor tem um trabalho diferenciado, agora ele precisa se aprofundar em toda  administração.

As etapas da consultoria serão mais longas e ele precisará ter controle sobre o negócio para poder sugerir o melhor caminho.

O papel do especialista é deixar os dados na palma da sua mão, é mostrar para você o cenário atual da empresa.

Você vai saber exatamente o que se passa ao longo do mês e voltar a ter o noção do cenário atual.

Todos os tipos de consultoria seguem as mesmas etapas que citamos nos tópicos anteriores.

O ideal é saber qual tipo se enquadra mais na necessidade da sua empresa, principalmente se o investimento vai ser rentável.

Procure sempre pelos nomes conhecidos do mercado, por pessoas que já estejam inseridas dentro do ramo pet.

Isso vai facilitar o ROI (Retorno Sobre Investimento) e não será um custo apenas.

Conclusão

Uma consultoria para pet shops é sempre uma alternativa viável.

O que deve fazer tomar uma decisão de quando contratar será o seu cenário atual.

Faça perguntas sobre a pet shop para você mesmo, tente entender se é possível contornar a situação com as próprias mãos.

Converse com um consultor e tente entender como ele pode ajudar sua empresa, procure saber o método que ele utiliza.

Veja se o ROI está claro, qual a diferença que ele trará para o seu negócio e se tudo isso estiver OK, ai sim poderá tomar uma decisão.

O que um consultor de pet shop pode fazer por você é isso, analisar o cenário atual e mostrar como alcançar o objetivo de forma segura.

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Espero que tenha gostado do tema e que ele realmente tenha ajudado você!

Ficamos a disposição para conversar sobre o assunto e caso tenha alguma sugestão, é só comentar abaixo.

Abraços, e boa escolha com a consultoria da sua pet shop.

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