Aumentar a produtividade na pet shop é essencial para garantir um melhor atendimento aos clientes e, consequentemente, aumento nas vendas. Pensando nisso, você tem uma rotina produtiva na sua pet shop?
É comum encontrar desafios na sua rotina, principalmente em relação à gestão do tempo. Porém, para melhorar a experiência e satisfação dos seus clientes, é preciso entender quais são os pontos que prejudicam sua produtividade.
A produtividade também está relacionada com a maneira como você realiza a gestão dos produtos e o controle do estoque. Nesse caso é necessário realizar melhorias na gestão e encontrar ferramentas que possam auxiliar na sua rotina.
Portanto, se você deseja saber como aumentar a produtividade na sua pet shop, continue a leitura e confira nossas dicas!
8 dicas para aumentar a produtividade na sua Pet Shop
Independente do ramo, todo negócio precisa ser produtivo para que possa oferecer bons lucros. Através das dicas que daremos a seguir você conseguirá organizar a sua gestão, o relacionamento com seus colaboradores, o seu atendimento aos clientes e finalmente aumentar a sua lucratividade. Acompanhe!
1. Organize a sua rotina
Não há nada pior do que iniciar o dia sem as tarefas estarem programadas. Para isso é necessário que você tenha organizado tudo que foi feito no dia anterior e já deixar estabelecido o que será feito no dia seguinte.
Dessa maneira, tanto você como os funcionários, quando chegarem na loja, saberão exatamente o que fazer e não ficarão desnorteados. Uma dica neste ponto é definir as prioridades.
Aqui vale utilizar ferramentas digitais, como softwares e aplicativos, ou mesmo o papel e caneta. O importante é que tudo que deve ser feito esteja registrado.
2. Fuja das distrações
Muito se fala em procrastinação nos últimos tempos, e de fato ela é a maior vilã da produtividade. Nesse contexto, as redes sociais, apesar de serem ferramentas extremamente úteis, podem contribuir para reduzir a produtividade do seu dia.
Para vencer isso não é necessário proibir, e sim conscientizar. Tenha em mente que os resultados desejados dependem do trabalho executado, alinhado aos objetivos definidos. Converse com a sua equipe sobre metas, atividades que exigem total atenção e quais os melhores horários para realizar um intervalo e descansar.
3. Determine as tarefas de cada colaborador
Complementando o primeiro ponto, você deve deixar bem estipulado quais são as tarefas de cada colaborador da pet shop, incluindo as suas.
Defina o que cada um deve fazer, seja no dia ou na semana. Determinar prazos para a conclusão também ajuda a trazer um senso de urgência e responsabilidade para as demandas, estimulando a produtividade.
É importante que, no caso de pet shops com mais funcionários além do dono ou sócios, cada colaborador receba atividades conforme suas habilidades. Ao executar coisas que estão mais habituados ou possuem mais facilidade, os profissionais com certeza terão um melhor desempenho.
4 . Facilite os procedimentos
Em algumas pet shops costuma-se ver os funcionários “baterem a cabeça” quando estão atendendo os clientes. Muitas vezes pela falta de espaço, ou ainda, pela falta de organização no estabelecimento. Neste caso, o importante é deixar definido qual a ordem ideal em determinados atendimentos.
Busque também disponibilizar todos os produtos, informações ou ferramentas de maneira facilitada. Assim, você ou seu colaborador consegue encontrar facilmente o que precisa na hora de atender um cliente ou realizar um serviço.
Confira nosso artigo: Como melhorar a Experiência do Cliente no seu PDV?
5. Estabeleça metas
Para evitar que você ou seus colaboradores percam o prazo de alguns serviços ou atividades, como o cadastro de um novo produto no estoque ou a emissão de notas fiscais, por exemplo, é essencial estabelecer metas.
Definir suas metas contribui para a organização da gestão e torna os objetivos de cada um mais claros. Além disso, para metas maiores e relacionadas ao crescimento da pet shop, oferecer recompensas pelo cumprimento pode fazer com que as pessoas fiquem mais motivadas durante o trabalho, influenciando seu desempenho.
6. Acompanhe e compartilhe os resultados
Estar presente no dia a dia dos colaboradores e acompanhar todas as suas tarefas e serviços é muito importante para manter o engajamento da equipe.
Ao ter estabelecido todas as metas para cada um e também para sua pet shop, é fundamental divulgá-las e não guardar os resultados somente para os proprietários do negócio.
Envolver os profissionais gera um maior senso de pertencimento e demonstra que os resultados dependem do esforço de todos.
Veja nesse artigo: Como realizar reuniões de equipe com eficácia!
7. Facilite o acesso aos documentos e informações
Optar por manter seus documentos organizados e, especialmente, digitalizados em um local de acesso compartilhado, como em um servidor na nuvem, é uma prática que pode aumentar muito o seu rendimento.
Isso porque, ao centralizar informações e mantê-las organizadas, você evita que pessoas percam tempo procurando documentos ou refaçam algo que já está pronto.
Contar com um bom sistema de gestão para organizar suas informações também pode contribuir para melhorar sua produtividade.
8. Tenha total controle do seu negócio
Somente tendo controle de todas as etapas do seu negócio é possível ter uma visão estratégica dos resultados, e consequentemente, de como aumentar a produtividade dos na sua pet shop.
Para obter esse controle você pode contar com o auxílio de tecnologias que trazem, por exemplo, informações sobre seus produtos, estoque, agenda de serviços, entre outras possibilidades.
O Pet Shop Control é um sistema de gestão completo para pet shops e clínicas veterinárias que vai contribuir com a produtividade e organização da sua empresa.
É possível realizar a gestão do seu estoque, administrar informações como estoque baixo, datas de vencimento, projeção de compras e controle por lotes dos produtos.
Veja também: Gestão de Vendas em Pet Shop - Indicadores e como fazer
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