Ter seu próprio negócio no mercado pet é desafiador, mas também pode trazer vantagens incríveis para você e para seus clientes. Um dos modelos que vêm crescendo e fazendo sucesso nesse segmento são as assinaturas para pets.
Com esse tipo de negócio você tem a possibilidade de aumentar o faturamento e a retenção de clientes da sua pet shop, entregando vantagens, como itens exclusivos, a longo prazo para uma clientela fiel.
Assinatura Pet: Principais características
Com foco principal nas experiências e fidelização dos clientes, o modelo de assinatura é um negócio que se baseia na recorrência para realizar a venda de produtos e/ou serviços.
Além da praticidade, outras características vêm conquistando os assinantes, confira:
- Comodidade: permite que o cliente receba os produtos em casa;
- Pagamento recorrente: não é preciso se preocupar com o pagamento pois, a cobrança ocorrerá de maneira automática no período definido na assinatura;
- Produtos exclusivos: algumas assinaturas para pets vêm ganhando espaço com o público por oferecer produtos que não poderiam ser encontrados nas lojas;
- Seleção de produtos: algumas empresas personalizam os itens de acordo com categorias específicas, como espécie, raça, porte do animal, etc.
Principais vantagens da assinatura
Esse modelo traz vantagens para o assinante e para o empreendedor, confira algumas delas:
Para quem empreende
Além da possibilidade de fidelizar o cliente, o relacionamento com os mesmos também tende a ser melhor graças à geração de valor contínua. E, devido ao pagamento recorrente, a taxa de inadimplência também é reduzida.
Com esse modelo de negócio é possível realizar um melhor controle do seu estoque, isso porque é mais fácil manter um controle do que será consumido pelos assinantes.
Para quem assina
Já para o consumidor as vantagens envolvem desde conforto no recebimento dos produtos, até a relação entre custo e benefício, se levado em consideração uma compra individual e a assinatura.
Outro fato que conquista os clientes é a possibilidade de agendar o recebimento dos produtos para maior conveniência.
Conheça alguns clubes de assinatura pet
Woofbox
Clube de assinatura de box para cachorros. Envia mensalmente aos assinantes uma caixa temática com uma seleção de produtos.
Petlove
A assinatura Petlove automatiza a compra de produtos e oferece 10% de desconto em cada produto assinado. O assinante escolhe quais itens deseja receber em casa, com qual frequência e a cobrança é feita mensalmente de maneira automática.
BOX.PETIKO
Seleção temática de brinquedos, petiscos e novidades que são entregues todos os meses na casa do assinante. É possível adicionar detalhes do pet para personalizar o box.
Petz
Formato de compra programada. O assinante escolhe os produtos, a forma de entrega, a frequência e a cobrança é feita mensalmente de maneira automática. Oferece 10% de desconto.
Paw Pet Food
Surgiu com o objetivo de proporcionar uma alimentação de alta qualidade para os pets. Os produtos oferecidos contam com uma seleção de ingredientes de alto valor nutricional e o assinante pode escolher o box que deseja receber mensalmente.
Mais Que Pet
Também funciona no modelo de box para cachorros. Com opções para entrega mensal ou imediata.
Cobasi
Também no formato de compra programada. O assinante escolhe os produtos, a forma de entrega, a frequência e a cobrança é feita mensalmente de maneira automática. Oferece 10% de desconto.
Puro Afeto
Tem o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos cães por meio de serviços de higiene voltados para o bem-estar dos animais. Disponibiliza serviços de banho em diversas categorias através de planos de assinatura. Os assinantes escolhem a unidade onde os serviços serão realizados.
Assinatura Pet: 4 Passos para começar o seu
Se você se sentiu inspirado a iniciar o seu próprio clube de assinatura, veja as dicas que separamos!
1# Defina os produtos
Para iniciar sua assinatura, antes de tudo, decida quais produtos/serviços serão oferecidos.
Realize uma pesquisa de mercado para saber quais são as necessidades do público e definir os planos que serão disponibilizados.
2# Defina os preços e os planos
Após realizar a pesquisa de mercado, você será capaz de definir os planos que serão disponibilizados.
Para realizar o cálculo é preciso definir um ponto decisivo para a saúde financeira do seu negócio.
No cálculo é preciso inserir os custos de logística, marketing, frete, estoque e vários outros.
3# Foco na sua logística
Não basta ter um bom produto/serviço, uma logística eficiente é essencial para garantir a satisfação do cliente.
- No caso de produtos: É preciso bastante atenção no seu sistema de entrega.
Para definir qual será a transportadora responsável pelas entregas leve em consideração o peso dos produtos, as medidas e os CEPs de destino.
Ao ter essas informações você poderá realizar uma negociação e escolher uma empresa de confiança, para fazer o delivery dentro do prazo estipulado.
- No caso de serviços: É preciso atenção na capacidade de atendimento da sua pet shop.
Veja quantos serviços por dia sua equipe pode realizar com qualidade.
Analise sua agenda de serviços, veja quais são os dias de menor movimento e dê preferência por eles ao agendar os serviços da assinatura.
Dessa forma, você preenche os "buracos" da agenda, garantindo um aumento do seu faturamento e sem compremeter a qualidade na execução dos serviços.
4# Feche boas parcerias
Ao realizar parcerias será possível oferecer vantagens e diferenciais para os assinantes que chegarem por meio delas, o que permitirá que você cresça com escalabilidade.
Mas preste atenção na escolha dos seus parceiros, sempre dê preferência para aqueles cujo nicho está relacionado aos seus produtos e serviços para que o público certo seja alcançado.
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Leia também: Mercado de Pet Shop - Invista no modelo de recorrência
Agora que você sabe como funciona o clube de assinatura para pets, o que acha de adotar esse serviço em seu pet shop?