A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos empreendedores, agora a nova tendência é o uso de aplicativo para pet shop. Os aplicativos podem te ajudar de duas formas, na gestão do negócio ou para aprimorar o relacionamento com o cliente.
Hoje vou falar sobre como usar o aplicativo pet para melhorar seu relacionamento com o cliente. Muitas vezes você ou o cliente precisam se comunicar e nada melhor do que usar a tecnologia para isso.
Existem diversas maneiras em que um app pet pode ajudar você, ao longo deste post vamos falar melhor sobre cada uma delas.
Para facilitar cada um dos tópicos vai citar os benefícios para o empreendedor e também para o cliente final.
Então, prepare-se para entender melhor como a tecnologia vai ajudar você nos próximos anos. Pronto para começar? Vamos lá!
Otimização de tempo
Tempo é tudo o que não temos hoje em dia, seja um empreendedor do mercado pet ou um dono de um amigo de estimação, e qualquer melhora é bem vinda.
É para isso que estou aqui, para ajudar você a ter mais momentos de lazer, e de quebra ajudar o seu cliente a otimizar o tempo dele também.
Para o empreendedor, um aplicativo de pet shop pode otimizar o tempo de diversas formas.
Como estamos falando basicamente de relacionamento com o cliente, podemos sinalizar principalmente agendamentos, vendas, informações e marketing.
Ai você pode se perguntar, mas como vamos otimizar o tempo de tudo isso através de um aplicativo para pet shops? A resposta é simples e eu vou identificar cada um dos pontos para você:
Agendamento
No agendamento, a otimização fica mais bem clara, pense no processo que faz hoje para agendar um banho, por exemplo.
Digamos que você é como a maioria das pets e tem um sistema de gestão para fazer esse controle.
O cliente vai ligar para você ou entrar na sua pet shop e perguntar: gostaria de saber se você pode atender o “bob” amanhã às 14 horas.
Você vai acessar sua agenda, verificar se o horário das 14 horas está disponível. Se estiver você irá começar o agendamento cadastrando os dados do cliente e do serviço.
Se o horário não estiver disponível, você terá que verificar algum horário próximo e oferecer para o cliente.
Nossa, cheguei até a cansar aqui! Isso que estamos supondo que você tenha um sistema de gestão, imagina se não tivesse?
Com um app para pet shop você pode simplificar isso, o cliente acessa no celular dele um aplicativo que comunica diretamente com a sua agenda e pode, agendar o serviço no horário de preferência dele e sabendo todos os seus horário disponíveis.
Dessa forma, você empreendedor só precisa confirmar para o cliente através do software de gestão que o agendamento foi marcado.
Agora, pense no que falei acima e no que eu disse agora. Calcule o tempo em cada uma das etapas e me diga, um aplicativo pet shop não otimizaria o seu tempo?
Agora pense no cliente! Ele não precisa ligar (conheço pessoas que detestam telefone) ou ir até a sua loja para saber se tem horário.
Basta ele dar uns toques na tela do celular e tcharaaaaam!!! Agendamento realizado com sucesso.
Viu como é fácil? Isso que falamos apenas de agendamento, ainda existem outros tópicos que vamos falar daqui a pouco.
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Vendas
Nas vendas, você empreendedor pode se preparar para aumentar o faturamento de forma rápida e eficiente.
Hoje é possível vender de duas formas, no boca a boca ou se tiver um e-commerce funcionando. Se já tem um e-commerce, parabéns! Já está usando a tecnologia ao seu favor.
Agora imagina se você conectar esse e-commerce em um aplicativo para pet shops? Você compra algo por aplicativos hoje em dia? Bem provável que sim, não é? E porque não usar esse método para as suas vendas também?
Você pode colocar seu estoque a disposição do cliente por esse app de pet shop. Pois, além de agendar, também poderá comprar produtos por ele.
O tempo que você anteriormente gastava marcando serviços ou tentando vender para o consumidor que está na loja.
Será para analisar seus resultados, não deixar seu estoque abandonado e principalmente, se relacionar melhor com cada um dos seus clientes.
E o seu cliente? Pra que ir até a loja, se ele pode fazer tudo pelo celular? E eu te pergunto mais, e quem ainda não é seu cliente? Porque ele vai continuar indo no seu concorrente, se pode usar o celular para comprar e agendar com você?
Olha só quanta otimização de tempo um aplicativo para pet shops pode disponibilizar para o seu cliente.
Informações
Se você vende e agenda por um aplicativo, isso significa que você tem todas as informações que precisa para se comunicar com o cliente.
Ou seja, você sabe o histórico de serviços, de produtos, quais mercadorias preferidas, a frequência de compras e todo o tipo de dados que um sistema de gerenciamento pode trazer.
Porém, no caso do aplicativo para pet shop, você não precisa interagir com o cliente, ele é quem interage por você através do app.
Fora esses dados, seu cliente pode receber informações através do próprio aplicativo, imagina que ele agendou um serviço como você, e a cada atualização de status ele recebe isso no celular e acompanha em tempo real o que está acontecendo com o pet.
Por exemplo, o pet foi para o banho e o cliente recebe um alerta, o “bob” está no banho. O serviço é finalizado e ele recebe um alerta o “bob” já está pronto. Olha quanto tempo economizado, conseguem enxergar isso?
Normalmente, você tem que ligar para o dono ou ele fica ligando para saber se o pet já está pronto.
Com um aplicativo para pet shop, isso não será mais necessário, o cliente pode ficar sabendo de tudo, talvez possamos incluir nesse ponto até um monitoramento por câmera, se sua pet shop tiver esse serviço.
Caramba, não cheguei nem na metade e já são muitas ideias para um aplicativo de pet shops, mas vamos lá! Colocar as ideias para fora é sempre muito bom.
Marketing
Agora vamos falar do marketing direto! Falo isso porque você terá a sua disposição uma ferramenta que falará diretamente com seu público-alvo.
Então aquelas informações que um sistema de gestão te oferece. Como sazonalidade de mercadorias, vencimentos, quantidade estocada, produtos consumidos por cliente, melhores clientes, entre outras.
Serão muito bem vindas nas hora de fazer seu marketing direto.
Podemos usar como exemplo um produto que está para vencer.
Você pode verificar que a ração tal está vencendo, pode identificar quem costuma comprar essa ração, e de repente PAAAH! O cliente recebe na tela do celular dele uma notificação de 20% de desconto na sua ração preferida.
Já imaginou a taxa de conversão disso? Nossa, você vai precisar se preparar para a quantidade de clientes e vendas que você terá.
Agora pense pelo lado do cliente, será que ele vai gostar de receber promoções dos produtos que ele mais gosta por e-mail? Quanto tempo será que economizaria se ele não precisasse pesquisar os preços mais em conta? É acho que novamente estaria otimizando o tempo de todos.
É para isso que um aplicativo de Pet Shop deve servir, ele precisa ajudar você a otimizar o tempo, mas principalmente facilitar a vida do cliente.
Melhora no atendimento
Além da otimização do tempo, outro tópico primordial que um aplicativo de pet shop precisa atender é o atendimento ao cliente, sempre falo que um relacionamento bem estruturado faz com que 20% da sua gestão esteja sendo bem feita.
Isso significa que ao melhorar esse pilar do seu negócio, vai te ajudar a atrair e reter ainda mais os clientes.
Existem diversas formas de manter o relacionamento com o cliente bem administrado, sempre quando eu pergunto para algum empreendedor do ramo como ele fideliza os consumidores dele a resposta é 80% das vezes a mesma:
“fidelizo meu cliente através de serviços de qualidade e preços baixos”. Mas, não é por esse caminho que você deve ir.
Afinal, quem garante que o seu concorrente não tem um serviço de qualidade? Que também pratique promoções ou preços baixos?.
O que você deve ter em mente é que a fidelização do cliente vai muito mais longe do que apenas estes 2 itens.
É necessário um diferencial real, aquilo que só você faz, que seu cliente sabe que só vai ter se for na sua loja. Portanto, esqueça! Atrair e reter clientes é muito mais do que qualidade e preço.
Para isso, o aplicativo de pet shop vai ser muito útil com toda a certeza. Afinal, como vimos durante esta publicação, seu cliente vai se sentir muito mais seguro de comprar com você!
Ele saberá que você estará pronto para ajudar ele quando ele precisar e principalmente, saberá que tem todo o histórico de consumo e particularidades dele.
Praticidade
Sou um cliente assíduo de pet shops, sempre que preciso marcar um serviço na pet shop. Eu acesso meu celular e envio um whatsapp para a loja, ou se precisar da informação de uma forma mais rápida eu ligo mesmo. Mas normalmente esse processo é pela ferramenta de texto mesmo.
Com um app eu faria praticamente o mesmo processo que faço hoje! A diferença seria que não preciso esperar a resposta com o horário disponível, com o valor, o horário que ela vem buscar… Toda essa conversa será simplificada.
Vou entrar no aplicativo da pet shop, selecionar o horário que está disponível e o serviço que quero agendar, já vou ter a informação do valor e posso só aguardar a confirmação.
Ou seja, ao invés de ter um diálogo com a atendente da pet, eu já tenho todas as informações que preciso e é só agendar.
A praticidade é infinitamente maior, para ambos, empreendedor e cliente. Essa facilidade se estende a tudo, não só ao agendamento de serviços, mas todos os processos de venda e atendimento da loja, você irá se relacionar de forma muito mais prática mesmo!
Sem contar na praticidade da sua gestão não é? Pois, se alia o app de pet com o seu sistema de gestão, você não vai precisar ter trabalho ou retrabalho de anotar tudo, o cliente já está fazendo isso por você.
Essa é a ideia que quero lançar aqui, pense em tudo, mas tudo mesmo, que um aplicativo para pet shop pode ser útil. Faça esse exercício junto com seus funcionários, cheguem a ideias que realmente vão te ajudar e pontue as principais.
Pense sempre na praticidade que a tecnologia pode te trazer!
Preocupação
No tópico acima falamos muito sobre o que o cliente quer para ser fidelizado. Sempre digo que reter o cliente depende do seu nível de preocupação com ele. Mas, o que isto quer dizer?
Sempre que você demonstra que conhece o cliente, você ganha um ponto com ele.
Quando ele vai na sua loja e quer levar uma ração e você já sabe qual ração ele utiliza. É +1 ponto para você! Sempre quando ele vai na sua loja e agenda um banho e você já sabe que o pet é alérgico. É +1 ponto para você.
Sempre que você liga para o cliente, e avisa que a vacina que ele fez ano passado precisa ser renovada, é +1 ponto para você.
O pet hoje em dia é membro da família! O dono sempre vai se preocupar com o bicho de estimação. Se você demonstra estar tão preocupado o quanto, são vários pontos para você. Concorda ou estou falando bobagem?
O que eu quero dizer é que um aplicativo para pet shop pode te ajudar ainda mais a mostrar essa preocupação.
Imagina a cara que o cliente vai fazer a cada notificação de mudança de status? A felicidade ao saber que a ração do pet está acabando e quem está avisando é você! A tranquilidade ao saber que você vai avisar quando a vacina vencer, entre várias outras coisas…
A palavra PREOCUPAÇÃO é feia não é? Ela não é uma palavra boa, é por isso que você precisa tirar ela da cabeça do cliente. Ela tem que ser sua, enquanto ele vai ficar despreocupado. É isso que vai fidelizar ele a você. Você só precisa alinhar o que falamos até aqui!
Porque ter um aplicativo para pet shop?
É importante frisar que você pode utilizar aplicativos que não são para pet shops para ajudar no relacionamento com o cliente.
Hoje o Whatsapp é um desses aplicativos que permite uma comunicação rápida com o cliente.
Pode usar também o google agenda para te ajudar a lembrar da remarcação de serviços, o facebook, o instagram, entre outros.
Porém a ideia aqui era realmente ter ideias que facilitariam a vida de um empreendedor do mercado pet.
Se você já tem um software de gestão, pense como um aplicativo para pet shop pode te auxiliar a melhorar seu relacionamento com o cliente.
Se você ainda não tem um software de gestão, é hora de ir atrás de algo que vai te ajudar a potencializar e profissionalizar a sua gestão.
Utilizando um sistema já é possível identificar um monte de ideias novas, não usando um sistema você estará muito atrás, vamos lá, correr atrás do prejuízo que ainda dá tempo.
Para finalizar, é importante eu deixar bem claro que um app com todas essas funcionalidades ainda não existe no mercado. (se existir por favor me avisem)
A ideia desse post foi mostrar como um aplicativo para pet shops pode ajudar você a se relacionar melhor com o cliente.
Fiz um chamado Brainstorm aqui e a ideia é que você replique isso com seus funcionários.
Tente fazer isso dentro da sua loja, comece a jogar todas as ideias que possam aparecer sobre um app de pet shop que pudesse surgir no mercado.
Depois de validadas as ideias, é ir atrás de alguém que tenha a mesma vontade que você. Uma empresa que esteja disposta a continuar te ajudando ou a começar a te auxiliar.
Estamos no mercado pet para crescer ele, distribuindo conhecimento, ideias e técnicas de gestão.
Se quiser compartilhar ideias é só comentar este post. Podemos conversar sobre essas ideias e pode ter certeza que será um prazer te atender.
Até a próxima!