Acompanhar o ticket médio da pet shop ou clínica veterinária é uma importante estratégia para o crescimento dos negócios.
Isso porque, este indicador traduz com clareza como anda o seu aproveitamento de vendas, além de indicar a forma como você está fidelizando o público.
Assim, o ticket médio direciona a sua tomada de decisão para expandir a lucratividade. Entretanto, existem muitos caminhos para aumentá-lo nos estabelecimentos.
Por isso, selecionamos algumas dicas que refletem no sucesso desta jornada. Tudo o que você precisa fazer para iniciar este percurso rumo à evolução é conferir a leitura e seguir este passo a passo.
Como descobrir qual é o ticket médio do negócio?
Em definição do Sebrae, o ticket médio é o termo que define a média de compras que cada cliente realizou no estabelecimento. Sendo assim, este indicador traz informações sobre:
- Preferências dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos;
- Satisfação dos consumidores;
- Frequência de compras do público no empreendimento;
- Capacitação da equipe de vendas;
- Oferta de produtos e gestão do controle do estoque.
Para descobrir qual o ticket médio por animal da sua clínica ou pet shop, basta somar o total faturado em um dia e dividir o valor pelo total de notas fiscais emitidas no mesmo período, ou pelo número de clientes que realizaram compras no estabelecimento.
Este é considerado um dos mais fáceis KPIs (Key Performance Indicators, em português, Indicador-Chave de Desempenho) para pet shops e clínicas veterinárias acompanharem.
Além da simplicidade do cálculo, o ticket médio permite uma rápida visualização das informações sobre a realidade do estabelecimento.
Como já explicamos em conteúdo sobre KPIs para pet shops, a métrica está associada a outros indicadores que devem ser acompanhados ao empreender no mercado pet.
É importante que você tenha atenção nos dados que refletem a produtividade, qualidade, capacidade e estratégias.
Assim, não deixe de calcular também a porcentagem de atendimento da base de clientes cadastrada, o número máximo de animais diários e mensais, e a satisfação dos consumidores.
Acompanhar o ticket médio é uma importante estratégia para o crescimento dos negócios
3 passos para aumentar o ticket médio
Existem vários caminhos que contribuem com o aumento do ticket médio. Você pode trabalhar para aumentar a quantidade de clientes, bem como, vender mais para os clientes que já são fiéis.
Então, separamos algumas dicas que refletem no aumento do ticket médio de pet shops e clínicas de várias formas, engajando o público já existente e também os novos.
Elas são baseadas em orientações do Sebrae, como também nas dicas do especialista Ricardo de Oliveira, e em nossa experiência no mercado pet.
1. Expanda o portfólio
Ofereça produtos e serviços que possuem melhores margens de lucro. Ao expandir o mix de itens disponíveis para compras, pode atrair os consumidores que estão em busca de um produto específico e se interessam em novidades para seus animais, como brinquedos, acessórios, ou serviços que refletem em mais bem-estar dos pets.
Mas, cuidado: aqui você pode correr o risco de enfrentar uma ruptura de estoque ou ver seu estoque parado, caso não tome decisões assertivas. Então, para evitar este problema ao expandir seu portfólio, conheça o público do seu negócio, suas preferências, e assim garanta boas vendas, sem perdas.
2. Invista na divulgação
A forma como você apresenta os produtos e seus valores para os consumidores reflete diretamente nas vendas e no ticket médio. Portanto, dentro do estabelecimento, apresente seus melhores itens e serviços em destaque, posicionando comunicações em lugares estratégicos das prateleiras e na entrada, ou seja, de fácil acesso.
Agora, você pode também expandir a comunicação com estratégias de divulgação nas redes sociais ou até mesmo comunicações impressas (folhetos, anúncios em veículos de alcance do seu público, banners).
Que tal criar promoções e vantagens atrativas para aumentar a frequência dos clientes? Pensar em descontos progressivos ou ainda, em benefícios para clientes que venham de indicação pode contribuir com o aumento do ticket médio.
3. Entenda e atenda seu público
Já pontuamos acima que a forma como você conhece e atende às necessidades do público reflete nas suas vendas. Mas, vale a pena reforçar: se você quer aumentar o ticket médio, precisa fidelizar os clientes.
Por isso, trabalhe em pesquisas de satisfação e em canais de comunicação aberta com os seus consumidores. É essencial acompanhar também os produtos que eles mais compram, para entender o que você pode oferecer, indo além do que já buscam normalmente.
Hoje, as estratégias de Customer Service, ou seja, atendimento ao cliente personalizado, têm oferecido muitas oportunidades de crescimento a negócios de todos os setores. Então, pense no que você pode fazer para que seu consumidor se sinta importante.
Crie um relacionamento que vá refletir em fidelização e, por consequência, mais vendas. Aqui, você pode enviar mensagens de felicitações nos aniversários de tutores e pets, como também beneficiá-los com mimos especiais em dias festivos, por exemplo.
E então?
É fato que muitos clientes se interessam mais pelo preço, do que pelas vantagens que os produtos e serviços podem oferecer. Entretanto, quando você entende o perfil de consumo dos clientes, consegue criar estratégias mais assertivas para aumentar o seu ticket médio.
Para isso, é importante acompanhar de perto este comportamento durante as compras. O que eles buscam? Quando compram? E quando deixam de comprar? Quais os produtos de maior interesse? Quais serviços mais solicitam?
Ao registrar cada uma destas informações, em um só lugar, durante um determinado período, por exemplo, você conseguirá visualizar o ticket médio e entender melhor o que deve ser feito para ampliá-lo.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco.
Agora, se você quer continuar aprimorando seu conhecimento, confira nosso blogpost sobre Contabilidade para Pet Shop: Porque ela é essencial para o crescimento!