Conheça técnicas de SEO e melhore o posicionamento do negócio pet

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Com a transformação digital, ter visibilidade e atrair uma audiência qualificada tornou-se indispensável para as empresas, o que fez com que estratégias e técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ganhassem cada vez mais espaço. Trata-se de um grupo de táticas aplicado em prol da otimização de sites, páginas e blogs para os mecanismos de busca. 

O mercado pet reúne uma grande variedade de produtos e serviços, desde o tradicional pet shop até opções mais inovadoras, como spa e hotel para animais, afinal, frequentemente as pessoas buscam proporcionar uma melhor qualidade de vida para pets. 

Há uma competitividade evidente no mercado e não é diferente ao abordar esse setor, onde a implementação de estratégias bem elaboradas também deve ser constante. A necessidade das técnicas de SEO está relacionada principalmente com o fato de que somente estabelecer a presença online não assegura um bom posicionamento nas pesquisas.

Ainda mais, os buscadores contam com bots, também chamados de crawlers, que são responsáveis pela indexação dos conteúdos. Uma vez que uma boa experiência para os usuários é priorizada, a otimização é necessária, além do fato da detecção de conteúdo ser baseada em códigos e textos.

O que tem influência no posicionamento?

As ações são empregadas para adquirir um maior tráfego orgânico, ou seja, cliques gratuitos, criando autoridade e grande visibilidade para as empresas. Para isso, diferentes pontos devem ser atendidos, como os fatores On Page, que engloba ações direcionadas para o próprio site, tais como:

1) Criação de conteúdos de qualidade

O algoritmo visa detectar conteúdos com a qualidade comprometida para que os resultados sejam otimizados para os usuários. Como exemplo é possível citar uma clínica veterinária que busca aprimorar a qualidade dos conteúdos sobre a área, entre os aspectos que devem ser considerados, se pode citar plágio, materiais sem pesquisas sólidas e erros gramaticais.

2) Uso de título interno

O título interno diz respeito ao title tag de blogs e tem como principal funcionalidade despertar ainda mais a vontade de ler o material. O recomendado é apostar em títulos criativos e de fato compatíveis com o texto, pois é a primeira impressão do conteúdo.

3) Cuidados com a URL

A URL é um ponto direto para o rankeamento e é crucial que faça sentido para os usuários, além de ser curta e objetiva. Por exemplo, se uma página sobre fisioterapia para cachorro apresenta uma URL dificilmente interpretável, com números e extensa, dificilmente o cliente em potencial a escolherá.

4) Aplicação de palavra-chave

A palavra-chave está relacionada ao termo utilizado pelos usuários no momento da pesquisa e é fundamental que seja usada de maneira objetiva para a indexação. Para encontrar as palavras-chave adequadas, é preciso realizar um estudo minucioso e avaliar questões como o volume de buscas e temas mais relevantes.

Por mais que aspectos como esses sejam cruciais e apenas parte de uma extensa lista, outros pontos devem ser considerados, como os fatores Off Page, que são externos. Um dos quesitos que mais se destacam são os backlinks, que são links direcionados para o site da marca.

A autoridade relacionada a determinado assunto ou da marca no geral é reforçada de acordo com a quantidade de links externos. Todavia, é preciso que sejam links diversos e relevantes.

A importância dos KPIs

Primeiramente, é importante abordar que KPI (Key Performance Indicator) corresponde ao indicador-chave de performance, ou melhor, os indicadores primordiais das estratégias. Pode estar relacionado com uma tática ou um conjunto de técnicas.

Para compreender a importância de detectar os KPIS adequados, basta imaginar uma empresa de banho e tosa que investe em SEO, porém, analisa dados irrelevantes para a estratégia objetivos, logo, os ajustes necessários não serão realizados.

Se pode dizer que é a forma de identificar o que de fato funciona para a empresa. O KPI pode corresponder a um percentual ou número, porém, não devem ser confundidos com as métricas, que representam determinado aspecto a ser medido e que pode virar um KPI de acordo com sua relevância. 

Naturalmente, os KPIs podem variar de acordo com  com a atuação da empresa do setor pet, mas os mais visados são:

  • Aumento de tráfego orgânico;
  • Porcentagem de visitantes convertidos;
  • Número de links obtidos;
  • Receita obtida do tráfego orgânico;
  • ROI (Retorno sobre investimento).

Além dos aspectos apresentados, nesse cenário é importante observar que ao se tratar de uma estratégia, diferentes pontos relacionados com a marca possuem impacto nos resultados e naturalmente, o que foi positivo para uma empresa, pode não ser para outra.

Por essa razão, é imprescindível que as particularidades do negócio sejam sempre consideradas e respeitadas pelos profissionais de marketing. Ainda mais, seja com técnicas de SEO ou outras estratégias, é válido ressaltar que os indicadores certos devem ser sempre avaliados detalhadamente para identificar os ajustes necessários e otimizar os resultados.

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