Quanto custa abrir um pet shop: entenda como se planejar para investir

quanto custa abrir um pet shop

Você planeja investir e quer saber quanto custa abrir um pet shop?

Fazer o cálculo de quanto custa abrir um pet shop pode ser uma tarefa difícil para quem não está habituado com o ramo.

O setor de pet shop apresenta incríveis oportunidades para o empreendedor. Mesmo com a crise que tem afetado a vida dos brasileiros, esse mercado continua a crescer. Uma pesquisa realizada pelo IBGE afirma que a família brasileira já conta com um maior número de pets do que de crianças. Com cada vez mais donos dispostos a dedicar uma boa parcela dos seus orçamentos para cuidar dos amigos de quatro patas, essa é uma área muito promissora.

O segmento de pet shop também passa por um momento delicado, mas graças a criatividade e inovação dos empreendedores, as projeções são otimistas. Com um bom planejamento financeiro e com o marketing ao seu lado, é possível criar diferenciais que ajudarão seu negócio a vencer a crise.

Se você quiser ainda mais dicas para solucionar os problemas do seu pet shop e aumentar o lucro, confira também esse outro post do blog.

Mas além do jogo de cintura para manter o negócio crescendo, você vai precisar saber o quanto precisa investir para montar o pet shop. Para responder a pergunta “quanto custa abrir um pet shop?” você precisará revisar o plano de negócios para lembrar de tudo que é necessário.

Nesse artigo, você encontra informações detalhadas para calcular corretamente quanto custa abrir um pet shop. Além disso, listamos algumas dicas para tornar seu pet shop mais competitivo.

Basta continuar lendo para descobrir!

Realizando um plano de negócios

É essencial se planejar para saber quanto custa abrir um pet shop.

O primeiro passo para calcular quanto custa abrir um pet shop é fazer um plano de negócios detalhado. Você pode encontrar muita ajuda para realizar esse passo no site do SEBRAE.

Você encontra também muitas informações úteis no nosso blog. Inclusive, produzimos uma série completa com todos os detalhes que você precisa saber para montar seu pet shop. Você pode acessar o primeiro post da série aqui.

Uma vez que o seu plano de negócios estiver pronto, é só começar a fazer os cálculos! Colocar tudo na ponta do lápis pode ser uma tarefa bem complicada. Faça os cálculos com cuidado e de preferência salve tudo em um planilha. Vamos lá?

Confira uma lista de custos que você deve considerar para o investimento inicial:

Não esqueça de adicionar nesse cálculo todas as necessidades previstas no seu plano de negócios. De forma grosseira, podemos calcular um investimento inicial entre R$70.000 e R$90.000, mas esse número pode variar. O cálculo precisa ser feito por você para que se adeque aos preços do aluguel na sua cidade e tamanho da loja, por exemplo.

Agora você já tem uma noção melhor de como fazer o seu plano de negócios. Além disso, já sabe quanto custa abrir um pet shop. Então, é hora de aprender a fazer seu pet shop crescer!

Confira a seguir as principais dicas para não deixar a crise te afetar:

Planejamento focado nas necessidades

Não há nada melhor que analisar as necessidades do seu negócio para fazer um bom planejamento.

O planejamento estratégico é indispensável para todos os setores. Não é diferente ao abrir um pet shop: é preciso focar em objetivos e metas realistas. São os próprios gestores que os estabelecem, de acordo com as necessidades do negócio.

No caso do seu pet shop, determine quais são as ações que devem ser tomadas no curto, médio e longo prazo. Sempre leve em conta fatores como o comportamento do cliente, suas demandas, relação com fornecedores e situação do estoque.

Determinar essas necessidades é importantíssimo na hora de escolher o seu software de gestão, por exemplo. Você pode encontrar nesse link um infográfico detalhando as funções disponíveis no Pet Shop Control.

Além disso, é muito mais fácil fazer uma boa projeção financeira quando você compreende as necessidades do seu negócio. Essas informações te ajudarão a saber quanto gastar com estoque e com que frequência. Além disso, quando você monitora todos os dados do seu pet shop com cuidado, é muito mais simples identificar problemas e implementar soluções.

Quando você tem o planejamento das metas de curto a longo prazo, é fácil visualizar se o crescimento do pet shop está seguindo como planejado. Com um sistema de gestão completo, você pode até mesmo identificar os fatores que estão impedindo o progresso do seu negócio. Toda otimização de processos começa com um bom planejamento e um sistema de monitoramento de dados eficiente.

Cadastro de clientes

Monitorar os hábitos de compra dos seus clientes é a melhor forma de personalizar o atendimento.

Em pet shops, o atendimento é baseado principalmente na confiança, afinal o animal de estimação não é entregue a qualquer um. Por essa e outras razões é indispensável manter um cadastro de clientes contendo informações a respeito do seu consumo e comportamento.

Dessa forma é possível conhecê-lo melhor. É essencial entender os hábitos de consumo para fidelizar o cliente. Por exemplo, você pode apresentar ofertas de acordo com as necessidades do consumidor, se colocando à frente da concorrência.

A fidelização ajuda a passar por momentos de turbulência. Quando você sabe que os clientes voltarão para serviços periódicos, tem uma receita mensal praticamente garantida. As ações de fidelização também ajudam a melhorar seu relacionamento com o cliente e a imagem do negócio.

O sistema Pet Shop Control, por exemplo, possibilita até mesmo o cadastro e manejo de aniversários dos clientes. Dessa forma, é possível disponibilizar ofertas especiais. Além disso, é possível cadastrar o histórico dos animais para poder tratar o cliente de maneira personalizada.

Inovação e criatividade

Inovar nos processos e produtos é uma ótima maneira de agregar diferenciais ao seu pet shop.

Inovação não está presente apenas em sistemas tecnológicos e modernidade. Ela também está relacionada ao dinamismo em processos internos e abordagens. Assim, o negócio ganha a admiração de clientes e ainda se torna referência no segmento.

Em relação aos processos, os gestores e colaboradores devem pensar sempre em otimização. O objetivo é desenvolver práticas capazes de reduzir custos e o tempo de execução de serviços, aumentando a produtividade.

Já em relação aos produtos e serviços, inovar diz respeito a desenvolver novos recursos e estreitar processos. Você também deve buscar sempre se atualizar para suprir necessidades com novidades do mercado.

Veja algumas ações que podem ser adotadas para que sua pet shop se posicione a frente de seus concorrentes:

  • Se o número de banhos diminuiu, a ideia é começar a vender kits para banho em casa;
  • Dê desconto para indicações;
  • Faça um plano de fidelidade;
  • Antecipe-se ao final da ração e entre em contato com o cliente antes de acabar, oferecendo desconto;
  • Promova encontros entre criadores profissionais, adestradores, fornecedores e clientes;
  • Apoie e promova feiras, encontros, exposições e outros eventos ligados ao segmento;
  • Faça promoções do tipo: a cada seis banhos o sétimo é gratuito;
  • Faça parcerias com estabelecimentos de outros segmentos para descontos mútuos aos clientes em comum;
  • Use um CRM de gestão.

O ideal é que as ações possam atender as necessidades da pet shop e do cliente. Por exemplo, há um determinado produto no depósito em excesso? Faça uma promoção para que eles sejam vendidos.

Você também deve saber como seus concorrentes estão agindo. Não para copiá-los, mas para ter ideias interessantes ou aperfeiçoar sua estratégia e superá-los.

De olho nos problemas da crise

É verdade que o setor de pet shops cresce exponencialmente e que existem muitas oportunidades no ramo. No entanto, não conte com isso para passar ileso pela crise.

Manter os pés no chão é essencial para fazer um planejamento realístico. Apesar de ser uma área muito lucrativa, é preciso se atentar à crise econômica que atravessamos.

Os fornecedores podem aumentar os preços, os clientes podem sumir, entre outras adversidades. Mas os empreendedores que souberem se antecipar e elaborar uma estratégia eficiente tendem a evoluir, mesmo em momento difíceis.

Para garantir que seu negócio continue crescendo, é essencial apresentar diferenciais. Um atendimento especial para melhorar a experiência do cliente, além das dicas que apresentamos aqui é essencial no atual momento do mercado.

Conclusão

Como explicamos nesse artigo, para investir no mercado pet é necessário muito mais do que saber quanto custa abrir um pet shop. É essencial se programar com cuidado, começando pelo plano de negócios.

Conhecer a área também é essencial. Quando você se mantém antenado nas últimas novidades do mercado, consegue trazer inovação para o seu serviço. Isso diferencia seu pet shop da concorrência e te ajuda a se destacar.

Outro fator importantíssimo é trabalhar bem com a experiência do cliente. Atualmente, a grande maioria das pessoas dá muito valor a um atendimento personalizado. Monitorar os hábitos de compra para oferecer promoções mais adequadas e fazer projeções se tornou muito importante.

Com todas essas tarefas para se preocupar, é essencial contar com a ajuda de um software de gestão especializado. O Pet Shop Control é capaz de integrar todos os sistemas do seu pet shop, organizando tudo e deixando todos os dados nas pontas dos dedos. Quando você tem controle sobre os dados do seu negócio, a projeção se torna muito mais fácil. Você será capaz de monitorar tudo, identificar problemas e projetar soluções mais eficientes.

Com tudo isso, você pode ter certeza que seu pet shop continuará firme e forte, com crise ou sem.

Quer mais dicas sobre como inovar no seu pet shop? Leia também esses outros conteúdos no blog para aprender mais:

E você, o que acha sobre o assunto? Agora que você já sabe quanto custa abrir um pet shop, decidiu por investir no ramo? Deixe um comentário nos contando e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida!

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