O número de novas pet shops abertas tem aumentado radicalmente nos últimos anos. É um mercado bastante promissor, que movimenta bilhões ($$) e que segue com perspectivas de crescimento. Por isso, para quem deseja empreender, sem dúvidas, montar um pet shop pode ser uma opção lucrativa.
Como em qualquer ramo, para atrair clientes e alcançar o sucesso, é preciso seguir um plano de negócios, dedicar-se com afinco, capacitar a equipe e estar preparado para vencer os obstáculos, afinal, não é fácil administrar um pet shop, são inúmeras as obrigações e decisões a serem tomadas.
Confira: [eBook] Como Montar um Pet Shop - Passo a Passo de um Pet Shop de Sucesso
Pensando nisso, listamos os principais desafios dos donos de pet shops com dicas para garantir o crescimento do seu negócio. Confira:
Organize a Equipe de Trabalho
Manter a organização e motivação da equipe pode ser um desafio para o empreendedor.
Lembre-se que as pessoas precisam ser reconhecidas e que sua equipe precisa estar engajada e atuando de forma eficiente.
Dicas para ajudar nesta missão:
- Gestor deve ser acessível e saber ouvir;
- Realize reuniões entre as equipes;
- Comunique-se de forma leve e agradável;
- Disponibilize capacitações e treinamentos;
- Reconheça o bom desempenho;
- Use sistemas informatizados para facilitar a rotina de trabalho.
Leia também: Gestão de Pessoas em Pet Shop - Artigo
Controle Financeiro
Uma administração financeira ineficiente é o caminho certo para o fracasso, esse com certeza é um dos maiores desafios para os donos de pet shops.
O uso de um programa específico para pet shop torna o controle financeiro mais preciso e a tomada de decisões mais rápida.
Dica para ajudar nesta missão:
- Use ferramentas que você possa comparar o desempenho do pet shop de um período ao outro, e assim, identificar falhas e pontos de melhoria.
Leia também: Como ter um bom controle financeiro no seu Pet Shop? - Artigo
Identifique as Necessidades dos Clientes
Mesmo que você já tenha uma clientela fidelizada, nunca deixe de se comunicar e entender o que o cliente precisa.
O mundo muda e as necessidades também, por isso, é fundamental que você esteja atento à forma como essas novas necessidades serão atendidas.
Dicas para ajudar nesta missão:
- Faça pesquisa de pós-venda para saber se os clientes estão satisfeitos com o atendimento, com o serviço prestado e com os produtos vendidos;
- Solicite a colaboração de toda equipe para que todos estejam cientes das necessidades dos clientes e possam melhorar o desempenho das atividades.
Saiba mais: O que os clientes buscam em um pet shop? | Minutos da Gestão - Vídeo
Leia também: Como atrair e fidelizar clientes em Pet Shop - Artigo
Automatize a Gestão dos Negócios
Hoje em dia os pet shops usam a tecnologia como ferramenta administrativa. Portanto, quem possui um pet shop e ainda não informatizou os processos, deve fazer isso o quanto antes.
A automação agilizará a gestão da empresa e suprirá as necessidades dos clientes com rapidez e eficiência, com isso, o empresário economizará seu tempo e o do cliente, com ganho em produtividade e qualidade.
Dicas para ajudar nesta missão:
- A importância de usar um sistema específico para gestão pet está na praticidade e precisão na interpretação de dados, extremamente necessários para o bom funcionamento do pet shop;
- Capacite toda sua equipe quanto ao uso das novas tecnologias adotadas pela empresa. Isso possibilitará a otimização do trabalho em todos os setores e, consequentemente, o crescimento do negócio;
- Conheça o Pet Shop Control, nosso sistema com +100 recursos para a gestão pet, você só precisa clicar aqui para fazer um teste grátis e em instantes começar a usar.
Leia também: Benefícios de usar um sistema para gerenciar sua pet shop - Artigo
Promova sua Pet Shop
Invista no marketing e na divulgação da empresa.
Dicas para ajudar nesta missão:
- Explore as Redes Sociais;
- Use Folders e Newsletters;
- Foque no contato direto com o cliente.
Leia também: Divulgação Pet Shop | Como atrair clientes potenciais - Artigo
É preciso estar atento na gestão para vencer esses (e outros) desafios que aparecerão, mas com dedicação, conhecimento de mercado e cuidado constante com a satisfação do cliente, metade do caminho para o sucesso já está traçado!
E você, quais são os desafios da sua pet shop? Deixe seu comentário.