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Como lidar com preços competitivos das lojas maiores?

Como lidar com preços competitivos das lojas maiores?

Na disputa por destaque no mercado, os preços competitivos fazem a diferença. Afinal, este é um fator que atrai muitos clientes aos negócios.

É por isso que várias lojas maiores acabam se destacando frente às menores, pois oferecem vantagens com as quais muitas vezes os lojistas menores não conseguem atender.

Mas, esta realidade está mudando aos poucos, graças à evolução do mercado e às novas modalidades de compra e venda. Portanto, apresentamos aqui muitas formas de você alcançar tanto sucesso quanto os grandes players.

Saiba que é possível marcar presença no mercado dominado pelos “peixes grandes” e também aproveitar oportunidades a favor da sua expansão comercial, ainda que seu foco seja o público local.

Então, siga com a leitura e confira dicas que vão ajudar você a atender seus clientes com preços competitivos e muito mais vantagens!

O sucesso está além dos preços competitivos

Antes de qualquer dica sobre como alcançar os preços competitivos das grandes lojas, precisamos avaliar como andam os grandes players do mercado. Afinal, hoje o Brasil já é o segundo maior mercado de produtos pet do mundo, segundo informações da Revista Forbes.

E ainda de acordo com a publicação, o setor alcançou faturamento total de R$ 35,4 bilhões até o terceiro semestre de 2019. Com isso, já representa 0,36% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

As grandes empresas deste mercado já são bastante reconhecidas e têm alcançado resultados surpreendentes. Ainda segundo a Forbes, a Cobasi, por exemplo, tem mais de 100 lojas distribuídas por 10 estados do país, e seu faturamento alcançou R$ 1,3 bilhão em 2019.

Já a Petz é considerada a segunda maior empresa do segmento, mas a maior em número de unidades: com 106 lojas em 13 estados brasileiros, e faturamento de R$ 1,1 bilhão. Então, agora você deve estar pensando que os negócios menores estão bem longe destes resultados, não é mesmo?

Contudo, vale lembrar que o fundador e CEO da Petz, Sergio Zimerman, começou sua carreira com pequenas vendas no centro da capital paulista. Ou seja, os pequenos também têm chances de crescerem e alcançarem o sucesso das grandes lojas.

Mas, para isso, é necessário investir atenção em muitos fatores, como nos preços competitivos. Então, vamos às dicas?

Como lidar com preços competitivos das lojas maiores?
Oferecer infraestrutura adequada, com estacionamento e outras comodidades, reflete em preços competitivos.

3 dicas para você vencer a competição com as grandes lojas

Como vimos, as grandes redes estão crescendo cada vez mais e instalando novas unidades por todos os estados do país, a todo momento.

Se uma delas está próxima da sua região de atuação, saiba que mesmo com todas as grandes vantagens que elas têm a oferecer aos clientes, você também pode conquistar seu espaço no mercado, por meio de preços competitivos e outros fatores que fazem a diferença ao atender às demandas.

Listamos aqui orientações que ajudam você a não perder oportunidades nesta disputa pelos melhores volumes de vendas. Elas são baseadas em nossa experiência de mercado e também no conteúdo compartilhado pelo blog Fazenda Contabilidade. Confira!

1. Seja especialista

As grandes redes varejistas podem oferecer muitos produtos, mas o portfólio é tão vasto que acabam se tornando “genéricos”. Pensando nisso, é interessante você se tornar o melhor em um ponto, ou seja, investir em uma especialidade, ser diferente e atrair clientes que busquem por isso.

Mais do que isso, pense no que o público ao seu redor está buscando quando frequenta sua loja. Saiba atender pontualmente suas necessidades e você sairá na frente.

Desta forma, poderá agregar esta vantagem à sua precificação, o que possibilitará os preços competitivos que você quer alcançar – lei da oferta e demanda, lembra?

2. Invista na comodidade

Um grande diferencial ao realizar as compras é a comodidade que o estabelecimento oferece aos clientes. Afinal, nos dias de hoje, quase todos têm uma rotina bastante atarefada e querem realizar suas atividades com praticidade e agilidade, além de pagarem pelos preços mais vantajosos.

Então, quando você oferece um atendimento de qualidade e infraestrutura adequada, com estacionamento, limpeza, climatização e outros pontos de conforto, sai na frente da concorrência.

Isso porque, as grandes lojas têm um grande fluxo de clientes, logo, personalizar este atendimento e mostrar que você se importa, pode refletir nas suas vendas e até mesmo na fidelização!

3. Não se esqueça da tecnologia

Um grande diferencial dos grandes varejistas é a forma como digitalizam seus negócios. As empresas investem em processos cada vez mais tecnológicos, que agregam agilidade, segurança e refletem diretamente em preços competitivos.

Mas, saiba que as tecnologias já são acessíveis para todos, inclusive para os varejistas de pequeno e médio porte. Existem inúmeras ferramentas digitais que ajudam profissionais a otimizarem muitas etapas. Estas funcionalidades agregam e muito com todas as orientações que demos aqui.

Para começar, as tecnologias aumentam a sua visibilidade no mercado. Então, divulgue os serviços e produtos que só você tem a oferecer e atrairá o público que o deseja, com os preços competitivos que almeja.

Além disso, as tecnologias contribuem com o melhor atendimento. Quanto mais informações e mais rápido você acessá-las, mais fácil atenderá às demandas. As funcionalidades otimizam ainda desde o seu controle de estoque até à lucratividade.

Mais do que isso, hoje as ferramentas são essenciais na negociação com os fornecedores, como explicamos na publicação “Compras em conjunto uma alternativa para pequenos e médios negócios se destacarem no mercado pet.”

Porque quando os pequenos empreendedores compram juntos, passam a ter um elevado poder de negociação em mãos, tornando-se tão grandes quanto os grandes players.

E, com isso, é possível obter preços competitivos, adquirir maiores volumes e ter melhores condições de pagamento. É por isso que a tendência das plataformas digitais de compras em conjunto só tem se fortalecido no mercado pet.

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