3 Dicas para você vencer a competição com as grandes lojas
Como vimos, as grandes redes estão crescendo cada vez mais e instalando novas unidades por todos os estados do país, a todo momento.
Se uma delas está próxima da sua região de atuação, saiba que mesmo com todas as grandes vantagens que elas têm a oferecer aos clientes, você também pode conquistar seu espaço no mercado, por meio de preços competitivos e outros fatores que fazem a diferença ao atender às demandas.
Listamos aqui orientações que ajudam você a não perder oportunidades nesta disputa pelos melhores volumes de vendas. Elas são baseadas em nossa experiência de mercado e também no conteúdo compartilhado pelo blog Fazenda Contabilidade. Confira!
1. Seja especialista
As grandes redes varejistas podem oferecer muitos produtos, mas o portfólio é tão vasto que acabam se tornando “genéricos”. Pensando nisso, é interessante você se tornar o melhor em um ponto, ou seja, investir em uma especialidade, ser diferente e atrair clientes que busquem por isso.
Mais do que isso, pense no que o público ao seu redor está buscando quando frequenta sua loja. Saiba atender pontualmente suas necessidades e você sairá na frente.
Desta forma, poderá agregar esta vantagem à sua precificação, o que possibilitará os preços competitivos que você quer alcançar – lei da oferta e demanda, lembra?
2. Invista na comodidade
Um grande diferencial ao realizar as compras é a comodidade que o estabelecimento oferece aos clientes. Afinal, nos dias de hoje, quase todos têm uma rotina bastante atarefada e querem realizar suas atividades com praticidade e agilidade, além de pagarem pelos preços mais vantajosos.
Então, quando você oferece um atendimento de qualidade e infraestrutura adequada, com estacionamento, limpeza, climatização e outros pontos de conforto, sai na frente da concorrência.
Isso porque, as grandes lojas têm um grande fluxo de clientes, logo, personalizar este atendimento e mostrar que você se importa, pode refletir nas suas vendas e até mesmo na fidelização!
3. Não se esqueça da tecnologia
Um grande diferencial dos grandes varejistas é a forma como digitalizam seus negócios. As empresas investem em processos cada vez mais tecnológicos, que agregam agilidade, segurança e refletem diretamente em preços competitivos.
Mas, saiba que as tecnologias já são acessíveis para todos, inclusive para os varejistas de pequeno e médio porte. Existem inúmeras ferramentas digitais que ajudam profissionais a otimizarem muitas etapas. Estas funcionalidades agregam e muito com todas as orientações que demos aqui.
Para começar, as tecnologias aumentam a sua visibilidade no mercado. Então, divulgue os serviços e produtos que só você tem a oferecer e atrairá o público que o deseja, com os preços competitivos que almeja.
Além disso, as tecnologias contribuem com o melhor atendimento. Quanto mais informações e mais rápido você acessá-las, mais fácil atenderá às demandas. As funcionalidades otimizam ainda desde o seu controle de estoque até à lucratividade.
Mais do que isso, hoje as ferramentas são essenciais na negociação com os fornecedores, como explicamos na publicação Compras em conjunto: Alternativa para pequenos negócios se destacarem no mercado pet.
Porque quando os pequenos empreendedores compram juntos, passam a ter um elevado poder de negociação em mãos, tornando-se tão grandes quanto os grandes players.
E, com isso, é possível obter preços competitivos, adquirir maiores volumes e ter melhores condições de pagamento. É por isso que a tendência das plataformas digitais de compras em conjunto só tem se fortalecido no mercado pet.
Dica: Calcular preço de venda de produtos corretamente é uma dor de cabeça para muitos empreendedores, por isso, facilitamos o processo para você!
Clique aqui (ou na imagem acima) e acesse nosso conteúdo extra: COMO CALCULAR PREÇO DE PRODUTOS.