Preço de venda de produtos em pet shops: Como calcular?

Aprenda como precificar os produtos da sua pet shop

Se você tem excelentes produtos e atendimento, as vendas vão bem e as finanças são equilibradas, mas mesmo assim o lucro não está atingindo as metas, talvez o erro esteja na forma de precificar os produtos.

Basicamente, existem três maneiras que o lojista pode precificar: por segmento de trabalho, por tipo de produto, ou por escalada (de acordo com as vendas).

Precificação por Segmento

A precificação por segmento é quando você realiza uma pesquisa junto à sua concorrência para garantir que seus preços são condizentes com a realidade. Mas atenção, isso não significa necessariamente que você precisa ter preços menores que os concorrentes. Você pode cobrar mais, a única condição para isso é que a precificação esteja de acordo com a proposta de valor e posicionamento de mercado do seu negócio.

Ou seja, você pode cobrar mais, se oferecer mais.

Precificação por Tipo de Produto

A precificação por tipo de produto é mais complexa, ela leva em consideração a natureza do que você está vendendo.

Dentro da sua loja, por exemplo, você terá dezenas ou centenas de tipos de produtos, e cada um deles terá um preço diferente dependendo de alguns fatores, como: características e componentes do produto, o preço que você pagou por ele, a raridade, a qualidade, e assim por diante...

Por exemplo, enquanto um shampoo canino de uma marca nacional pode custar R$ 15, outro de marca importada pode custar R$ 60 devido ao critério de raridade.

Do mesmo modo, outro shampoo nacional, mas que é feito com ingredientes naturais pode custar R$ 30 por causa dos seus componentes. As suas margens de lucro, é claro, serão variáveis em cada um destes casos.

Precificação Escalada por Vendas

A precificação escalada por vendas é uma maneira de garantir segurança financeira: Quanto mais saída um determinado produto possui, menor precisa ser sua margem de lucro por vendas unitárias. Nesse caso, você vai ganhar por quantidade.

Por outro lado, quanto menos saída outro produto possui, maior deve ser a margem de lucro unitária. Nesse caso, pelo contrário, você vai ganhar por valor.

 

Apesar de estarmos apresentando os métodos de precificação separadamente, como se fossem independentes, a verdade é que você precisará de todos juntos.

O processo de precificação de produtos é complexo, sendo necessário considerar todas as variáveis para chegar a um resultado bem sucedido, garantindo lucros justos e não abusivos. Entram em campo os preços da concorrência, a natureza dos produtos e a dinâmica de vendas (conforme você viu acima), mas se você seguir nossas dicas, vai conseguir definir o preço ideal de venda dos seus produtos, e pode ter certeza que estará fazendo um bom gerenciamento na sua pet shop.

Baixar Guia (13).png

 

Veja também: Forma correta de calcular preço de serviços em pet shops

 

Quer descobrir uma gestão mais fácil e eficiente? Conheça o Pet Shop Control!

Faça seu Teste Grátis clicando aqui.

html_content (2).jpeg

Até mais, boa gestão e bons cálculos!

Gostou? Compartilhe!

Se inscreva em nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do nosso blog!