Você já parou para pensar qual é o rumo do mercado para os próximos anos?
Nós paramos, avaliamos tudo que aconteceu nos últimos anos e é por isso que preparamos um artigo cheio de carinho pra você ler!
Se você tem um hotel ou um day care para pets, esse post pode ser muito útil.
Fim da pandemia
O momento atual nos deixa esperançosos, não é mesmo? A pandemia acabou e com isso as pessoas fizeram algumas movimentações interessantes. Empregos voltaram a ser presenciais, shows e jogos voltaram a ter público, viagens retornaram ao planejamento das pessoas.
Todas essas informações são importantes na hora de você empreendedor e pensar no planejamento do seu negócio.
Mercado Pet 'deu show' nos últimos anos
Fomos um dos mercados que mais cresceu, mesmo com todas as dificuldades a maioria das pet shops conseguiram se manter ativas e ainda crescer na dificuldade.
Isso aconteceu porque elas batalharam e fidelizaram os clientes, se preocuparam e tinham muita gestão envolvida (só assim para um negócio dar certo!).
Os grandes players tiveram um crescimento absurdo nos últimos anos e as pet shops de bairro tiveram que "se virar nos 30" para dar conta de competir.
Durante esse tempo, sempre conversamos com os gestores para eles aproveitarem o momento e se aproximarem do cliente. Ações como 'pegar um telefone' e saber como o tutor e o pet estavam, mensagens com promoções exclusivas para os clientes, isso tudo parece ser pequeno, mas quando feito com carinho e dedicação, mudam a vida da pessoa que vocês estão atendendo e foi por isso que o mercado deu um show!
No período pandêmico, as pessoas passaram a ter mais tempo em casa e muitos foram buscar nos animais de estimação uma companhia diária, com isso, o número de adoções aumentou.
Mas e agora, o que aconteceu (e vai seguir acontecendo) com essa gente que mudou a rotina na pandemia?
Como competir com as Mega Stores no Mercado Pet?
Então, se o home office acabou em algumas empresas e, se uma galera começou a ter pet em casa, o que oferecer para eles e competir com os grandes players?
Você deve focar no que eles não entregam, que é qualidade e, principalmente, o relacionamento.
Pensa comigo, os tutores passaram 2 anos “trancados” em casa, se tinha alguém que ainda não tratava os pets como membros da família, isso com certeza acabou. Por isso é que se você cuidar do “filho” dele com toda a atenção e carinho do mundo e com toda preocupação que ele merece, tenho convicção que ele não vai comprar em outro lugar apenas considerando o preço.
“Ah, mas o que é prestar um atendimento diferenciado?”
Prestar um atendimento diferenciado é mostrar que você conhece o cliente, que sabe exatamente como ele gosta do banho e da tosa, que sabe quando ele precisa aplicar uma vacina, quando precisa de vermífugo, sabe a data de aniversário do pet, sabe qual ração ele consome. Ou seja, você tira toda a preocupação do tutor, pois ele tem certeza que quando precisar de algo você vai estar ali, pronto para ajudá-lo.
Ou você acha que uma Mega Store vai saber tudo isso sobre o cliente?
Tendência Pós Pandemia
Com essa galera toda viajando e voltando a trabalhar nos seus escritórios, surge uma grande oportunidade de negócio, pois: Quem vai cuidar desses pets que receberam atenção total durante dois anos?
O caminho está se abrindo para quem já investe em hotel e day care para pets, ou para quem pode investir nisso, pois em algum momento as pessoas vão precisar desse serviço, então é hora de estruturar o negócio para ser um grande diferencial nos próximos anos.
Quem voltou para o escritório vai precisar, além dos serviços que já utilizava, deixar o pet alguns dias em um lugar com atividade, e se o seu cliente ainda não se deu conta disso, você pode mostrar a ele o quanto isso é importante.
E nas férias?
Todo mundo indo viajar, mas quem vai cuidar dos “nossos filhos”? É você que tem essa oportunidade!
Converse com os clientes, entenda o cenário e o que acontece na vida deles. É importante para você, com essas informações, se planejar e criar um projeto de fidelização para eles.
Imagine que eu faço os serviços de estética sempre com você, mas você nunca me perguntou nada, só recebe o pet das minhas mãos, me entrega ele e 'passa meu cartão'. Eu estou aqui planejando minhas férias e desesperado porque não faço a mínima ideia do que vou fazer com os pets. Fico procurando familiares que possam ficar com ele, vou atrás de aplicativos de day care ou até de concorrentes seus. E você tem um espaço para cuidar dos pets, você pode me oferecer esse serviço, mas você não sabe que eu preciso e eu não sei o que você oferece.
Pode parecer uma história boba, mas isso acontece todos os dias, em diversos negócios por aí...
Então, quem não tem como oferecer day care ou hotel vai quebrar?
Não é esse o pensamento, o que abordamos hoje foi que o mercado vai precisar muito desse serviço nos próximos anos e que isso é uma oportunidade.
Você não deve fazer loucuras, você deve pensar, conversar com seu cliente e entender se é uma boa investir nesse mercado ou não.
Agora, o ponto mais importante deste artigo é: o RELACIONAMENTO e a FIDELIZAÇÃO do cliente foram importantes para a sobrevivência nesse período e serão importantes para que você saiba exatamente no que investir daqui para frente.
Lembre-se: Você precisa conhecer o cliente para saber o que oferecer para ele, não adianta oferecer frango assado a um cliente vegetariano, não é mesmo?
Que tal me contar o que você acha que pode virar tendência nos próximos anos no mercado pet? Deixe um comentário e vamos debater isso juntos!
Abraços