O mercado de pet shops está cada vez mais concorrido e as empresas de micro e pequeno porte devem se destacar de alguma maneira para disputar espaço com as megastores. A questão é a seguinte: Como fazer?
Nós do Pet Shop Control temos algumas dicas, confira abaixo:
Conheça seu público
Um relacionamento duradouro com seus públicos é a chave para o sucesso! Boas compras e vendas são construídas com uma boa comunicação, seja com seus fornecedores, clientes, empregados, prestadores de serviço etc. Saiba onde eles estão, do que eles gostam, atenda-os com um sorriso no rosto e muito interesse em seus anseios a fim de mostrar o quão importantes eles são para você.
Antes de mais nada, conheça cada detalhe do seu dia a dia, construindo uma base forte e criando uma persona para cada um. Tornar seu atendimento personalizado é um bom diferencial no mercado de pet shops.
A persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de marketing.
Faça pesquisas de mercado
Realizar pesquisas de mercado na região de atuação da pet shop é uma forma de identificar seu público. Saber a idade, hábitos, profissão, escolaridade e quais pets fazem parte da sua família.
As pesquisas de mercado são a ferramenta certa para entender melhor a concorrência que existe no seu mercado, trabalhar devidamente com o apelo da sua marca e encontrar soluções estratégicas com alto grau de precisão. Para agilizar o processo, indicamos o Google Forms, uma vez que ele é rápido e seguro. Contudo, não faça questionários muito longos, uma vez que pode ser cansativo para quem está respondendo.
Pesquisas são sempre interessantes, pois auxiliam nos processos de venda, atendimento e também no marketing. Saiba o que seu cliente quer, melhore o que precisa ser aprimorado e tenha em mente que nem tudo é perfeito.
A busca por melhorias é de suma importância para que a empresa tenha saúde financeira e bons resultados no ano, ou seja pesquise, pesquise, pesquise muito!
Crie valor para seu produto/serviço de pet shop
Um produto ou serviço com algo a mais é sempre bem-vindo. Um brinde, um desconto, um cartão-presente eventualmente oferecidos podem gerar engajamento de marca e criar um relacionamento com sua clientela.
O objetivo aqui é criar o que chamamos de advogado da marca, um cliente fiel que colabora na divulgação de seus produtos e serviços. Ele vai sempre priorizar a sua pet shop e indicará para outras pessoas o que você tem a oferecer. Sua empresa sempre será a primeira opção desse cliente.
O melhor marketing que se pode ter é o boca a boca. Procure oferecer recompensas a seus melhores clientes, assim como criar boas estratégias de atração incluindo valor agregado na sua oferta.
Invista em atendimento
Um atendimento diferenciado, com pessoas treinadas e que amam o que fazem é um diferencial atualmente. Um bom endomarketing torna a venda interna muito mais fácil, pois o funcionário que acredita no que vende é mais apto para uma conversao com seu público-alvo. Invista nisso e terá bons resultados.
Reuniões semanais de equipe, treinamento dos produtos com seus vendedores, estabelecimento de metas, empatia e interesse constante pelo seu cliente, constroem uma boa base para com seus funcionários e seu consumidor.
Tenha em mente que aquela pessoa fará a diferença para seu negócio, seja ela do público interno ou externo.
Monte um ponto de venda atrativo
Um dos prismas do marketing tradicional é uma boa praça. Um PDV atrativo e organizado atrai bastante os olhares. Por menor que seja seu PDV, monte-o com muita dedicação, pois ele é seu local de negócios. Uma casa bem arrumada sempre impressiona as visitas.
Um exemplo seria o de utilizar seu PDV como uma boutique no caso de vendas de produtos premium. Utilize essa metodologia em lugares propensos, como shoppings e locais mais abastados, como bairros de públicos A/B, uma vez que são mais chamativos para essas pessoas.
Se você tem interesse nesse assunto, nós escrevemos um post dedicado à esse assunto: Ponto de Venda para Pet Shops.
A quantidade importa, mas a qualidade é ainda mais vantajosa
Uma cartela enorme de clientes sempre é muito bom para os negócios, afinal, quem não gostaria de ter milhares de pessoas adquirindo seus produtos e serviços, tornando sua empresa líder do mercado pet?
Este é o objetivo de todos nós, mas nem sempre é viável, todavia, se sua realidade é a de poucos clientes, não se desespere!
O primeiro passo de uma boa gestão é ter pessoas fiéis a sua organização. Invista em manutenção para depois trabalhar a atração, uma vez que manter é muito mais barato do que prospectar novos clientes.
Tenha em mente isso e você terá muito mais chances de construir uma marca sólida e estruturada no mercado de pet shops.
O gerente de marketing da Pet Shop Control, Vítor Consalter, falou um pouco sobre como se destacar no mercado pet e disputar com as grandes empresas do ramo. Confira abaixo:
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