Todo mundo que você conhece está trabalhando o marketing para pet shops, redes sociais e e-mail, mas você ainda não sabe como fazer na sua pet?
Com tantas pessoas conectadas, há muitas oportunidades para o mercado de pet shop na rede e o Inbound Marketing pode ajudar a transformar essas oportunidades em novos clientes, fidelizar os antigos e ainda transformar a marca em uma fonte confiável e de referência sobre esse universo.
Quer saber como? Vem que a gente te explica!
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma das vertentes do marketing digital, baseado em educar, nutrir e informar com compartilhamento e criação de conteúdos para um determinado segmento de mercado.
São estratégias pensadas para atrair o público com a finalidade de estreitar relações, e assim transformá-las em novos clientes ou fechar vendas.
O objetivo dessas ações é passar informação, é gerar conforto através de conteúdo interessante e relevante.
Com isso o cliente acaba se aproximando cada vez mais da empresa, olhando-a como um ponto de referência e assim, quem sabe, construir um novo relacionamento com aquele estabelecimento.
Para criar essas estratégias, o Inbound Marketing precisa construir personas: quem é o meu público, qual a idade, o sexo, quais os interesses, o poder aquisitivo.
E a partir da idealização desse cliente gerar essas ações voltadas a ele e a forma que vão ser entregues.
Os principais meios de divulgação desse conteúdo gerado são: redes sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo.
Como fica o Inbound Marketing na minha pet shop?
No mercado pet, o Inbound Marketing ajudará a criar uma relação sólida e duradoura com o cliente através de uma comunicação aberta e repleta de informações.
Como uma via de mão dupla, o cliente impulsionado pelo inbound irá chegar aos estabelecimentos muito mais instruído e engajado.
Redes Sociais para Pet Shops (com exemplos)
Há um grande número de pessoas e empresas com perfis em redes sociais. São nas redes que moram o imediatismo, a interação e o compartilhamento de informações.
Através das mídias sociais você pode nutrir clientes antigos e atrair novas oportunidades com postagens simples, atrativas e que gerem curiosidade.
Grandes nomes do mercado já trabalham o inbound com foco no marketing para pet shop, como a Petz, que faz uma mistura de conteúdos no perfil da rede no Instagram, publicando desde informações de saúde ao a tutoriais de acessórios.
Para trabalhar o marketing da sua pet shops, aposte em postagens que tratam de assuntos atuais, mas não esqueça que os usuários das redes também gostam de posts e vídeos mais descontraídos.
Aí vão algumas dicas para melhorar o marketing da sua pet shop:
- Pense em publicações sazonais;
- Fale sobre curiosidade dos serviços e produtos que oferece;
- Exponha os melhores trabalhos;
- Crie promoções usando as redes sociais;
- Use muitas hashtags. Essas palavras-chave fazem com que a postagem seja vincula a outras que são semelhantes e aumente o alcance das visualizações;
- Faça lives com especialistas e fornecedores;
- Realize enquetes e votações para tentar descobrir os interesses do público.Essa também é uma forma de mostrar que você se importa com o que o cliente pensa.
E-mail Marketing
Apesar de estar em desuso, o endereço de e-mail ainda é uma forma muito importante de registro na internet.
A utilização de e-mail marketing serve para realizar uma divulgação mais personalizada.
Use o esse e-mail para enviar campanhas, descontos, boletins informativos com os acontecimentos da loja/clínica e conteúdos mais focados para um nicho de clientes, como curiosidades sobre um tipo de raça ou informações sobre algum tipo de enfermidade.
Parabenizar o pet e seu dono pelo aniversário e em outras datas comemorativas é uma interação que pode ser realizada através do e-mail.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é focado na produção e na forma como vão ser apresentados esses assuntos ao público.
Com essa ferramenta é possível educar o consumidor com conteúdo estratégico e direcionado, tornando-o muito mais consciente.
Os assuntos abordados devem sempre ser relacionados ao mercado pet, aos cuidados com os animais, serviços, novidades, curiosidades. Todos temas que gerem interesse a esse nicho.
Esse material pode ser produzido em formato de vídeo, blog post, fotos, bate-papos gravados e podcasts.
Para chamar atenção do blog, use como mídia orgânica as postagens nas redes sociais.
Busque sempre informações precisas e com respaldo de especialistas.
Faça o uso do conhecimento de fornecedores de produtos e rações, veterinários e até influenciadores digitais. Inove nas ideias e busque sempre a aproximação do público.
Anota essas dicas para o marketing da sua pet shop:
- Crie parcerias com ONG´s de adoção e resgate de animais. produzindo materiais sobre a conscientização e divulgação desses espaços;
- Produza conteúdo com base nas enquetes realizadas com o público;
- Chame especialistas da área de saúde, estética e produtos para um bate papo descontraído, tirando as dúvidas do público;
- Crie um espaço de fala para cliente contar a história dele com o pet;
- Pense em ações culturais, como uma exposição de fotos dos pets;
- E incentive sempre os clientes, independente da plataforma, a tratar bem os pets.
Marketing para Pet Shops – Conclusão
Para o mercado pet, o inbound marketing pode estimular a recorrência de compras e serviços, aumentar o ticket médio, fidelizar e atrair clientes para o estabelecimento, através da informação, comunicação e divulgação.
Aplicar os conceitos e ferramentas nesse meio de pet shops e clínicas veterinárias não é uma missão difícil. Esse é um ramo que tem muitas maneiras de ser abordado e há muitos temas que são pouco explorados.
Então, coloque-se no lugar do cliente e pense no que tem vontade de saber, a maneira que iria acessar essas informações e como gostaria de ser tratado quanto consumidor. Imagine como seria abordagem ideal e coloque a mão na massa!
Para finalizar, deixo abaixo uma palestra que aconteceu no evento PETCON sobre REDES SOCIAIS PARA PET SHOPS.