Cada vez mais formas de desenvolver um negócio de sucesso são buscadas e não é diferente ao se tratar do segmento pet. Hoje em dia, estratégias online, como o marketing digital, carregam grande potencial e são muito exploradas, tanto para opções mais conhecidas do mercado, como os famosos pet shops, quanto para modelos mais novos, como a hospedagem para cachorro e creches.
Isso se deve ao fato de que por meio da internet, mais precisamente, com o marketing digital, as empresas podem apostar em maneiras de conhecer melhor os clientes e como e quando estabelecer uma interação. De uma forma geral, a concorrência é grande, porém, é indispensável que exista a implementação de estratégias bem elaboradas.
No entanto, para que de fato existam estratégias de qualidade, é necessário que o empreendedor tenha consciência de que muitas questões estão envolvidas, além das possibilidades a serem exploradas, como a construção de sites, redes sociais, análise de métricas, resultados, entre outros.
A atenção com esse nicho aumenta cada vez mais, afinal, os pets são tratados em muitas residências como verdadeiros membros das famílias e, por essa razão, além da qualidade, é interessante que os profissionais atuantes neste setor busquem estabelecer uma relação mais diferenciada com o público, o que resulta em modelos mais flexíveis de negócios.
As possibilidades do marketing digital para o segmento
Neste cenário, é interessante observar que não há um sistema padrão de estratégias para apostar no marketing digital, pois cada empresa conta com suas particularidades, inclusive no que diz respeito aos objetivos e etapas a serem alcançadas, independentemente de se tratar do mesmo setor.
Sendo assim, há diversas possibilidades. Por exemplo, caso a empresa atue de forma física, como creche para cachorro, há possibilidade de investir em campanhas promocionais, e-mail marketing, entre outras formas de ressaltar os serviços.
O e-mail marketing consiste na comunicação entre a empresa e potenciais clientes ou com consumidores via e-mail, no exemplo da creche, uma maneira de usufruir dessa ferramenta, é explorar alternativas como:
- Promoções;
- Novidades;
- Confirmação de cadastro;
- Informações sobre agendamentos;
- Convites.
Trata-se de um formato positivo, onde os profissionais podem contar com diferentes cores, imagens e elementos textuais para compor as mensagens. No que diz respeito ao marketing digital, é uma forma de se comunicar de maneira mais pessoal com o público.
Além disso, também é interessante ter uma atuação atrativa nas redes sociais, tornando o conteúdo relevante e otimizado, inclusive em prol dos motores de busca, como o que ocorre com a implementação das técnicas SEO. Trata-se de um conjunto de métodos que promovem o aumento da visibilidade nos buscadores, aumentando assim os acessos.
A diversidade do setor pet
Além de compreender o quão significativo o marketing digital pode ser para o setor, também é importante conhecer e ressaltar as particularidades de cada negócio. Afinal, é um segmento variado e é interessante que o cliente obtenha informações relevantes acerca dos serviços oferecidos e seus diferenciais.
Entre os exemplos, além da creche, é possível citar o hotel para cães que atende comumente donos que precisam viajar e/ou enfrentam alguma inviabilidade para cuidar do animal por alguns dias.
O hotel acaba sendo uma solução decisiva e por meio de estratégias corretas, o cliente em potencial pode ser realmente atraído para o seu negócio, principalmente ao apresentar informações sobre o local, programações, acomodações, cuidados com os pets, equipe de profissionais, entre outros aspectos que são muito importantes.
Já o pet shop banho e tosa, embora seja um modelo de negócio muito diferente do hotel, também pode se beneficiar de forma significativa, podendo atuar nas redes sociais, conteúdos em blogs, venda de produtos online, apresentação dos serviços oferecidos e dos profissionais que atendem.
Em ambos os casos citados e em outros modelos de empresas que compõem o setor pet, diversas ferramentas podem ser aplicadas para nutrir os clientes antigos e atrair novos. Por essa razão, é indispensável que o empreendedor conte com os profissionais certos, pois o tipo de interação estabelecida pode ser decisiva para as empresas.
Como visto anteriormente, o marketing digital pode resultar em grandes benefícios para as empresas do setor pet, principalmente para potencializar inovações interessantes, uma vez que as novidades são constantes. No entanto, é interessante contar com um suporte profissional adequado, principalmente para viabilizar a elaboração de um estudo, metas e as melhores ferramentas a serem exploradas.