Manual para reduzir a inadimplência em pet shops

A inadimplência é um grande problema no Brasil e como empreendedor você precisa tomar cuidado com ela!

A falta de pagamento em dia é um problema cotidiano em empresas que trabalham com pagamentos recorrentes e parcelamentos, mas além de negociar com assertividade e dar opções de pagamento para o cliente, algumas medidas simples podem evitar que você saia no prejuízo e comprometa a saúde financeira da sua pet shop.

Nesse post vamos ver algumas ações que ajudam a reduzir a inadimplência na sua pet shop. Confira:

1# Documentos e Consulta

Em compras parceladas através de crediários:

  • Exija a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF) confirmando a assinatura dos mesmos;
  • Solicite comprovante de residência;
  • Efetue a confirmação de dados do cliente;
  • Consulte o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa, entre outros.

2# Cadastro do cliente

  • Se for um cliente novo: Sempre realizar o cadastro completo no momento da venda.
  • Quando for um cliente antigo: Sempre atualizar os dados cadastrais.

Leia também: Cadastro do Cliente em Pet Shop - Venda mais e Fidelize!

3# Cartões de crédito

Trabalhe com cartões de crédito, apesar das taxas cobradas pelas administradoras, elas são compensadas pela garantia de recebimento dos valores.

4# Automação das cobranças

Se a sua pet shop trabalha com um grande volume de clientes, gerar cobrança por cobrança exige grande parte do seu tempo de trabalho. Automatizar este processo facilita a vida financeira.

Isso pode ser feito por meio de cobranças recorrentes, no cartão de crédito e no boleto bancário.

  • Cartão de crédito: No cartão de crédito, a cobrança é feita automaticamente mês a mês, sem precisar de esforço do cliente.
  • Boleto bancário: Programando recorrência no boleto bancário, a cobrança é gerada automaticamente e enviada para o cliente. 

5# Sistema de gestão de clientes

Ao invés de controlar os clientes por planilhas de excel, um sistema de gestão concentra os dados cadastrais e ainda agrega outros recursos, como emissão de nota fiscal e de cobranças.

Dessa forma, os processos financeiros que a sua pet shop precisa ficam em um único lugar, você conta com relatórios personalizados para controlar os inadimplentes e é possível gerar uma nova cobrança.

6# Régua de comunicação

Automatize os contatos de cobrança, enviando automaticamente para o e-mail do cliente lembretes de vencimento antes da data.

Criar uma trilha de contatos que inclua e-mail e WhatsApp, por exemplo, incentiva o pagamento e evita que você precise entrar em contato lembrando do pagamento – o que é uma situação constrangedora para muitos.

7# Bom relacionamento

A equipe que lida com o contato direto com o cliente, deve sempre ter uma comunicação receptiva.

Essa ação além de reduzir o número de inadimplentes, incentiva a retenção deixando claro o valor gerado pelo serviço que está sendo prestado.

8# Negociação de dívidas

Esteja sempre disposto a propor um acordo.

Não generalize os clientes inadimplentes, tenha em mente que imprevistos acontecem com todos. Então esteja sempre disponível para conversar sobre o pagamento em aberto e começar as negociações.

Facilite a quitação oferecendo todas formas de pagamento, parcelamentos e até mesmo descontos. Em alguns casos, mais vale um bom acordo, mesmo com valor reduzido, do que manter a inadimplência por tempo indeterminado. 

Essa técnica aliada ao bom relacionamento tende a gerar bons frutos para a empresa.

9# Políticas claras de pagamento

Alguns clientes se tornam inadimplentes sem perceber que deixaram de pagar. Isso acontece quando as políticas de pagamento não são claras.

Para reduzir a inadimplência no caso de pagamentos recorrentes, como assinaturas e pacotes de serviços, acorde forma e data de pagamento em conjunto com o cliente, com um acordo que funcione para os dois. 

Depois dos detalhes estabelecidos, formalize em e-mail para deixar esses detalhes em fácil acesso.

10# Benefícios a bons pagadores

Para incentivar o pagamento, premiar bons pagadores é uma ação que auxilia na redução da inadimplência.

Um dos modelos que vêm crescendo e fazendo sucesso são as assinaturas para pets. Nesse modelo de negócio você tem a possibilidade de aumentar seu faturamento e a retenção de clientes, a longo prazo, para uma clientela fiel.

Para as assinatura de recorrência você pode pensar em ações como: enviar prêmios depois de uma quantidade determinada de pagamentos, ou ter um sistema pontuação que dê acesso a um serviço exclusivo.

PLANOS DE ASSINATURA PARA PET SHOPS

11# Nota fiscal

Apesar da nota fiscal ter detalhes técnicos de funcionamento, também é uma ferramenta que evita a inadimplência.

Isso porque ela é emitida com o CPF do contratante, tornando-se um documento que informa para a Receita Federal da existência de uma cobrança.

Em casos de problemas com o pagamento, a nota fiscal sempre é o documento requisitado.

12# Protesto de títulos

Ação que todos querem evitar, mas que, às vezes, é necessária.

Protestar um cliente pelo não pagamento é uma alternativa para receber seus valores. Por meio do protesto, informa-se oficialmente que uma pessoa está em descumprimento com uma obrigação de pagamento.

Lembra da nota fiscal? Ela é um dos documentos necessários para o protesto. Você pode fazer o processo de protesto em um cartório da sua cidade.

13# Empresas especializadas

Em caso de não pagamento, outra alternativa é contratar uma empresa de cobrança especializada para receber o valor.

Empresas com expertise em gestão de inadimplentes são uma ótima opção para receber seu pagamento sem perder o cliente, isso porque você não precisa se preocupar com o contato direto – a comunicação é feita pela empresa, por diversos canais.

Algumas das vantagens em contratar empresas terceirizadas de cobrança, são:

  • Profissionalismo;
  • Eficiência;
  • Tempo dedicado;
  • Aumento em conversões;
  • Equipe especializada nessa função;
  • Agilidade na solução;
  • Conhecimento da legislação.

Vimos algumas ações que ajudam a reduzir a inadimplência.

Lembre-se sempre de manter os canais de comunicação abertos com o cliente e prezar pelo bom relacionamento.

Cordialidade, simpatia e leveza na comunicação são elementos que contribuem para uma experiência positiva do cliente, consequentemente, um relacionamento duradouro.

Teste Grátis PSC 2.0

Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo!

Gostou? Compartilhe!

Se inscreva em nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do nosso blog!