fbpx

Marketing para pet shop – como trabalhar melhor sua marca?

Marketing para pet shops

Todo mundo que você conhece está trabalhando o marketing para pet shops, redes sociais e e-mail, mas você ainda não sabe como fazer na sua pet?

No último ano o número de brasileiros com acesso a internet fixa ou móvel aumento 70%, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2019, do Comitê Gestor de Internet.

Com tantas pessoas conectadas, há muitas oportunidades para o mercado de pet shop na rede e o Inbound Marketing pode ajudar a transformar essas oportunidades em novos clientes, fidelizar os antigos e ainda transformar a marca em uma fonte confiável e de referência sobre esse universo.

Quer saber como? Vem que a gente te explica!

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma das vertentes do marketing digital, baseado em educar, nutrir e informar com compartilhamento e criação de conteúdos para um determinado segmento de mercado. 

São estratégias pensadas para atrair o público com a finalidade de estreitar relações, e assim transformá-las em novos clientes ou fechar vendas.

O objetivo dessas ações é passar informação, é gerar conforto através de conteúdo interessante e relevante. 

Com isso o cliente acaba se aproximando cada vez mais da empresa, olhando-a como um ponto de referência e assim, quem sabe, construir um novo relacionamento com aquele estabelecimento.

Para criar essas estratégias, o Inbound Marketing precisa construir personas: quem é o meu público, qual a idade, o sexo, quais os interesses, o poder aquisitivo.

E a partir da idealização desse cliente gerar essas ações voltadas a ele e a forma que vão ser entregues.

Os principais meios de divulgação desse conteúdo gerado são: redes sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo.

Como fica o Inbound Marketing na minha pet shop?

No mercado pet, o Inbound Marketing ajudará a criar uma relação sólida e duradoura com o cliente através de uma comunicação aberta e repleta de informações.

Como uma via de mão dupla, o cliente impulsionado pelo inbound irá chegar aos estabelecimentos muito mais instruído e engajado.

Redes Sociais para pet shops (com exemplos)

Há um grande número de pessoas e empresas com perfis em redes sociais. São nas redes que moram o imediatismo, a interação e o compartilhamento de informações.

Através das mídias sociais você pode nutrir clientes antigos e atrair novas oportunidades com postagens simples, atrativas e que gerem curiosidade.

Grandes nomes do mercado já trabalham o inbound com foco no marketing para pet shop, como a Petz, que faz uma mistura de conteúdos no perfil da rede no Instagram, publicando desde informações de saúde ao a tutoriais de acessórios. 

Para trabalhar o marketing da sua pet shops, aposte em postagens que tratam de assuntos atuais, mas não esqueça que os usuários das redes também gostam de posts e vídeos mais descontraídos.

Aí vão algumas dicas para melhorar o marketing da sua pet shop:

  • Pense em publicações sazonais;
  • Fale sobre curiosidade dos serviços e produtos que oferece;
  • Exponha os melhores trabalhos;
  • Crie promoções usando as redes sociais;
  • Use muitas hashtags. Essas palavras-chave fazem com que a postagem seja vincula a outras que são semelhantes e aumente o alcance das visualizações;
  • Faça lives com especialistas e fornecedores;
  • Realize enquetes e votações para tentar descobrir os interesses do público.Essa também é uma forma de mostrar que você se importa com o que o cliente pensa.

E-mail Marketing

Apesar de estar em desuso, o endereço de e-mail ainda é uma forma muito importante de registro na internet.

A utilização de e-mail marketing serve para realizar uma divulgação mais personalizada.

Use o esse e-mail para enviar campanhas, descontos, boletins informativos com os acontecimentos da loja/clínica e conteúdos mais focados para um nicho de clientes, como curiosidades sobre um tipo de raça ou informações sobre algum tipo de enfermidade.

Parabenizar o pet e seu dono pelo aniversário e em outras datas comemorativas é uma interação que pode ser realizada através do e-mail.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é focado na produção e na forma como vão ser apresentados esses assuntos ao público.

Com essa ferramenta é possível educar o consumidor com conteúdo estratégico e direcionado, tornando-o muito mais consciente.

Os assuntos abordados devem sempre ser relacionados ao mercado pet, aos cuidados com os animais, serviços, novidades, curiosidades. Todos temas que gerem interesse a esse nicho.

Esse material pode ser produzido em formato de vídeo, blog post, fotos, bate-papos gravados e podcasts.

Para chamar atenção do blog, use como mídia orgânica as postagens nas redes sociais.

Busque sempre informações precisas e com respaldo de especialistas.

Faça o uso do conhecimento de fornecedores de produtos e rações, veterinários e até influenciadores digitais. Inove nas ideias e busque sempre a aproximação do público.

Anota aí essas dicas pro marketing da sua pet shop: 

  • Crie parcerias com ONG´s de adoção e resgate de animais. produzindo materiais sobre a conscientização e divulgação desses espaços;
  • Produza conteúdo com base nas enquetes realizadas com o público;
  • Chame especialistas da área de saúde, estética e produtos para um bate papo descontraído, tirando as dúvidas do público;
  • Crie um espaço de fala para cliente contar a história dele com o pet;
  • Pense em ações culturais, como uma exposição de fotos dos pets;
  • E incentive sempre os clientes, independente da plataforma, a tratar bem os pets.

Marketing para pet shops – conclusão

Para o mercado pet, o inbound marketing pode estimular a recorrência de compras e serviços, aumentar o ticket médio, fidelizar e atrair clientes para o estabelecimento, através da informação, comunicação e divulgação.

Aplicar os conceitos e ferramentas nesse meio de pet shops e clínicas veterinárias não é uma missão difícil. Esse é um ramo que tem muitas maneiras de ser abordado e há muitos temas que são pouco explorados.

Então, coloque-se no lugar do cliente e pense no que tem vontade de saber, a maneira que iria acessar essas informações e como gostaria de ser tratado quanto consumidor. Imagine como seria abordagem ideal e coloque a mão na massa!

Pra finalizar, com o intuito de melhorar o marketing para sua pet shop, deixo aqui uma super palestra que aconteceu no PETCON 2019 sobre REDES SOCIAIS PARA PET SHOPS.

No votes yet.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *