Pet Shop: Qual importância do planejamento de compras?

Você sabia que um dos maiores motivos de uma pet shop quebrar é por conta da falta de planejamento de compras? 

Um bom planejamento pode gerar capital de giro, te dando liberdade e autonomia para tomar decisões mais difíceis e realizar outros investimentos para o seu negócio.

Hoje falaremos sobre o planejamento de compras em uma pet shop, quais as suas vantagens e dicas de como melhorar o seu planejamento. Continue a leitura!

Qual a importância do planejamento de compras para uma pet shop?

Para ter sucesso no negócio, você não depende somente de ter uma variedade de produtos e serviços, é necessário muito mais do que isso.

É preciso se preocupar com fatores como um bom atendimento e organização na sua pet shop, gestão financeira, e claro, o planejamento de compras.

Este planejamento é o gerenciamento dos seus produtos, prevendo quando será necessário repor de acordo com o perfil dos seus clientes, a previsão na data de entrega, e também a quantidade necessária.

Um bom planejamento está sempre atrelado à gestão do seu estoque. Com isso você consegue fazer boas negociações, obter bons descontos, evitar ruptura de estoque, e assim, entregar uma experiência melhor aos seus clientes. 

Entretanto, sem uma ferramenta ou software que auxilie na gestão da pet shop, podem ser realizadas compras de produtos que ainda estejam no seu estoque. Outra situação que pode ocorrer é não efetuar a compra de um produto importante, que traz bons resultados em vendas para a loja. 

Portanto, um bom planejamento de compras também exige ferramentas que facilitem este processo. Como resultado, você terá mais controle, segurança e poder de negociação com os fornecedores. 

Fatores que influenciam no seu planejamento de compras

O que por vezes os lojistas e donos de pet shops se esquecem é que as vendas começam muito antes do cliente entrar na loja. Na verdade, o processo se inicia quando é decidido o que será comprado para revenda.

Pensando nisso, o planejamento do que será adquirido para a loja influencia diretamente seus resultados, principalmente em relação à lucratividade, aumento de vendas, redução na perda de produtos parados no estoque, entre outros. 

Segundo o site do Sebrae, um planejamento de compras pode ser feito em 7 passos:

  1. Definir a frequência das compras;
  2. Controlar o histórico de vendas;
  3. Fazer previsão de vendas;
  4. Analisar o estoque;
  5. Conhecer a variedade de produtos da pet shop;
  6. Definir o preço médio de venda;
  7. Determinar a política de precificação.

A gestão de estoque é fundamental

Você viu que analisar o estoque é um dos fatores que influenciam no planejamento de compras da pet shop. 

Pensando nisso, entender como otimizar sua gestão de estoque é essencial. 

A falta de controle de estoque e a constante perda de produtos é um problema recorrente das pet shops, e esta situação pode estar associada a decisões erradas, como:

  • Compras de itens com pouca saída ou em quantidade além do necessário;
  • Falta de organização e de previsão antes de adquirir novos produtos;
  • Acompanhamento ineficaz do histórico de vendas;
  • Falta de fidelização do público;
  • Estratégias de venda pouco eficazes;
  • Entre outros. 

Para superar problemas com o estoque e melhorar a sua gestão, clique abaixo para fazer o download gratuito do nosso checklist “O controle de estoque da sua pet shop é eficaz?”

Baixar Guia (7).png

Como fazer um planejamento de compras com o Pet Control?

Com o Pet Shop Control, você pode contar com uma gestão completa do seu estoque, compras e produtos, de forma facilitada e organizada. 

Um dos recursos da plataforma, a projeção de compras, foi desenvolvido pensando em trazer para a pet shop uma visão mais estratégica das compras, com maior previsibilidade e controle. 

Com a projeção de compras do Pet Shop Control, você consegue visualizar com quais fornecedores é necessário priorizar as compras, qual a quantidade de produtos e insumos que você precisa comprar e muito mais.

Outro ponto importante é a possibilidade de colocar a quantidade de dias que você quer que seja projetada a sua compra, por exemplo, a cada 30 dias. Então, o sistema já calcula, baseado no número de vendas, qual a projeção de compras para o período.

Os recursos da plataforma contribuem para evitar a ruptura de estoque, ou seja, evitar que o cliente chegue na sua pet shop e não encontre o produto que ele procura. Ou ainda, evitar que o produto fique parado por muito tempo, gerando prejuízos financeiros. 

Também são fornecidos diversos indicadores do seu negócio na tela inicial do sistema.

Por fim, outros recursos do Pet Shop Control que irão ajudar no seu planejamento de compras e no dia a dia do negócio são:

  • Emissão da Nota Fiscal do Consumidor (NFCe, SAT e MFe) em poucos minutos;
  • Gestão do estoque, compras, produtos, clientes, pets e PDV em tempo real e de qualquer lugar;
  • Compra de produtos incluindo informações como preço e vencimento de cada produto, além do controle por lotes.

 

Baixar Guia.png

E então?

Você viu neste conteúdo a importância de contar com um planejamento de compras na pet shop, os benefícios que isso gera para o negócio e, dicas para colocar em prática.

Esperamos que este artigo tenha contribuído com o seu entendimento sobre o tema, e que agora você consiga estruturar um planejamento das compras da sua pet shop muito mais eficiente. 
Apresentamos também os recursos do Pet Shop Control, um sistema para pet shops completo. Para fazer seu teste grátis e começar a organizar seu estoque agora mesmo, é só clicar aqui ou na imagem abaixo:

html_content (2).jpeg

Gostou? Compartilhe!

Se inscreva em nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do nosso blog!