Você sabe como realizar uma boa gestão de serviços na sua pet shop, ou como isso influencia a sua lucratividade?
A maneira como você estrutura, realiza e cobra por seus serviços pode ser otimizada para gerar mais lucro e contribuir com a produtividade da sua pet shop.
Continue a leitura para entender o que significa gerenciar seus serviços, quais são os benefícios desta prática e as principais estratégias para realizar uma boa gestão!
Gestão de serviços: o que é e seus benefícios para a pet shop
A gestão de serviços, presente nos mais diversos segmentos do mercado, é uma maneira de garantir a qualidade e entrega para o seu cliente, com um bom atendimento e experiência.
O conceito busca, basicamente, fazer com que seus serviços tenham a qualidade esperada pelos clientes, ao mesmo tempo em que tragam rentabilidade para o negócio.
Garantir que esteja gestão seja realizada de forma eficiente na sua pet shop resulta em diversos benefícios, ligados principalmente à satisfação dos seus clientes e ao sucesso da empresa.
Uma boa gestão de serviços pode se tornar um diferencial competitivo para a sua pet shop, colocando-a à frente da concorrência e se destacando no mercado.
Gerenciar seus serviços permite que você encontre falhas e oportunidades de melhoria no atendimento ou processo, além de entender melhor quais serviços são mais vantajosos para a sua pet shop.
Por fim, isso tudo contribui para aumentar a estabilidade financeira da sua empresa, e claro, potencializar seu crescimento.
Talvez você esteja pensando que este é um termo muito complexo para os serviços que você oferece em sua pet shop. Mas, nos tópicos a seguir mostraremos como é possível aplicar a gestão de serviços em seu dia a dia e aumentar seu lucro e produtividade!
Estratégias para melhorar sua gestão de serviços
Agora que já entendemos o que significa a gestão de serviços, é hora de entender o que é possível fazer, na prática, para melhorar este aspecto em sua pet shop.
Desde questões como a precificação dos seus serviços, organização do agendamento, até estratégias de venda, são diversos pontos que estão relacionados à uma boa gestão.
A seguir reunimos os principais pontos que podem contribuir para a produtividade dos seus serviços e o aumento de receita:
Saber precificar é essencial
Saber precificar deve ser uma habilidade de qualquer gestor ou dono de empresa, desta forma, isso se aplica a pet shops também.
Imagine o quanto você poderia perder de lucro caso um dos seus serviços custasse 20% a menos do preço ideal?
Situações como essa são comuns em pet shops, mas é preciso analisar e buscar reverter o problema.
Para definir o melhor preço de cada serviço, é fundamental que você analise tudo que está relacionado a ele, seja direta ou indiretamente. Considere questões como:
- Produtos e insumos utilizados para a realização do serviço (por exemplo: o shampoo utilizado no banho de cachorros);
- O preço de custo do fornecedor destes produtos;
- Tempo necessário para realizar o serviço;
- Colaboradores envolvidos;
- Média de preço do mercado e dos seus concorrentes;
- Margem de lucro desejada;
- Perfil dos seus clientes.
Não esqueça, cada um destes pontos tem uma grande influência na sua lucratividade.
Parece difícil?
Analise a produtividade da sua pet shop
Após ter a certeza de que o preço que você pratica é o ideal, é preciso considerar o fator produtividade.
Ela está diretamente ligada à sua capacidade de atendimento na pet shop. Quanto mais eficiente for o serviço realizado, mais clientes você poderá atender, expandindo seu faturamento.
Mas, aqui vale um ponto de atenção: a eficiência precisa estar aliada à qualidade do serviço. De nada adianta realizar o atendimento o mais rápido possível, sem garantir a qualidade. Desta forma, você só estará prejudicando a fidelização dos seus clientes.
Busque entender com seus funcionários qual o tempo necessário para cada serviço, os fatores que dificultam ou facilitam sua realização (como o porte do animal, por exemplo) e se eles possuem todos os itens e equipamentos necessários para isso.
Com esta análise, será possível entender quantos atendimentos você pode realizar por dia, semana e mês, se planejar para a compra de insumos e ter maior previsibilidade do seu faturamento.
Além disso, sua agenda de serviços se tornará mais eficiente. Isso porque você poderá agendar os atendimentos no melhor horário, sabendo exatamente quando ele inicia e termina, e não será pego de surpresa com serviços marcados em horários muito próximos.
Faça cross sell e upsell
Técnicas de vendas são essenciais para a sua gestão de serviços. O cross sell é um ótimo exemplo de como uma estratégia bem estruturada pode impulsionar suas vendas.
Cross sell significa, em sua tradução, “venda cruzada”. O conceito define, basicamente, a forma como você vende um produto complementando a compra do cliente.
Já o upsell funciona como um “upgrade”, onde você busca atender à mesma necessidade de uma maneira melhor para o seu cliente e mais lucrativa para seu negócio.
Ambas as técnicas podem ser aplicadas em seus serviços, e não apenas na venda de produtos. Para exemplificar, o cross sell pode ser aplicado quando seu cliente agendou um banho e comprou um antipulga: por que não oferecer o serviço de tosa, complementando a higiene do pet?
Já para o upsell, imagine que um de seus clientes possui um plano de 2 banhos mensais para o pet. Se fizer sentido, ofereça um aumento para 1 banho semanal, com uma porcentagem de desconto no valor. Assim, o cliente verá como um plano mais econômico, além de ter seu pet limpo e higienizado todas as semanas.
Portanto, mapeie quais são os serviços disponíveis em sua pet shop, que podem ser complementares para cada necessidade. Assim você saberá exatamente o que oferecer como complemento em cada serviço, e conseguirá gerar mais vendas.
Aposte nos modelos de assinaturas
Você já conhece os modelos de assinaturas? Presentes em diversos segmentos do mercado, esta tendência vem sendo adaptada para o setor pet também.
A estruturação de um plano de assinaturas, seja de serviços ou produtos, aumenta significativamente sua retenção de clientes, garantindo uma receita recorrente para a pet shop.
Alguns exemplos são a assinatura de produtos como ração, antipulga, tapete higiênico, etc. Ou seja, itens que são comprados regularmente pelos clientes. O plano pode oferecer um preço mais competitivo, já que a assinatura tem a garantia de compra por um período determinado, como 1 ou 3 meses.
Outra possibilidade é aplicar este formato em um pacote de serviços. Basta identificar os clientes que realizam determinado serviço com frequência em sua pet shop, e oferecer a assinatura de um plano. O ideal é que você sempre tenha um diferencial como oferta, seja um desconto, brinde, produto exclusivo, entrega ou horário diferenciado.
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Gestão da Agenda de Serviços no Pet Shop Control
Outro fator fundamental para que você faça uma boa gestão de serviços, mantendo sua produtividade, é contar com o apoio da tecnologia.
Ter uma ferramenta que auxilie no gerenciamento dos seus atendimentos e na visualização da sua agenda de serviços pode fazer a diferença no dia a dia.
Além disso, sabemos que centralizar as informações em um sistema online é mais prático e rápido do que manter seus controles de uma forma manual, como nos cadernos de anotação.
O Pet Shop Control é um sistema completo para a gestão de serviços da sua pet shop. O sistema permite que você faça toda a gestão da sua agenda, administrando informações como serviço a ser realizado, nome do tutor e do pet, características de cada animal e gestão de horários.
Outras funcionalidades do Pet Shop Control envolvem o histórico completo dos serviços agendados e realizados com a timeline de serviços, pagamento de serviços; controle de métricas (como Agendado x Realizado) e categorias de serviços mais vendidas.
Vamos melhorar a gestão de serviços da sua pet shop?
E então, você já aplica estas dicas em sua pet shop? Como está a gestão dos seus serviços?
Neste artigo buscamos explicar melhor porque essa gestão é tão importante para o sucesso da sua pet shop, e como é possível aplicá-la no dia a dia.
Você viu que é possível melhorar a gestão da pet shop através de diversas estratégias, e que isso influencia diretamente no seu faturamento e produtividade. Esperamos que este conteúdo tenha gerado bons insights!
Agora, se você deseja aplicar o que aprendeu neste artigo, conheça o Pet Shop Control e comece a organizar sua agenda de serviços agora mesmo!