Não ter uma gestão de estoque para pet shops adequada é um dos maiores pesadelos de qualquer dono de pet shop.
Produtos que empacam são uma grande dor de cabeça. Quando mal aproveitados, podem ser a ruína da sua pet shop.
Sendo assim, o que fazer com o estoque? A resposta é fazer uma gestão efetiva para que não ocorra desperdício do que foi investido.
De fato, existem diversas possibilidades para que seus produtos não sejam um grande problema. Em seguida, detalharemos algumas estratégias do que pode ser feito, confira!
Faça promoções desses produtos
Analise quais produtos são mais difíceis de sair. Faça promoções colocando itens que tem um apelo de venda maior, agregando valor. Um exemplo pode ser ração + uma coleira por um investimento diferenciado.
Invista em ações promocionais, coloque alguns brindes, deixe sua venda mais atrativa, utilizando estratégias de marketing na sua pet shop. Promova sua marca!
Em último caso venda os produtos pelo preço de custo!
Cuide os produtos que estão a vencer
Produtos que estão com vencimento próximo são os mais recomendados para que seja feita uma promoção. Desta forma, veja o que os clientes normalmente compram e ofereça por um preço bem amigável para que eles não fiquem parados.
Utilize o mantra “o primeiro que vence é o primeiro que sai”.
Colocar os produtos a vencer de uma forma atrativa no seu ponto de venda pode ser muito útil, todavia, sempre lembrando que produtos vencidos jamais devem ser comercializados!
Monitore suas vendas
Monitorar suas vendas é uma forma muito interessante de saber o que está saindo do seu estoque, além de identificar quais produtos são mais difíceis de serem vendidos.
Com este controle, seus investimentos em novos produtos serão mais certeiros e a possibilidade de perda de estoque irá diminuir, uma vez que você terá mais chances de vender mais e melhor.
Leia aqui sobre a importância do planejamento de compras.
Realize inventários do seu estoque para sua pet shop
A realização de inventários periódicos é sempre efetiva para quem quer fazer uma boa gestão de estoque para pet shops.
Faça um levantamento físico de cada um de seus produtos.
Separe-os por tipo e faça uma boa distribuição para que você tenha um controle maior dos seus itens.
No caso de um estoque virtual, tenha uma ferramenta de gestão para realizar todos os processos de gerenciamento dos seus produtos.
A utilização de planilhas eletrônicas pode ser uma alternativa para quem não puder investir muito em um sistema de gerenciamento de produtos.
Treine seus funcionários para gerir o estoque da sua pet shop
Funcionários treinados são sempre uma garantia de bons resultados dentro da sua pet shop.
Treinar seus funcionários poupa tempo a médio e longo prazo, além de ajudar muito nos processos internos. Uma das vantagens é você, gestor, poder atuar em outros setores, priorizando processos mais importantes.
Logo, uma equipe afiada é a chave para o sucesso!
Crie indicadores de desempenho para a gestão de estoque da pet shop
Indicadores de desempenho, ou KPI’s (Key Performance Indicator), são indicadores para medir o desempenho dos processos da empresa. Com as informações coletadas, os gestores podem tomar decisões estratégicas para alcançar suas metas.
Caso queira saber mais de KPI’s para pet shops, acesse: KPI’s para pet shops: indicadores chave de desempenho.
Estabelecer métricas para avarias e perdas, custos e giro dos produtos e insumos é muito importante para uma boa gestão de estoque para pet shops.
Sendo assim, crie indicadores que podem fazer uma mensuraçåo eficiente de seus procedimentos. Desta forma, você terá uma organização melhor do seu estoque.
Utilize um sistema de gestão para controlar a gestão de estoque da sua pet shop
Sistemas de gestão de estoque para pet shops são extremamente importantes para quem pode investir.
Ter um controle automatizado dos processos é uma mão na roda para quem precisa controlar diversos setores da pet shop, visto que a automatização veio para otimizar os serviços.
Se você, empresário, pudesse investir em um sistema no qual podem ser cadastrados insumos e produtos para seu controle, assim como comprá-los para repor seu estoque, qual sistema seria sua aposta?
Cadastre-se grátis por sete dias!
O gerente de vendas do Pet Shop Control, Rodrigo Diaz, falou um pouco sobre a gestão de estoque para pet shops e a perda de produtos no Minutos de Gestão:
Gostou do nosso conteúdo? Comente!