Fluxo de Caixa em Pet Shop: Como otimizar o controle?

Práticas para otimizar seu fluxo de caixa

Para ter um negócio de sucesso, sua receita precisa passar por um bom controle de fluxo de caixa, ou seja, você precisa analisar todos os valores que entram e saem da conta da empresa.

Para saber mais, acesse o conteúdo abaixo:

Por que controlar o Fluxo de Caixa em Pet Shops?

Feito o primeiro passo, chegamos à necessidade de conhecer quais são os recursos que você pode contar, bem como descobrir quanto precisa receber para chegar ao ponto de equilíbrio do negócio.

Para o controle ser considerado eficaz, uma boa disciplina para analisar os gastos é um item imprescindível. O sucesso financeiro será medido pela sua capacidade de cobrir os gastos e fazer investimentos para que sua empresa possa crescer de forma sustentável.

Para saber mais, acesse o conteúdo abaixo:

Guia para Gerenciar Fluxo de Caixa em Pet Shops

Nesse artigo, trouxemos algumas dicas de gestão que vão facilitar a organização e o controle do fluxo de caixa da sua pet shop. Vamos lá?

Faça os lançamentos de entradas e saídas diariamente

Você deve manter seus registros atualizados ao máximo para ter um panorama do fluxo de caixa. Se você fizer esse acompanhamento diariamente, evitará surpresas e poderá resolver pequenas dificuldades antes que elas se tornem grandes problemas.

O bom conhecimento dos fluxos financeiros garante que você seja capaz de ter um ótimo planejamento de seu negócio.

Compra e venda de produtos

Geralmente em pet shops há uma grande variedade de produtos oferecidos, como alimentação, higiene, saúde e lazer. Para administrar uma loja assim, é necessário cuidado redobrado.

  • Será que aquele xampu mais caro está compensando?
  • Será que o concorrente está vendendo aquela ração por um preço menor?

Não ter essas informações pode fazer com que você compre mais produtos do que o necessário. Isso é um grande problema, principalmente com produtos perecíveis.

Igualmente danoso é comprar pouco de um produto e ficar em falta. Quando o cliente não encontra o que deseja, ele vai procurar em outro lugar e, provavelmente, não retornará mais.

É necessário ter controle da quantidade de compra de cada produto, qual sua margem de lucro sobre cada unidade e a quantidade vendida em um determinado período de tempo.

Com essas informações será possível saber o quanto comprar e cobrar por cada produto, evitando desperdício de dinheiro e ajudando a praticar preços atrativos.

Oferta de serviços

A oferta de serviços funciona mais ou menos como a compra e venda de produtos e deve fazer parte do controle do fluxo de caixa.

Um serviço oferecido que não está sendo procurado também representa prejuízo (mesmo que indiretamente), como despesas com salários de funcionários, manutenção de equipamentos e higienização, etc.

Oferecer serviços sempre vai custar dinheiro e é necessário ter o controle da procura por eles para que este investimento não seja desperdiçado.

Gerencie as mercadorias em estoque

Quando você não verifica a quantidade de mercadoria em estoque frequentemente, você acaba gastando mais, ou até perdendo clientes.

Se você tem a noção do valor do seu estoque, fica muito mais fácil registrar suas entradas e saídas, e assim negociar com seu fornecedor um preço melhor.

Além disso, quando você investe em muitos produtos, acaba não aproveitando outras oportunidades de aplicar seu dinheiro. Ao mesmo tempo, se um cliente aparece à procura de um produto que está em falta, você corre o risco de perder o consumidor e as ações de marketing futuras para tentar recuperá-lo vão ser mais custosas.

Você deve ter a noção do valor real do seu estoque, registrar as entradas e saídas, além de analisar com calma o quanto comprar para repor os produtos.

Classifique as entradas e saídas em categorias

Quando as movimentações financeiras ficam organizadas fica muito mais fácil saber com precisão de onde vêm suas receitas e despesas.

Essa tarefa não deve ser feita de maneira simplista, reduzindo a 'entradas' e 'saídas' de modo genérico. O ideal é indicar as despesas e receitas em setores, por exemplo:

  • Reposição de estoque;
  • Salários dos funcionários;
  • Acréscimos trabalhistas;
  • Marketing;
  • Entre outros...

Planilha de Controle para  Fluxo de Caixa em Pet Shops

Examine o capital de giro

É importante que você avalie se conseguiu ter o retorno esperado com a venda de produtos e serviços. O saldo mensal do fluxo de caixa e o capital de giro serão relevantes para que as despesas de rotina sejam cumpridas.

Formas de pagamento

Conhecendo seus clientes e sabendo as formas de pagamento mais utilizadas, é possível saber quais formas devem ser oferecidas e investir somente no que é necessário.

Atenção: Disponibilizar diferentes formas de pagamento ao cliente, é uma boa forma de não perder a venda, visto que algumas pessoas preferem cartão de crédito ou débito, alguns precisam parcelar o pagamento, outros vão preferir a praticidade do pix, e sempre terá aqueles clientes que continuam pagando em dinheiro. 

Mas fique atento, esses diversos métodos de recebimento podem fazer com que você perca o controle dos seus indicativos de lucratividade!

Controle seus indicativos pelo Pet Shop Control

No Pet Shop Control você pode acompanhar os seguintes indicativos do seu negócio:

  • FORMAS DE PAGAMENTO: Gráfico com valores percentuais das formas de pagamento nas vendas do período
  • PRINCIPAIS BANDEIRAS: Valores percentuais das bandeiras nas vendas do período
  • ENTRADAS POR PERÍODO: Todas as entradas de valores no período selecionado. Exemplo: uma venda no cartão de crédito só entrará 30 dias após a data da venda, caso tenha sido parcelada, só aparecerá o valor da parcela
  • VENDAS: Todas as vendas realizadas no período selecionado, e nos campos CARTÃO DE CRÉDITO e CARTÃO DE DÉBITO você pode visualizar o valor vendido em cada uma das bandeiras

O controle do fluxo de caixa nada mais é do que otimizar sua pet shop. Você evita desperdício de dinheiro, garante estar oferecendo a quantidade certa de produtos que seus clientes procuram e por um preço justo.

É bom para o proprietário que economiza, e para os clientes que sempre vão preferir uma loja completa e com preços atraentes.

Essas dicas ajudaram? Esperamos que sim!

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Até mais, bons negócios e boa gestão do seu Fluxo de Caixa!

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