Eu quero abrir o meu pet shop ou clínica veterinária: gastos e investimentos iniciais [3]

Para entender melhor esse post, sugiro que você leia antes o post anterior da série.

Deixamos uma dica para controlar melhor o dinheiro que entra e sai no seu negócio, ficamos então com uma pergunta a ser respondida, que parte deste dinheiro você deveria colocar em cada caixa? Para que, no final do mês, possa ter em cada uma, a quantia necessária para pagar os fornecedores, o governo, os funcionários e todas despesas fixas, além do seu lucro. Agora vamos a resposta!

Eu quero abrir o meu pet shop ou clínica veterinária: como começar

Na primeira caixa deverá colocar exatamente o valor que sua empresa gastará diretamente para executar o serviço prestado ou para adquirir o produto vendido. Saber qual o CUSTO VARIÁVEL de cada serviço ou produto é sua obrigação como empresário, e esta obrigação começa agora, antes de abrir a empresa. Por isso é que estamos sempre dizendo: para começar bem, é preciso saber de tudo e mais um pouco!

Na segunda caixa deverá entrar o valor exato que é gasto com impostos. Como dissemos no caso da primeira caixa, desde já, você precisa ter destreza para apurar rapidamente o valor das DESPESAS COMERCIAIS. Saber quais os impostos, taxas e comissões que a empresa paga ou pagará é também sua obrigação como dono do negócio. Nunca é demais lembrar que esta obrigação começa agora, antes de abrir a Pet Shop.

Na terceira caixa você tem que colocar o valor para cobrir todos os demais gastos, isto é, as DESPESAS FIXAS.
Aqui entra uma questão importante, as despesas fixas são apuradas para um determinado período, mês ou ano (por exemplo: o valor do aluguel), e não em função de cada venda, então é preciso desenvolver uma sistemática de alocação destes custos em cada serviço ou produto. Para resumir então, o valor total das despesas fixas dentro do período precisa ser coberto pelas vendas realizadas neste mesmo período, senão, faltará dinheiro para pagar o aluguel, a luz, o telefone e etc. Separe então um percentual de cada produto ou serviço para cobrir esses custos, não será a venda de um produto ou serviço que cobrirá todas as despesas, por isso fique atento para colocar um percentual que na totalidade das suas vendas cubra o valor gasto dentro deste período, podemos usar como EXEMPLO o percentual de 20% de cada venda, esse valor entra na terceira caixa para cobrir as despesas fixas.

Eu quero abrir o meu pet shop ou clínica veterinária: plano de negócios

Voltamos ao ponto mais repetitivo desta série, é preciso conhecer todas as despesas fixas do negócio para ter SUCESSO, se você quer se dar bem, precisa saber os “macetes” do mercado, então esse é o ponto FUNDAMENTAL, se você parar de ler e não conseguir entender isso, nosso trabalho todo cai por terra e certamente NÃO VAI DAR CERTO.

Na quarta caixa será colocado o que SOBROU, ou seja, seu “lucro”. Se alguma caixa tiver que ficar vazia, que seja a quarta, isso vai indicar que você conseguiu cobrir seus gastos e para chegar ao SUCESSO isso é fundamental no início. Caso tenha realmente sobrado, é o primeiro indício de que você começou muito bem e o caminho será mais tranquilo até o SUCESSO.

Se eu lhe perguntar quanto você quer ter de lucro, provavelmente a resposta será a melhor possível, mas se prestar bem atenção toda essa mecânica de controle serve para que você possa ter todos os dados realistas possíveis, e para isso é preciso ter na cabeça que você precisa:

  • Conhecer e dominar todos os seus custos e despesas;
  • Dominar o ambiente em que você vai operar;
  • Utilizar criatividade para atrair e manter clientes;
  • Ter a capacidade de manter sempre um bom movimento na Pet Shop; e trabalho altamente produtivo, com elevado aproveitamento das despesas fixas.

Para fechar então, concluindo essa etapa do “plano de negócio” é que vai ser preciso muito estudo sobre as características do mercado pet, sobre todas as despesas que você terá e sobre os produtos e serviços que vai oferecer.

Eu quero abrir o meu pet shop ou clínica veterinária: gastos e investimentos iniciais [1]

O que deixamos de dica é NÃO UTILIZAR listas padrões de custos ou despesas, existem diversas espalhadas na internet, em livros ou em cursos. É muito importante para o seu negócio que você identifique e apure seus gastos, isso precisa fazer parte da sua rotina. Esqueça que o negócio precisa funcionar o mais rápido possível, isso pode ser uma armadilha, controle a sua ansiedade, assim terá mais chances de dar certo.

Reserve um tempo para este planejamento inicial e estabeleça uma meta de quando seu projeto de empresa estará concluí- do. O tempo que você investir nesta fase de planejamento será seu melhor investimento. Três meses? Seis meses? Não importa. O que importa é você ter consciência de cada passo, ter uma direção certa a seguir, ter boa visão e compreensão do que virá e das condições adversas que terá de resolver.

Então, reforçando os principais pontos abordados:

  • Estude bem como funciona uma “Pet Shop” e que oportunidades e inovações você poderá explorar na sua Pet Shop;
  • Descreva como irá funcionar a sua Pet Shop;
  • Monte uma primeira lista dos custos variáveis e das despesas fixas que poderão ocorrer no formato de empresa que você imaginou. Explore todas as possibilidades legais da composição das despesas comerciais;
  • Melhore esta lista na medida em que progredir seus conhecimentos sobre o negócio e sobre o formato de Pet Shop que você vai montar;
  • Faça cursos que abordem custos, não se contente apenas com um único curso. Lembre-se que seu objetivo é dominar os gastos de sua empresa, não apenas ter seus valores calculados uma única vez. Por isso mesmo fugimos à tentação de incluir aqui uma lista padrão de gastos, por sabermos que podem ser inadequada para sua empresa;

Bom, espero que tenha te auxiliado nessa parte dos gastos e investimentos iniciais, próximo post será sobre o PONTO DE EQUILÍBRIO e a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.

Eu quero abrir o meu pet shop ou clínica veterinária: Margem de contribuição e ponto de equilíbrio

Um abraço.

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