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A importância de controlar o lucro por venda

Você sabe exatamente qual o lucro obtido com cada venda da sua pet shop? A melhor maneira de garantir que o seu preço esta competitivo é entender os custos e o lucro obtido em cada produto ou serviço. Uma vez que você possa calcular quanto ganha por item, fica fácil controlar as despesas de funcionamento da loja, bem como saber qual é a margem de lucro total da loja.

O que é margem de lucro?

O lucro líquido dividido pela receita, ou o lucro líquido dividido pelas vendas. A margem de lucro é, basicamente, quanto de cada real de vendas de uma empresa realmente mantém no resultado.

Qual é realmente o lucro da minha pet shop?

A margem de lucro é muito útil quando se comparam as empresas em indústrias semelhantes. Se ela está elevada, indica que a loja é rentável e tem melhor controle sobre seus custos em comparação com seus concorrentes. Ela é apresentada como uma percentagem: uma margem de lucro de 20%, por exemplo, significa que a loja tem um lucro líquido de R$ 0,20 para cada real obtido com a venda.

Por que é importante gerenciar o lucro por venda?

Todo empreendedor quer que seu negócio cresça, assim, quanto maior se tornar a operação e mais vendas sua pet shop fizer, mais complexo se torna o controle dos dados financeiros e, por outro lado, também mais difícil o controle de margem de lucro por produto ou venda. Complexo, não impossível.

Ter o auxílio da tecnologia é cada vez mais indispensável, isso porque, por meio de um sistema que ajude a imputar dados, armazená-los de forma confiável e processá-los com eficiência e segurança, é possível deixar as questões burocráticas por conta do sistema e se concentrar em negociar melhor com fornecedores, criar estratégias de vendas e marketing e, assim, vender mais e com melhor lucro por venda.

Conheça a diferença entre Lucro Líquido e Lucro Bruto

Ter na ponta da língua – ou melhor, a poucos cliques – a informação de quanto se obtém de lucro por cada venda faz toda a diferença na hora de negociar com o cliente. Por exemplo, você pode diminuir a margem de lucro ao vender um produto de beleza para cães se o cliente também contratar o serviço de tosa. Pode equilibrar o lucro obtido nestes dois itens (produto + serviço) e garantir uma lucratividade melhor. Mas, só terá este “jogo de cintura” se souber exatamente o quanto pode “apertar” em cada um dos itens. Isso dá mais poder de negociação, facilita a venda e, com certeza, satisfaz os clientes.

Passos para calcular o lucro por venda

Para determinar o lucro que você obtém em cada venda é preciso determinar o custo de cada produto e serviço. No caso dos produtos, quando se compra os itens de um fabricante para revenda, este é um processo simples. O custo por unidade é igual ao que se paga para cada peça do fabricante.

Se você fabrica o produto, o cálculo do custo por unidade requer mais alguns passos. É preciso calcular o custo dos materiais exigidos para produzir o produto. Precisa embutir ainda os insumos, os serviços que precisa contratar, os gastos com funcionários e também o tempo que leva para a fabricação.

Ajustando a precificação à margem de lucro: como fazer?

Depois de isolar o custo por produto, você pode identificar o lucro obtido em cada item – subtrair o custo do produto a partir do preço de venda. Por exemplo, se você vender um item por R$ 40 que custa para sua empresa R$22, seu lucro por unidade equivale a 18 reais.

Tudo isso fica muito mais simples com a ajuda da tecnologia. Com um bom sistema de gestão de pet shops, basta que os dados sejam inseridos de forma correta para que os cálculos sejam apresentados de forma fidedigna. Assim, você terá a segurança de que os esforços da sua loja estão valendo a pena ou, quando perceber que sua margem de lucro está caindo, ter mais poder de decisão para fazer os ajustes necessários em tempo hábil.

Como está a gestão de lucro por venda da sua pet shop? Você tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

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