Seu Pet Shop pela ótica do cliente

Uma empresa com o olhar do cliente. O que você entende nessa frase? Imagine se você fizesse com que sua loja fosse realmente perfeita para o público. Seria fantástico, não é mesmo? Pois é, com base nisso vamos conduzir você a um panorama empresarial interessante.

Nosso objetivo com esse post é inspirar você a trabalhar em prol da satisfação do consumidor de pet shop, elevando o nível de sua loja a partir do que ele precisa e deseja. Ficou curioso? Continue a leitura e prepare-se para vender muito mais!

Seu negócio pela ótica do cliente

Desenvolver uma empresa sob a ótica do cliente se tornou uma excelente forma de solucionar problemas. Não à toa, empresas inovadoras têm feito sucesso no Brasil e no mundo. Veja o caso do Uber e da Netflix.

Estas são iniciativas que vão além do atendimento das demandas dos clientes. Elas são formadas com base na satisfação do cliente, em todos os sentidos. Podemos chamar isso de o novo marketing, ou marketing 3.0, como nomeou Philip Kotler, o pai do marketing moderno.

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O consumidor moderno está propenso a escolher produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades por meio de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Olhar para o seu negócio pela ótica do cliente é um grande passo para executar essa estratégia.

No varejo, onde se tem contato diário com clientes, e onde a velocidade de compra é muito maior, desenvolver esse olhar empreendedor é uma excelente forma de acelerar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

Como fica isso na prática?

Antes de apresentarmos uma lista de dicas e conselhos, destacamos a importância da prática no marketing e nas vendas em sua empresa. A execução é sempre mais “importante” que a teoria, pois é ela quem determina se algo funciona ou não.

Enquanto há empresas com planos mirabolantes no papel se afundando, outras estão tornando tudo pragmático, ou seja, estão colocando em prática ações simples, mas eficientes. Então, nosso conselho é que você planeje, mas acima de tudo execute.

Estando isso bem entendido, apresentamos agora alguns conselhos para você conduzir seu pet shop pela ótica do cliente:

1. Estude o perfil do consumidor

Uma visão generalizada pode afirmar que o público-alvo de pet shops é todo igual. Basta ter um animal de estimação para ser um cliente em potencial. Tudo bem, no sentido amplo a visão é válida, mas há variações de negócio para negócio, de local para local, etc. O segredo é analisar qual o tipo de cliente que sua loja tem atraído mais. Qual a faixa etária? Sexo? Gostos? Preferências? Ter isso em pauta é caminhar rumo à qualidade.

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2. Ouça o cliente

Cliente gosta de ser ouvido. Observar é bom, mas ouvir é essencial. Esteja disposto a praticar isso. Críticas, reclamações ou sugestões podem ajudá-lo a melhorar seus processos e conquistar verdadeiros fãs. Esteja aberto a analisar criteriosamente os problemas detectados e indicados pelos clientes. Discuta com sua equipe sobre possíveis melhorias. De pesquisas de satisfação a conversas descontraídas, ouça o seu cliente.

3. Personalize

É legal entrar numa loja e ver tudo padronizado e organizado, desde a disposição dos produtos até o uniforme e fala dos funcionários. Mas fuja da “robotização”. Você e sua equipe podem até ter um padrão de atendimento como essência, mas para fazer bonito, o ideal mesmo é a personalização. Personalize o atendimento e as vendas de cada cliente e seus resultados serão fantásticos.

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4. Preze pelo relacionamento

Conquanto os tópicos anteriores tenham indicado isso, vamos fechar reforçando: coloque o relacionamento em primeiro plano. Muitas empresas valorizam mais os processos do que as pessoas. Esse é um grande erro. Nosso conselho para um marketing de sucesso é que você se dedique a criar e manter um relacionamento com seus clientes.

Olhar pela ótica do cliente pode não ser tarefa fácil, mas é a melhor escolha que você pode fazer caso queira elevar o nível de seu pet shop. Alguma dúvida ou consideração? Deixe um comentário!

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