Desvendando o mistério: como vender “fiado” e diminuir a inadimplência.

Nesse post vamos debater a importância de aceitar a venda “FIADA” ou não aceitar. O que
acontece muitas vezes no mercado pet é que você conhece praticamente todos os seus clientes e tem um ótimo relacionamento com eles. Aí é que está o grande problema, por ser um bom relacionamento, na maioria das vezes, o cliente vai querer pagar o serviço ou produto depois, ou então vai pedir para pendurar e pagar tudo junto no final do mês, e você tem alguma ideia se controla todo esse processo bem?

O que os clientes de hoje querem? Fidelização!

RELACIONAMENTO e CONFIANÇA são os princípios básicos para que um negócio de certo no mercado pet, os clientes querem muito se fidelizar em apenas um local, cabe ao empreendedor buscar meios de FIDELIZAR esse cliente. Acontece que muitos ficam com medo de vender “fiado” pois não conseguem ter controle e acabam perdendo muito dinheiro. Muitos vendem fiado mesmo assim, sem controle, e perdem tanto dinheiro que nem sabem o quanto, mas muitos vendem porque sabem controlar e cobrar esses clientes

A INFORMATIZAÇÃO te dá esse suporte, com um bom controle de vendas a crediário (fiado) você consegue saber exatamente quem está devendo, quando vence esse crediário, quanto o cliente ficou devendo e também controlar a cobrança através de mala direta para os devedores. Conseguindo organizar o seu sistema de cobrança e recebimento fica muito mais fácil de vender fiado, com isso o cliente vai ficar mais satisfeito, pois, saberá que pode contar com você para ajudá-lo a manter o seu mascote limpo e nutrido, mesmo que ele não tenha a possibilidade de pagar no ato do serviço ou produto comprado.

Cinco maiores desafios para pet shops

Crediário não pode ser uma forma de pagamento indispensável para o empresário, muitos perdem muito dinheiro com a venda fiada, porém como citado no início do post, as pets por serem em sua maioria “do bairro”, fazem que com os clientes gostem de ter essa facilidade e isso acaba fidelizando eles, de uma forma não muito positiva para o empresário, pois, não existe a garantia de que o cliente vá pagar. A melhor maneira de contornar esse problema é fazendo um controle especifico em cima disso, colocar algumas regras para fazer este tipo de transação. Pode começar colocando um valor máximo para o cliente ficar devendo, determinar um número mínimo de compras ou de tempo como cliente para poder comprar fiado, entre outros.

Existem diversas possibilidades de controlar melhor suas vendas, você pode utilizar uma planilha básica de excel contendo os nomes, valores e datas de vencimento. Você pode controlar também, através de softwares específicos para o ramo, como o PET SHOP CONTROL.  Softwares automatizam todo esse processo, eles podem te dar informações importantes sobre o cliente, como a frequência na qual ele visita sua loja, quanto normalmente ele gasta com você por mês, quanto ele lhe deve, e caso já tenha ultrapassado o valor máximo, bloqueia as compras de crediário dele. Os softwares podem também lhe auxiliar nas cobranças, como envio de mala direta para os clientes devedores um pouco antes da data de vencimento ou até mesmo após ter vencido, pode te dar as informações dos clientes devedores para que você ligue ou encaminhe uma carta de cobrança, ou seja, o problema da inadimplência pode ser diminuído com um bom controle e gerenciamento das vendas a crediário.

A dica que deixo é a seguinte: primeiro procure se INFORMATIZAR, após isso procure algo que lhe auxilie na FIDELIZAÇÃO, no RELACIONAMENTO e na CONFIANÇA de você com seu cliente, esse é o caminho mais PRÁTICO e RÁPIDO para o SUCESSO.

E você como faz esse controle hoje? Conte-nos a sua experiência com o controle de crediário da sua loja, você sabe quanto perde e quanto ganha com o gerenciamento que tem neste momento?

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