fbpx

Descubra como aplicar técnicas de cross sell para vender mais na sua pet shop!

Descubra como aplicar tecnicas de cross sell para vender mais na sua pet shop

No ABC do marketing e vendas, existem muitos termos que você precisa saber para aprimorar seu trabalho. Um deles é o Cross Sell, conhece? 

Pois, este termo em inglês diz muito sobre como você atualiza suas estratégias ao oferecer produtos e serviços da pet shop.

Em tradução literal, Cross Sell significa “venda cruzada”. Na prática, define a forma como você vende um produto complementando a compra do cliente.

Por exemplo, se seu consumidor chega ao pet shop buscando uma ração, e você consegue vender junto a isso um comedouro, significa que realizou um Cross Sell!

Quer saber mais sobre esta técnica e como melhorar suas ações para aumentar a lucratividade? Então siga com este cruzamento de informações que temos à compartilhar no conteúdo!

Cross sell, upsell e downsell: entendendo todos os conceitos

Existem três conceitos de vendas que você precisa conhecer para atualizar suas estratégias. Estamos falando do Cross Sell, bem como, do Upsell e Downsell.

Aqui no blog, já falamos sobre o Upsell. Esta técnica para pet shops é relativamente simples, e já é usada durante muitos anos em diversos segmentos de negócios.

Upsell significa oferecer produtos e serviços que atendam às mesmas necessidades, mas que sejam melhores e mais lucrativos para seu negócio. Pense que, assim, terá um “upgrade” na compra.

Agora, o Cross Sell remete a forma como você oferece um produto que complemente a função de outro. Já citamos um exemplo acima, da ração e o comedouro.

Neste sentido, você pode oferecer também, por exemplo, um serviço que complete a necessidade do consumidor. Se ele buscou por um antipulgas, porque não ofertar um banho e tosa?

E o Downsell é o termo que define a estratégia usada para vender um produto mais barato do que o cliente precisa, mas que ainda atenda sua necessidade. 

Pense que seu consumidor buscou a solução A, mas está desistindo da compra porque achou caro demais. Então, você oferta a solução B, que é parecida e mais em conta. Assim, ele garante um melhor custo-benefício, enquanto sua pet shop garante a venda!

3 dicas para usar o Cross Sell na pet shop!

Agora que você já entendeu o que significa o Cross Sell, vamos aplicá-lo ao dia a dia da pet shop? Ao usar esta estratégia nas suas vendas, você só tem a ganhar!

vantagens do cross sell

Isso porque, o Cross Sell permite que você gere novos negócios com atuais clientes. E, assim, fica mais fácil melhorar os resultados comerciais, além de aumentar a lucratividade. 

Então, aqui vão algumas dicas para você usar esta técnica a favor da sua empresa.

1. Ofereça somente o que faz sentido para o cliente

Em primeiro lugar, avalie o que seu consumidor está buscando na sua pet shop. Em seguida, pense em produtos e serviços que complementem a forma como ele atende esta necessidade.

Não adianta você oferecer produtos muito distantes do que o consumidor está querendo naquele momento. Afinal, se ele está à procura de um produto ou serviço específico, sua decisão de compra já está praticamente tomada.

Neste sentido, sua oferta precisa fazer parte desta jornada do cliente, e não ter um caminho totalmente novo. Falando nisso, você sabia que 25% das vendas são perdidas por práticas inadequadas nas experiências do cliente no Ponto de Venda?

2. Saia na frente: mostre sua proatividade

Antecipar-se à necessidade do cliente é fundamental para fidelizar, e também muito importante ao aplicar o Cross Sell no seu dia a dia. 

Por isso, quanto mais você conhecer seus clientes e pets, mais fácil fica saber o que eles precisam – antes deles mesmos pararem para pensar nisso!

Dica Pet Control: conheça seus clientes

Complementando, saber o que seu cliente pensa é bastante eficaz no Cross Sell. Então, mantenha um canal de diálogo aberto, usando ferramentas como redes sociais, e-mails, formulários de perguntas do Google, ou até mesmo fichas impressas, para serem preenchidas no caixa.

Lembrando que estas são informações que também contribuem com a forma como você fideliza os clientes da pet shop.

3. Avalie o que você tem a oferecer

Como você administra o mix de produtos e serviços da sua pet shop? O que você oferece está dentro das expectativas dos clientes? E estas soluções estão acompanhando as tendências do mercado?

Não adianta você tentar aplicar o Cross Sell, se não tem produtos ou serviços que se diferenciam e despertam a atenção do consumidor ao complementar a venda.

Mas, atenção! Não caia em ciladas de fornecedores que “empurram” produtos com descontos e te fazem comprar um estoque exorbitante, muito além do que você irá precisar para alguns meses.

Neste sentido, você precisa entender seu público, o que ele precisa e manter um estoque assertivo de produtos que possam atendê-lo também.

Recentemente, pontuamos 7 dicas para você realizar a reposição de estoque da sua pet shop corretamente. E, neste conteúdo, falamos sobre isso! Com estas práticas, é possível melhorar o gerenciamento do estoque. 

E assim, você ainda evitará problemas relacionados às escolhas ruins do mix de produtos e serviços, como quedas no faturamento, prejuízos com vencimentos ou itens “encalhados”, e também com desperdício de horas de trabalho da equipe.

Precisa de ajuda nesta etapa da gestão?

A compra assertiva de produtos que contribuam com a prática do Cross Sell é um desafio de muitos pet shops. Mas, nós podemos ajudar você nisso!

Temos um módulo gratuito para controle de estoque, um sistema que você pode começar a acessar agora!

Com ele, fica mais fácil manter o estoque sempre atualizado, evitando ruptura em suas vendas e garantindo a satisfação dos seus clientes.

Uma das funcionalidades do Pet Control é o recurso que permite o cadastro das compras por meio do XML. Nele você inclui informações como preço e vencimento de cada produto, além do controle por lotes.Quer saber mais sobre como o módulo gratuito do Pet Control pode contribuir com sua lucratividade? Então se cadastre e garanta seu acesso!

No votes yet.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *