A gestão de custos é uma preocupação que deve sempre estar na pauta dos empreendedores de pet shops. Afinal, controlar bem o que se gasta, desde os custos fixos e variáveis, auxilia a manter a operações com compras, contratação de serviços, manutenção da loja, pagamentos da equipe etc.
De forma geral, pode tornar o empreendimento mais competitivo perante a concorrência, melhorando a margem de lucro e garantir o crescimento do negócio.
Para começar, é preciso entender que existem dois tipos de custos, os fixos e os variáveis. Por que fazer o controle destes dois formatos de custos é tão importante para o seu pet shop? Entenda!
O que são custos fixos?
Um custo fixo é o que não muda no curto prazo, mesmo que o negócio experimente alterações no seu volume de vendas ou outros níveis de atividade.
Este tipo de custo tende a ser associado com um período de tempo, tal como um pagamento em troca de um mês de ocupação do imóvel (aluguel), ou um pagamento de salário em troca de duas semanas de serviços por um empregado.
Entenda a importância de controlar o lucro por venda
Em outras palavras, um custo fixo é aquele que não se altera com o aumento ou diminuição na quantidade de bens ou serviços produzidos.
Eles são despesas que têm de ser pagas por uma empresa, independente de qualquer atividade empresarial e é um dos dois componentes do custo total de um bem ou serviço, juntamente com o custo variável.
O que são custos variáveis?
O contrário dos custos fixos são os custos variáveis, que, como o próprio nome diz, variam com as mudanças no nível de atividade de um negócio.
Dizendo de outra forma: os custos variáveis são os que variam em função do volume de produção, eles sobem com o aumento das vendas e caem quando há diminuição na movimentação da loja.
Os materiais diretos, taxas de comissão aos vendedores e prestadores de serviços de tosa, por exemplo, são bons exemplos de custos variáveis de um pet shop.
Importância do controle de custos fixos e variáveis em pet shops
Separar os custos fixos e variáveis é fundamental para a gestão do orçamento da loja. Isto porque, sabendo o que varia e o que é despesa constante, fica mais fácil planejar os investimentos e a receita – criar metas de vendas, envolver a equipe para produzir mais, traçar objetivos.
Conhecer os custos fixos também facilita no aprimoramento da previsão de receitas e despesas. Eles são importantes para a definição de preços de produtos e serviços (preços de venda) que serão passados para o consumidor.
Ter os custos variáveis bem apontados e previsíveis facilita na hora de planejar a intensidade da produção da loja. Por exemplo, para formatar a meta de venda de produtos e serviços, é preciso considerar que, alcançando esta meta, os custos variáveis com comissões aos vendedores e prestadores de serviços irão aumentar, então, é preciso planejar este investimento na hora de lançar uma oferta com descontos.
Como está o controle de custos fixos e variáveis do seu pet shop? Você tem alguma dúvida em relação a eles? Deixe um comentário!
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