A competitividade é uma das principais características do mercado nos mais variados setores e não é diferente quando se trata do pet, que é marcado por sua abrangência com serviços de estética, saúde, hospedagem, produtos, entre outras possibilidades. Entenda como se destacar no setor pet, sendo clínica veterinária ou pet shop. Esse é um dos meios amplamente visados pelas empresas para alcançar maior destaque é o marketing, tanto o tradicional quanto o digital.
Naturalmente, assim como as estratégias para alcançar mais sucesso são importantes, a preocupação com o gerenciamento adequado da empresa não deve ser negligenciada, pois o equilíbrio e conhecimento do negócio são essenciais para o sucesso, assim como o suporte de profissionais qualificados.
Os produtos e serviços nessa área apresentam cada vez mais inovações, sendo este o caso do hotel para cães, SPA, serviço específico de tosa, entre outras possibilidades cada vez mais sofisticadas e específicas para os pets. No entanto, há diferentes públicos e modelos de negócios, o que exige ainda maior cautela no modo de atuação.
O impacto do trade marketing para o mercado pet
Conforme abordado, o marketing é uma importante ferramenta para alcançar um posicionamento mais favorável em meio ao mercado pet e ao se tratar do modelo tradicional, há uma segmentação que recebe o nome de trade marketing, em que as transações comerciais dos parceiros da cadeia de distribuição recebe um grande foco. De forma mais precisa, é um processo complementar, em que o consumidor final tem maior acesso às marcas do fabricante.
Para que esse acesso seja viabilizado e as estratégias tenham resultados qualificados, é muito importante que os profissionais responsáveis busquem informações abrangentes sobre dos processos, empresa, clientes e canais de distribuição. Entre algumas dicas que podem ser seguidas, é possível citar:
- Identificar produtos e serviços de maior relevância dos distribuidores;
- Resultados do distribuidor alinhados com objetivos de venda do fabricante;
- Atenção às particularidades;
- Relações diferenciadas com parceiros.
Aspectos como esses têm grande importância para constituir uma base sólida para as estratégias de trade marketing e principalmente, para parcerias de bem sucedidas com os distribuidores. Além isso, é necessário considerar as particularidades de cada distribuidor, seja atacadista, que atua com transações de grandes quantidades ou varejistas, que atendem predominantemente pessoas físicas.
A parceria é estratégica entre o fabricante e o distribuidor, e uma vez que as particularidades devem ser respeitadas, as ações podem variar, como distribuição de amostras de lacinho de cachorro ou outro produto, participação de feiras, publicidade com apresentações multimídia, impressão de peças gráficas e visitas aos centros de distribuição e às lojas.
A conciliação entre o marketing digital e o tradicional
A aplicação adequada do trade marketing e de outras estratégias pode potencializar o desempenho da empresa no segmento e, nesse cenário, a informação apresenta grande eficácia para tornar os canais de distribuição mais atrativos e fazer com que a experiência de compra seja ainda mais positiva para os consumidores.
É algo que se enquadra também no meio digital, uma vez que a presença online tem cada vez mais importância para as empresas, principalmente para alcançar o público-alvo de diferentes formas, ter maior acesso às informações para estudar possíveis estratégias, entre outras possibilidades.
Cada produto e serviço deve ser trabalhado da maneira mais adequada, por exemplo, sobre serviços de veterinário de animais silvestres e especializações como atendimento médico veterinário, é possível dispor nas plataformas digitais informações relevantes para os clientes, trabalhar com meios estratégicos para o posicionamento em buscadores e apresentar os diferenciais em relação aos serviços para a saúde dos animais para aumentar as chances de venda.
Um equilíbrio entre ambos os meios pode ser favorável, mas cabe aos profissionais especializados definirem qual é o mais viável para cada empresa. Afinal, é ideal estudar o mercado, público alvo e contar com um planejamento minucioso. Os custos podem ser muito distintos, assim como as vantagens e desvantagens.
Ainda assim, as duas alternativas oferecem visibilidade e um grande alcance. No entanto, com o marketing tradicional é possível explorar materiais impressos, atingir um público com idade mais avançada e ser algo mais tangível. Já o digital pode apresentar resultados mais ágeis, ser mais segmentado e mensurável.
De qualquer maneira, pode-se notar que diversas técnicas de grande potencial para promover o destaque das empresas no setor pet foram apresentadas no decorrer do texto, porém, é preciso considerar que cada organização apresenta suas necessidades e consequentemente, requer um planejamento específico em prol da busca de resultados positivos. Por esse motivo, o suporte profissional tem grande importância e é decisivo para evitar prejuízos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.