Existe uma modalidade de negociação que tem ajudado empresas de micro e pequeno porte a se destacarem não só no mercado pet, como nos demais mercados. Sabe do que estamos falando? Das compras em conjunto!
E se a competitividade do setor tem sido um desafio para sua gestão, este conteúdo é para você. Isso porque, muitos negócios têm dificuldade de se destacar frente aos grandes players.
Entretanto, quando estas empresas se unem por meio das compras em conjunto, conseguem aumentar as chances frente aos grandes concorrentes!
É por isso que esta estratégia será abordada aqui no blog. Siga com a leitura e veja como se reunir com outros negócios em uma plataforma para realizar pedidos de produtos pode ser vantajoso, além de conferir todos os benefícios deste tipo de negociação!
Compras em conjunto: estratégia para crescer no mercado pet
Se alguém perguntar “como vai o mercado pet?”, a resposta não seria outra, senão “muito bem!”. Isso porque, o setor, mesmo que tenha enfrentado um ano desafiador como 2020, só tem apresentado bons resultados.
Um levantamento do Nubank, compartilhado pela Revista Veja, apontou que os clientes do banco aumentaram em 73,1% seus gastos com o mercado pet durante a pandemia. E também optaram pelas compras online para estes cuidados com os animais. Estas transações aumentaram 80% em comparação aos anos anteriores.
Além disso, segundo números do Censo Pet Brasil, compartilhados pelo Sebrae, hoje o Brasil soma 139,3 milhões de animais de estimação. Sendo assim, o país já ocupa a segunda posição entre os maiores mercados pet do mundo.
Então, o que falta para pequenos e grandes negócios acompanharem estes bons resultados? Uma resposta pode estar nas estratégias de gestão. Neste sentido, as compras em conjunto tornam-se aliadas de quem quer aproveitar oportunidades para expandir os negócios, até mesmo os focados no atendimento do público local.
Negócios unidos e que efetuam compras em conjunto realizam pedidos de produtos de forma coletiva. E, assim, alcançam preços mais vantajosos junto aos fornecedores.
Logo, isso reflete diretamente na competitividade. Acompanhe a leitura e veja tudo o que você tem a ganhar com esta modalidade de negociação.
Com as compras em conjuntos, os negócios menores se unem para atenderem ao mercado pet nacional, que soma 139,3 milhões de animais de estimação.
Negócios locais também podem aproveitar as vantagens digitais
Para começar, explicamos que as compras em conjunto são realizadas em plataformas 100% digitais. Logo, esta tendência, cada vez mais fortalecida no mercado tem funcionado não só no setor pet, bem como agregado competitividade, praticidade e agilidade às negociações de vários segmentos.
Hoje, negociar e conquistar grandes resultados na internet, conforme divulgado pela Folha de São Paulo em matéria sobre plataformas de compras em conjunto.
Um exemplo de sucesso no mercado nacional é o Pertinho de Casa, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo. Na plataforma, os vendedores cadastrados atendem negócios na região em que atuam. Os compradores, por sua vez, fazem seus pedidos pelo site. Assim, os comércios locais também têm conseguido superar as dificuldades do cenário e se conectarem às oportunidades.
Outra solução digital é o portal Apoie o Local, aberto para cadastro de vários prestadores de serviço de uma certa região. Ele atende a profissionais como costureiras, manicures, eletricistas, comerciantes em geral que, geralmente, têm como público-alvo consumidores fisicamente próximos.
É possível encontrar uma plataforma de compras em conjunto com foco no mercado pet
As plataformas de compras em conjunto conectam pet shops, clínicas veterinárias e fornecedores onde estiverem. Por isso, atendem estrategicamente os negócios menores, focados no público local.
Nelas, os lojistas informam a demanda de produtos que desejam, enquanto os fornecedores ofertam produtos que possuem. Isso gera uma grande economia em escala! Além disso, as plataformas contribuem com a redução dos custos, possibilitam melhores condições de pagamento e agregam muitas outras facilidades.
Assim, fica comprovado que a tecnologia das plataformas digitais de compras em conjunto importa na rotina dos pequenos varejistas. Quer um exemplo? A plataforma MAI, parceira do Pet Shop Control, já registrou mais de 50% de economia em escala quando usada em outros segmentos.
A tecnologia está a favor dos negócios
Logo, os negócios do mercado pet que adotarem esta tecnologia em suas realidades só têm a ganhar. Isso porque estar entre os primeiros a utilizar estas plataformas abre muitas vantagens frente à concorrência. Sem contar que não há necessidade de esperar para acessar estes benefícios em suas negociações, se você já pode contar com eles hoje!
É importante considerar que o mercado pet é bastante pulverizado. Sendo assim, a maior fatia de faturamento do setor é gerada pelas pet shops locais, dos bairros. Por isso, a tendência é que os lojistas menores se unam e se organizem para não perderem oportunidades.
Ao comprarem juntos, os empreendedores passam a ter um elevado poder de negociação em mãos, tornando-se tão grandes quanto os grandes players. E, com isso, é possível obter melhores negociações de valores, volumes e condições de pagamento.
Agora que você está atualizado sobre a tendência das compras em conjuntos para pequenos negócios, esperamos que logo tenha em mãos todas estas vantagens. E se quer ir além e faturar mais, temos um material exclusivo para você!
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