Como montar um pet shop organizado e ter sucesso?

como montar um pet shop

Quem busca ser um empreendedor de sucesso sonha com dias melhores, mais tranquilos e com tempo para curtir a vida. Isso tudo é possível.

Mas, em alguns momentos, o caminho não parece tão fácil. O tempo parece pouco para tomar conta de tudo e a quantidade de decisões a ser tomada só aumenta.

Uma boa forma de superar os obstáculos e simplificar a gestão do seu negócio é organizar o dia a dia do seu pet shop ou banho e tosa.

Separei 5 práticas que são comprovadamente úteis nessa jornada.

Então, confira abaixo as melhores estratégias para organizar o dia a dia da loja, que fará seu tempo se multiplicar!

Administre bem a equipe

Um dos principais problemas encontrados por aqueles que empreendem é a gestão de funcionários. Em alguns momentos eles não desempenham função alguma por falta de proatividade e em outros casos ficam sobrecarregados por não saber ao certo como devem proceder.

Para solucionar esse problema, um bom primeiro passo é pensar quais tarefas cada colaborador irá desempenhar e a partir daí delegar atividades. Feito isso é necessário que todos estejam aptos a realizá-las. Então, oriente de forma clara e dê autonomia a eles.

Dessa maneira a equipe entrará em sintonia e cada um fará suas atribuições com confiança e êxito, sobrando mais tempo pra você pensar e executar responsabilidades mais relevantes.

Faça o fluxo de caixa diariamente

Nada pior do que não saber em que chão se está pisando. Essa incerteza financeira traz muita dor de cabeça, crises de ansiedade e falta de tranquilidade na hora do descanso.

Uma boa maneira de resolver isso é fazer o fluxo de caixa diariamente. É a melhor forma de monitorar a real situação financeira da pet shop.

Assim você terá o balanço monetário de seu negócio. O controle financeiro é vital para saber o que pode surgir nos próximos meses em termos econômicos, evitando surpresas indesejadas.

Invista em um leitor de código de barras

Algumas pet shops não contam com muitos funcionários, então o atendimento ao cliente deve ser bem planejado para não deixá-los esperando ou sobrecarregar algum funcionário ao ponto de comprometer a qualidade do serviço.

Isso acontece muito quando, por exemplo, algum cliente está realizando uma compra de diversos produtos (ração, brinquedos, biscoitos, etc) e ao mesmo tempo adentra a loja um outro cliente com um animal doente necessitando atendimento.

O funcionário leva alguns minutos até registrar todos os produtos pretendidos pelo cliente, gerar a nota fiscal, realizar o pagamento e então ficar livre para atender o próximo.

Uma boa forma de solucionar esta situação é instaurar um leitor de código de barras que identifique todos os produtos vendidos na pet shop.

Assim o processo de compra de produtos será otimizado, sobrando mais tempo para o funcionário atender outras demandas. Caso contrário, você, que provavelmente estará ocupado com tarefas maiores, terá de parar e atender este cliente com receio de que ele fique com uma má impressão de seu estabelecimento.

Outro benefício desta estratégia é a de que o estoque será mais facilmente controlado, uma vez que tudo estará informatizado, e a baixa do produto será dada no ato da venda.

Fidelize seus clientes

Outro fator que tira o sono daqueles que empreendem é o “amanhã”. Para conseguir relaxar e curtir o tempo de folga tranquilamente é necessário que se tenha uma perspectiva positiva em relação à situação financeira da pet shop nos próximos meses.

Uma boa maneira de garantir aquilo que já vem dando certo é criar a fidelização dos clientes que costumam consumir os produtos e serviços oferecidos pela pet shop.

Crie programas de fidelidade, promova descontos àqueles que são seus melhores clientes.

Outra boa ideia é criar um cadastro com todos aqueles que passam pelo seu negócio. Assim será possível enviar emails, promoções e agendar consultas via internet.

Alguns tipos de serviços têm periodicidade e devem ser realizados com certa frequência. É o caso de tosas, vacinas e checkups.

Você deve pré agendar esses próximos serviços assim que concluí-los, pois aumentará a taxa de retorno, mantendo o cliente dentro do seu serviço.

Implemente sistemas de tele busca e tele entrega para pet shop

Um fator que pode atrapalhar o cronograma diário da pet shop é receber muitos animais num mesmo horário, seja para atendimento veterinário, seja para atendimento estético.

É possível até que em razão do número excessivo você tenha que rejeitar um cliente ou outro, o que não seria nada bom para relação entre o seu estabelecimento e o consumidor.

Uma boa maneira de organizar isso e ainda oferecer um serviço de praticidade para o seu cliente é o serviço de tele busca e tele entrega. Com este tipo de serviço você pode pré-agendar as consultas minimizando o risco de receber uma super demanda num dia só.

Evita também o constrangimento de dizer não para algum cliente.

É uma maneira de rentabilizar ainda mais o seu negócio, pois assim como você busca por tempo livre, seus clientes também. Eles ficarão muito contentes em poder contar com aquele tempinho que levariam indo levar e buscar seus pets até a loja.

Hoje em dia alguns softwares já foram desenvolvidos nessa área e facilitam muito a vida de quem gere um estabelecimento como as pet shops.

Se você pretende ter mais praticidade em sua gestão, conheça o Pet Shop Control.

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1 thought on “Como montar um pet shop organizado e ter sucesso?

  1. Muito bom!
    Um dos melhores que li, dicas com muito valor e muita verdade.
    Parabéns!

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