Venda de Ração: Como calcular o preço a granel?
O primeiro passo para ter uma pet shop lucrativa é precificar os produtos da forma correta!
A venda de ração pode ocorrer em vários formatos e isso vai influenciar no seu faturamento mensal. Você pode vender os pacotes lacrados, como recebido pela distribuidora, ou então fracionar e vender por kg / peso. Os pacotes fechados de fábrica são mais caros para o consumidor do que a granel, isso porque o preço de aquisição com o fornecedor pode ser até 50% maior para o lojista. Essa venda a granel pode ser feita na quantidade que o cliente quiser ou em quantidades predeterminadas, exemplo: saquinhos com 500g ou 1kg.
Mas, como precificar corretamente a ração?
Para vender ração a granel ou ensacada é importante ter atenção ao processo de precificação para não perder dinheiro. Claro que o preço de compra influencia muito no preço final do produto, mas esse não é o único custo que você deve levar em consideração:
- Contabilize o frete dos produtos
- O tempo gasto na organização no estoque
- Valores cobrados pelos seus concorrentes
- Impostos gastos para o funcionamento do seu pet shop
- Despesas gerais (pagamento de funcionários, energia elétrica, aluguel, etc.)
Supondo que você adquira um saco de ração de 12kg com seu fornecedor por R$110, pague um frete de R$1,00 por saco, gaste 10min do tempo de trabalho do seu funcionário que corresponde a R$1,50 e tenha um custo de R$20 com as outras despesas, isso totalizará um gasto de R$132,50.
Sabendo que seus concorrentes cobram por essa ração entre R$205 e R$210, você pode definir um preço de R$200, criando competitividade e ainda assim garantindo uma margem de lucro saudável para esse tipo de produto.
Atenção! Fatores que influenciam sua Margem de Lucro
Além da forma que você comercializa seus produtos, existem outros fatores que impactam diretamente na lucratividade da sua pet shop. Para ajudar nesse processo, trouxe alguns aspectos que você precisa considerar:
• Fornecedores
A busca por fornecedores de ração não é uma tarefa tão simples já que existe muita variação de preços entre fabricantes e distribuidores.
Selecione pelo menos cinco opções e faça um comparativo de preços, sempre levando em consideração as marcas comercializadas e a reputação da empresa.
• Preço de mercado
O preço de mercado é a referência de valor final que você terá para precificar o produto. A escolha do bairro e da localização irão influenciar diretamente nisso.
Pet shops em bairros mais nobres tendem a cobrar de 10% a 30% mais e está tudo bem pois esse público está disposto a pagar mais. Não esqueça que preço é valor percebido, portanto, se sua pet shop estiver localizada em um bairro nobre e seu público pertencer a uma classe mais alta, oferecer produtos com preços muito mais baixos que os concorrentes próximos a você pode desqualificar seu negócio e (por mais estranho que pareça) fazer você perder vendas!
• Transporte do produto
Algumas fábricas e distribuidoras cobram preços altíssimos para transportar a ração até seu estabelecimento e você precisa ficar ligado nisso!
Lembre-se que cada centavo que você perde fará diferença na sua receita ao final do mês.
Vamos começar a lucrar?
Com a venda de ração em pacote, sua margem de lucro será, em média, de 20% a 40%, já na venda a granel sua margem sobe para 50% a 100% de lucro, por isso esse formato é muito mais benéfico ($$$) para ambas as partes – lojista e cliente.
Mas atenção: Como o alimento passa muito tempo exposto, é importante controlar a incidência de sol e umidade nos produtos disponíveis para venda a granel. Caso contrário pode causar a proliferação de microrganismos invisíveis a olho nu.
Dica importante 1: Quanto mais rotatividade a venda de produtos a granel da sua pet shop tiver, melhor será, já que os alimentos ficarão menos tempo estocados.
Dica importante 2: Não esqueça de acompanhar a validade de cada item, para isso você pode contar com ferramentas de gestão que permitam o registro e acompanhamento destas informações. Sabe onde encontrar isso? No Pet Shop Control!
No Pet Shop Control você pode cadastrar seus produtos e especificar o formato de venda. No cadastro a granel, você escolhe uma unidade de medida (quilo, grama, miligrama, etc.), define o preço e o produto estará pronto para ser vendido a granel ou fracionado. O sistema calcula o preço final no momento da venda (após pesagem) e atualiza automaticamente as quantidades disponíveis em estoque. Legal, né?
Experimente Grátis o sistema por 7 dias, isso mesmo, sem custo e sem compromisso, você só precisa clicar aqui para se inscrever e em instantes já poderá começar a usar.
Agora que você já sabe como funciona a precificação para vender ração a granel e que pode contar com a inteligência do sistema Pet Shop Control para facilitar seu processo de venda, é só correr atrás de bons fornecedores para ver seu pet shop lucrando muito!
Espero que o artigo tenha ajudado, estou na torcida desde já.
Até mais, nos vemos no Pet Shop Control!