Como a economia em crise afeta o mercado de pet shops?

Economia em crise já se tornou um assunto cotidiano. Seja em âmbito mundial ou olhando apenas para o mercado nacional, é difícil encontrar alguma previsão otimista: o PIB brasileiro neste ano tende a cair 0,9%. Apesar disso, nem todos os setores do mercado são afetados da mesma maneira, e um que está conseguindo manter o desempenho é o de pet shops, com crescimento aproximado de 14% ao ano, segundo o Sindpet do Distrito Federal.

Crescimento do mercado de pet shops atrai empreendedores

Como aponta Fernando Toniol, presidente do Sindpet DF, em entrevista à revista Negócios Pet, o mercado de pet shops sempre se destacou no cenário nacional e atualmente apresenta um crescimento acelerado: esse é o tipo de característica que atrai empreendedores e novos profissionais, mas é preciso ter cuidado. Segundo o executivo, as pessoas são atraídas para o mercado muitas vezes pensando que o investimento é baixo, a operação é fácil e os rendimentos são altos, só que não é bem assim. Não só o aperto econômico que enfrentamos neste ano, mas também a crise no abastecimento de água em São Paulo são características que agravam a dificuldade de se ter um pet shop, e para ter sucesso em um mercado crescente e concorrido, é necessário profissionalismo.

Estratégias para aumentar as vendas em pet shops

Dedicação e profissionalismo sempre são uma receita pro sucesso

Apesar do sucesso do mercado de pet shops ir contra a maré da recessão, é sempre bom lembrar que este ainda é um setor de serviços não essenciais. Ou seja, o dono de um cãozinho até pode deixar de levá-lo pra tomar banho alguns meses, mas ele não pode deixar de comer, então qual seria seu primeiro sacrifício, caso ele precisasse economizar dinheiro?

É importante que os trabalhadores de pet shop consigam oferecer serviços básicos com eficiência e profissionalismo. Assim, mais clientes se sentirão encorajados a reservar um pouco do orçamento para cuidar de seus animais.

Além disso, o em crescimento atrai novos profissionais, o que significa maior competitividade. É nessa hora que pesa não só um bom trabalho com os animais, mas torna-se necessário também conhecimento de gestão. É importantíssimo gostar do que faz e o carinho pelos animais, mas não se pode esquecer as questões administrativas envolvidas em um empreendimento do ramo. Controle do fluxo de caixa, gestão de pessoal e relações humanas são elementos que existem em qualquer tipo de empresa, das multinacionais às menores pet shops, portanto é preciso atenção.

Como driblar a queda do movimento nas pet shops

A crise afeta todo mundo

Não é só porque o setor pet consegue manter seu crescimento que ele passa ileso pela crise econômica que o país enfrenta. Os produtos e serviços ficam mais caros e os clientes começam a segurar mais as suas despesas. Os profissionais que não estiverem preparados vão acabar sentindo o peso da recessão, não importando o sucesso do mercado.

E você, já sabe o que vai fazer para enfrentar a crise econômica? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

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7 thoughts on “Como a economia em crise afeta o mercado de pet shops?

  1. Oi meu nome é Rodrigo tenho um pet shop com banho e tosa que é o carro chefe do negócio. Também e estou passando pelos mesmos problemas citado acima, no meu caso meus clientes estão mudando para outros pet shop por outros que cobrem mais barato, a questão é que não posso diminuir os nossos custos, trabalhamos com os melhores produtos do mercado. Pensei durante estes últimos meses em bolar promoções e dar brindes ou fazer anúncios de baixo custo para atrair novos clientes, ou como passar para os clientes que trabalhamos com groomers com muita experiencia e não tosadores que estão começando a pouco tempo, a questão é que não sei exatamente como fazer ou o que me daria o melhor resultado.

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    1. Olá Rodrigo,

      Nossa sugestão sempre é fidelizar o seu cliente, você tem certeza que seu cliente está indo para outra pet shop apenas por ser mais barato?

      Procure conversar com seu cliente e entender o que é importante para ele. As vezes ele está insatisfeito com algo e por não ter um relacionamento muito bom na pet, ele acaba não te contando o que está chateando ele.

      Leia nossos artigos sobre relacionamento com o cliente, temos muitas dicas para fidelizar eles.

      Abraço

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  2. Tenho a pretensão de abrir um pet shop virtual. Teria alguma dica de como começar?

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    1. Olá Tatiana!

      Temos um e-book que fala exatamente as dicas para começar um novo negócio.
      Abaixo o link para download.
      http://informatizacao.petshopcontrol.com.br/ebook-quero-abrir-meu-petshop

      Abraço

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  3. Gostei muito desta postagem e como o assunto foi abordado,

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  4. Olá, Gostei muito da matéria, gostaria de uma certa ajuda em questão a meu pet shop relacionado a esta crise econômica e de água,

    Bom, o meu pet shop já não fica tão bem localizado em meu bairro, tendo esta matéria como tese, abriram mais dois pet shops em meu bairro, desde então ocorreu uma trágica caída em meus clientes, e com a crise diminui mais, e inda tem esta questão do racionamento de água, bom ou seja eu venho tentando salvar o meu pet shop a uns 3 meses e atualmente ele está praticamente morto, com algumas dividas e passando por estes problemas… Estou procurando loucamente meios e formas que teria para poder salvar o meu negócio, bom ,se alguém puder me ajudar, serei muito grato.

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    1. Obrigado pela sua resposta!

      Willian, o mais importante nesse momento é saber os motivos pelo qual essa queda na clientela aconteceu. Você comentou que abriu 2 novas pet shops em seu bairro e esse é um dos motivos, porém você sabe o que eles oferecem para o cliente que é diferente do que você oferece? Por qual motivo eles optaram por mudar de pet shop? Esse é um começo para você, pesquisar o motivo pelo qual eles trocaram o seu pet shop por outro.
      Outro ponto que você precisa saber é investimento, você sabe onde você ganha dinheiro e onde não ganha? sabe exatamente qual o percentual de lucro que cada um dos seus setores te dá? Se você sabe essas informações está investindo no setor correto? Pergunto isso porque muitas vezes os empresários acham que basta ter um faturamento alto e esse é o setor que mais te dá lucro, na verdade o importante nesse caso é o valor percentual, você precisa saber exatamente quanto cada setor te dá de retorno e assim saberá onde investir.
      Um terceiro ponto é, qual as ações que você fez para que esses clientes voltassem? Não falo em relação a redução de preços ou coisa do tipo, falo em ações que façam o cliente se sentir parte da sua família, aqui no Pet Shop Control falamos sempre em relacionamento, isso é uma das peças fundamentais para o seu negócio dar certo. Você lida com um dos bens mais preciosos para o cliente, seu bicho de estimação, então para ele se sentir a vontade na sua pet shop você precisa tratar ele como o seu bem mais precioso.
      Tenho a certeza que respondendo estes questionamentos você vai conseguir nortear o seu caminho.
      Quanto ao racionamento de água, infelizmente não tenho muito o que te sugerir, mas você pode buscar ideias para o reaproveitamento de água e com isso diminuir o seu prejuízo.

      Um abraço e fico a disposição.

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