Cinco maiores desafios para pet shops

As pet shops são empreendimentos promissores e o número deste tipo de empresa tem aumentado radicalmente nos últimos anos, isto porque os bichinhos de estimação merecem atenção especial, afinal eles fazem parte da família. Como em qualquer ramo, para empreender nessa área é preciso seguir um plano de negócios e estar preparado para vencer os obstáculos.

Pensando nisso, listamos os cinco maiores desafios na gestão de uma pet shop com dicas para manter o sucesso e garantir o crescimento do empreendimento. Confira.

Como planejar 2016 e acelerar o crescimento do seu Pet Shop

1- Manter organizada a equipe de trabalho

Apesar do trabalho com animais ser gratificante, manter a organização e motivação da equipe de trabalho é um desafio para o empreendedor. Lembre-se que as pessoas precisam ser reconhecidas, e mesmo que este tipo de trabalho seja bacana, a sua equipe precisa estar engajada e atuando de forma eficiente.

Alguns pontos ajudam nesta missão, como o gestor ser acessível e saber ouvir, realizar reuniões entre as equipes dentro e fora do ambiente de trabalho, que deve ser leve e agradável, disponibilizar capacitações e treinamentos, reconhecer o bom desempenho e usar sistemas informatizados para facilitar o trabalho do pessoal.

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2- Controle das finanças

Uma administração financeira deficiente leva a empresa à falência, por isso é necessário manter um controle com planilhas, gráficos e documentos. Todas estas ferramentas permitem que você possa comparar o desempenho da pet shop de um período ao outro e detectar possíveis falhas e pontos a melhorar. Para que este controle financeiro seja mais eficiente e eficaz, o uso de programas específicos para pet shops auxilia você a lidar melhor com os números, obtendo resultados mais fiéis.

3- Identificar as necessidades dos seus clientes

Não é porque você já está no mercado há um bom tempo que deve abrir mão de saber o que os seus clientes precisam da sua pet shop. Faça uma pesquisa entre eles, em tom de conversa, busque saber se estão satisfeitos com o serviço prestado e com os produtos vendidos. Insira a sua equipe nesta empreitada, solicite a colaboração de todos para sentir as necessidades dos clientes.

Fidelizar o cliente controlando seu consumo

O mundo muda, as necessidades são alteradas, os clientes demandam mais opções de recursos. Tendo em vista estes aspectos, é fundamental que você esteja atento à forma como essas novas necessidades serão atendidas.

4- Sistematizar os processos

Com o dia a dia corrido, os avanços tecnológicos e o crescente desenvolvimento da tecnologia da informação, faz-se imprescindível contar com sistemas informatizados. A importância destas ferramentas está na praticidade e precisão na interpretação de dados, extremamente necessários para manter o funcionamento da pet shop. 

Imagine o tempo que você precisaria para preencher os dados dos seus clientes e dos pets se não fosse o auxílio de um sistema?

5- Tornar a pet shop conhecida

Invista na divulgação da sua empresa, gerencie o Marketing com a mesma força e dedicação que você destina à área financeira.

Se você está começando a sua pet shop, faça uso de folders e panfletos. Caso já tenha uma clientela bem formada, aposte em newsletters, foque no contato direto com o seu cliente.

Para não deixar a peteca cair, é preciso prestar atenção na gestão e vencer esses cinco desafios e outros que se apresentarão com o tempo. Com dedicação e conhecimento de mercado e do seu cliente, metade do caminho para o sucesso do empreendimento já está traçado.

E você, já sabe quais são os seus principais desafios na pet shop? Deixe aqui o seu comentário.

 

 

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1 thought on “Cinco maiores desafios para pet shops

  1. Olá,
    Adorei o site de vocês.
    Estou pesquisando sobre o assunto pois pretendo abrir um pet Shop em minha cidade, pois na há nenhum e vejo a oportunidade desse novo negócio.
    Me interessei pelo produto de vocês, porém ainda estou fazendo pesquisa de mercado para montar o meu plano de negócios.
    Com certeza será uma boa aquisição para a mina futura empresa.
    Abraço

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