Entender como funciona o lucro da sua pet shop é o primeiro passo para saber quais atitudes tomar para aumentar o faturamento da sua loja.
Afinal, como em todos os negócios, você possui produtos que têm uma margem maior e outros com margem menor. E sua loja precisa ter um lucro mínimo para poder funcionar bem e crescer sustentavelmente.
A questão é: você sabe exatamente quanto precisa vender para ter um lucro na pet shop suficiente para pagar as contas, poupar e investir? Esse ciclo é a chave para ter uma pet shop de sucesso.
Não ter um controle administrativo tanto do lucro quanto do faturamento é como navegar sem bússola. É impossível saber em qual direção seguir.
Por isso, preparamos esse texto com dicas e fórmulas para você calcular certo o lucro da sua empresa pet.
Se tiver qualquer dúvida, vá ao fim da página para deixar um comentário.
Boa leitura!
Como calcular a margem de lucro do Pet Shop

Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), em 2017 o mercado pet cresceu +7,9%, chegando a incrível marca de R$ 20,3 bilhões. Sim, é muito dinheiro.
Você sabe determinar qual foi a sua fatia desse montante? Se não, vamos te dizer que deveria e vamos lhe ensinar como.
Ter esse dado é uma das garantias que você está no controle do seu negócio, evitando ficar no vermelho sem sequer saber.
Mas explicando de forma clara: o lucro é o quanto um investimento retorna de dinheiro ao empresário pet descontados todos os custos. E você precisa que todo o capital investido traga algum retorno mínimo mensal.
As fórmulas básicas:
Lucro bruto = receita total – custos/despesas
Lucro líquido = lucro bruto – impostos e taxas
Agora aprenda a calcular a margem de lucro do pet shop com as dicas a seguir:
Saiba quanto precisa lucrar
O começo se dá na sua meta de margem lucro. Para chegar nesse número faça um exercício de engenharia reversa.
Qual é o seu custo mensal incluindo tudo o você tem de gastos para manter seu negócio aberto hoje. Considere, por exemplo, os impostos, funcionários, aluguel, água, luz seu salário, empréstimos, fornecedores e etc?
Para chegar a esse número você deve considerar todas suas despesas.
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Agora divida esse valor por vendas e saiba quanto deve ser o valor médio por venda a cada compra dos seus clientes. Tenha em mente que esse deve ser um valor real. Com base nisso, você sabe que esse valor é o mínimo para pagar as contas.
Você deve ir além desse número para ter um lucro real e poder reinvestir na sua loja. No mundo das aplicações financeiras, 1% de lucro ao mês é uma margem segura de conseguir. O seu negócio, por ter mais riscos, precisa faturar pelo menos dez vezes essa margem.
Exemplificando:
Hipoteticamente, vamos dizer que seu custo mensal para deixar o negócio funcionando, que é chamado também de Ponto de Equilíbrio (PE) são de R$5.600,00.
E o número de vendas que você faz por mês são em torno de 300. Isso significa a quantidade de vezes que seus clientes compram com você.
Com isso, o valor mínimo de gasto, ou seja, o ticket médio do seu cliente precisa ser maior que R$18,66 para que você consiga cobrir seus custos.
Claro que, vale ressaltar, que neste caso estamos falando do mínimo necessário para manter seu negócio, não o lucro.
Entenda a formação do preço de vendas
Você já sabe quanto precisa lucrar no mínimo por mês.
Agora para chegar até o número de venda, existem dois caminhos apenas:
- Vender muito por um preço popular e competitivo; ou
- Vender menos por um preço mais elevado.
Para seguir a opção menos trabalhosa e mais lucrativa, você precisa agregar valor ao seu negócio e isso tem a ver com o seu posicionamento de mercado. Muitas marcas posicionam-se como mais caras, mas com mais qualidade em tudo.
Enfim, a formação do preço de vendas deve cobrir todos os custos do negócio como:
- Contas fixas como água, luz, funcionário, entre outros;
- Custo do produto cobrado pelo fornecedor;
- Contas variáveis como tributos, comissões, insumos;
- Reserva de emergência da loja; e
- Lucro.
Conquistar e fidelizar um cliente é caro e você não pode abrir mão dele. Por isso, cobrir algumas promoções como essas é vital.
O que fazer para aumentar a margem de lucro?

De maneira simples, o lucro é o valor de um produto menos o custo para vendê-lo.
Então, você só pode trabalhar em duas frentes para aumentar a sua margem de lucro. Ou cobra mais caro, e para isso deve aprender a agregar valor na venda, ou diminui seus custos.
A melhor forma de cobrar mais caro é agregando qualidade na sua loja. Isso pode vir com uma redecoração e organização da loja, treinamento de funcionários para aumentar a qualidade do atendimento, novos serviços mais especializados, mais marcas no portfólio, etc.
É possível tomar uma terceira atitude que impactará na margem geral de lucro do pet shop: criar e aplicar técnicas que farão você atrair mais clientes, retê-los e ainda adotar estratégias para que comprem mais a cada visita.
Como visto, mudar o layout da loja, colocando os produtos de maior margem ao alcance do cliente e produtos de maior saída no fundo da loja, fazendo o cliente percorrer ela e ver mais produtos, são algumas atitudes que podem ajudá-lo.
A vitrine também precisa ser renovada pelo menos uma vez por semana. Isso mostra como a sua loja está sempre se renovando. E que, sempre que o cliente for visitá-la, vai se deparar com alguma novidade.
Além disso, aproveite e abuse de datas temáticas para investir no relacionamento com seu cliente. Se utilize do natal, páscoa, Halloween, dia das mães para melhorar sua decoração e fazer promoções temáticas.
Veja mais ideias de marketing para pet shop em nosso blog.
Conclusão

Em resumo, o lucro do pet shop passa por uma série de fatores importantes para a sua loja. Para conseguir reduzir os custos e entregar o melhor serviço disponível na comunidade, você precisará do envolvimento de toda sua equipe.
Então, repasse esse artigo para eles e explique como é importante o trabalho como um time para que a margem de lucro do pet shop suba. Se possível, estabeleça metas e recompense a equipe de acordo com as vitórias diárias.
Continue aprendendo em nosso blog sobre como controlar e gerir o seu negócio com sucesso:
- Preço de venda de serviços para pet shop: você está calculando certo?
- Instagram para pet shop: como bater boas fotos e ter um perfil sensacional
- Como motivar funcionários de pet shop para aumentar a produtividade
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Boa noite.
Qual em média (%) eu consigo de lucro na venda de ração?
Grato.
Oi, Laercio. Tudo bem? Bom, o ideal não é você se basear por média. Afinal, o lucro do seus produtos devem conter uma série de fatores, como: despesas fixas, custos variáveis, impostos e entre outros… E como nenhum negócio é igual ao outro, usar uma receita de bolo pode não dar certo. Você deve obter suas informações internas e só assim saber qual margem de lucro você pode aplicar sobre seus produtos. Nesse post aqui você encontra como calcular a margem de lucro dos seus produtos: https://petshopcontrol.com.br/blog/controle-financeiro-pet-shop/ Espero que te ajude!