Automação de Processos: Como ela te leva ao sucesso!

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter SUCESSO é ainda mais difícil. Mas, existem alguns papos e métodos que podemos adotar e a automação de processos é um deles.

Porém, se existe um mercado cheio de oportunidades, esse mercado é o PET. Há espaço para todos nesse meio e o que diferencia uns de outros é a forma como se administra o negócio.

É sabido que uma micro empresa dificilmente vai começar um negócio com seus processos totalmente automatizados. Afinal isso tem um valor de investimento que nem sempre está disponível no começo da caminhada.

O que vamos debater agora é como e por que essa automação de processos facilita o alcance do SUCESSO!

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Podemos combinar assim: vamos usar exemplos práticos do dia-a-dia de vocês e comparamos as principais diferenças entre cada uma das etapas, quais as vantagens e desvantagens de cada processo, ok?!

Vamos lá com a automação de processos!

Processos que envolvem os clientes

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Toda empresa inicia pelo processo de cadastro de cliente.

Digamos que você abriu a empresa hoje e seu primeiro cliente entrou na loja. Você atendeu ele, vendeu alguns produtos, fez um banho com hidratação e o cliente adorou o atendimento.

Você vai anotar em um papel tudo o que aconteceu com seu primeiro cliente e também que ele reagendou um outro serviço para daqui há 15 dias.

Passada essa primeira semana, notamos que a inauguração da loja foi um SUCESSO, bem melhor do que esperava e com muitos, mas muitos clientes satisfeitíssimos com o primeiro atendimento.

Agora é a hora de continuar com esse sucesso todo, e aquele seu primeiro cliente voltou para ser atendido conforme havia remarcado.

Então ele chega na sua loja e solicita o mesmo serviço que fez na última visita, diz que vai levar os mesmos produtos e que ainda vai aplicar a primeira dose da poli.

Agora quero que você imagine ou pense, caso já tenha passado por isso, quanto tempo você perdeu até atender a todos os pedidos desse único cliente.

Será que conseguiu achar todas essas informações?’

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É bem provável que você não ache tudo o que aconteceu na última visita desse cliente.

Mas vamos dizer que você achou todas as informações.

Quanto tempo você perdeu até encontrá-las?

Imagine esse tempo perdido multiplicado pelo número de clientes que entram em sua loja todos os dias.

Será que é possível manter uma empresa de SUCESSO com controles assim?

Agora pense: e se todo esse processo for automatizado. O que aconteceria?

Você poderia fazer o cadastro desse cliente logo na primeira visita e lá já estaria tudo registrado.

A partir do momento em que ele retorna à sua loja, você já identifica nesse cadastro todos os produtos vendidos e procedimentos estéticos que foram realizados.

E você provavelmente só precisará de 3 cliques para descobrir tudo isso!

Agora me responda: qual a chance de alguém obter SUCESSO trabalhando dessa forma?

Processos que envolvem os produtos

Podemos dizer empresas sem automação de processos não consegue controlar estoque, vendas, caixa e outras coisas. É possível, sim, controlar isso tudo no papel. Afinal, antes do computador, era assim que se fazia.

Mas que tipo de resultados você vai obter, no fim das contas?

Claro que tudo isso é possível com controles bem organizados e específicos.

Mas quanto tempo se perde pra isso? Quando falamos em tempo, falamos em dinheiro… Afinal, tempo é, sim, dinheiro!

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Vamos imaginar esse processo.

Você pega sua nota fiscal com 150 produtos para dar entrada e nenhum deles está cadastrado em lugar algum. Você pensa: “Terei que manualmente anotar em algum lugar ou cadastrar em algum sistema ou planilha todos esses produtos”.

Vamos pensar que, em média, para anotar ou cadastrar um produto automaticamente eu demore em torno de 5 minutos.

Multiplicando isso por 150, dá um total de 750 minutos. Ou seja: mais de 2 horas de puro trabalho braçal para fazer um mero cadastro de produtos.

Com essa automação de processos, você vai demorar em torno de 5 minutos para cadastrar todos os 150 produtos da nota.

Você pode até ir somando quantos pedidos vai ter que fazer no mês e quantas horas você vai perder no mês somente nesse processo. Acrescente depois as horas do outro tópico e me diga: tem como ter SUCESSO sem a automação de processos?

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Processos administrativos e financeiros

Já vimos que é possível ter um controle dos clientes no chamado “caderninho”, mas que isso pode trazer vários problemas.

Notamos também que é muito menos possível ter um controle em cima dos produtos, que além de ter diversos problemas, o “tempo” perdido inviabiliza qualquer chance de ter sucesso.

Sobra muito pouco tempo para fazer uma boa gestão administrativa e financeira.

Por sinal, o gerenciamento administrativo e financeiro feito no papel funciona como?

Você controla num caderno os vales de funcionários. Se precisa pagar comissão pra ele por algum serviço ou produto tem que ter isso anotado pra não errar.

Se algum cliente ficou lhe devendo, você precisa ter uma caderneta com tudo isso anotado e lembrar bem do rosto do cliente para conseguir cobrar quando ele voltar.

Enfim, poderia ficar aqui dissertando horas sobre o que você faria, mas note que apenas nesses exemplos as chances de erro são enormes!

Com a automação de processos você tem todas essas informações na hora em que quiser, da maneira que quiser e onde quiser.

Um software pode deixar todos esses processos alinhados, para que essas informações sejam acionadas da maneira mais simples e prática. Basta ter um sistema de confiança, capaz de fazer tudo isso.

A automação de processos, administração, comunicação, relacionamento com o cliente, financeiro e outras áreas permite que as operações sejam muito mais rápidas e precisas.

Com uma gestão dinâmica, os erros praticamente desaparecem.

Se o software ajuda nos processos, quer dizer que muitas etapas não vão precisar do contato humano. Logo os custos com equipe e impostos também diminuem.

Aqui está o grande segredo para a conquista do SUCESSO.

A maioria dos empresários vê a automação dos processos como um custo, mas na verdade é um INVESTIMENTO, que dependendo do que você está disposto, pode ser em curto, médio ou longo prazo, a única garantia é que VAI DAR CERTO.

O que você não pode é ficar parado no tempo.

Invista e qualifique-se. A concorrência está aí e seus clientes estão prontos para ir aonde se sintam melhor.

Já fiz várias perguntas nesse post, mas o que eu quero mesmo é que você responda, por e-mail ou até mesmo aqui nos comentários, dizendo como você faz hoje, onde você quer chegar e quais ações você tá fazendo pra alcançar o SUCESSO que espera.

Vou ficar ansioso aguardando a resposta de vocês.

Um abraço.

Leia também: Banho & Tosa ou Estética? Custos!

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