Análise SWOT: como aplicá-la no seu pet shop

Análise SWOT pet shop

Criada nos anos 1960 por pesquisadores da Universidade de Stanford, a matriz SWOT é um método de análise de forças e fraquezas internas e externas de uma empresa e serve para identificar oportunidades e pontos de melhoria.

SWOT é o acrônimo das palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Ao criar uma matriz SWOT, a empresa está fazendo um mergulho na sua realidade e levantando o maior número possível destes itens.

Com isso, consegue fazer uma análise interna mais relevante e também avaliar o que não está sob seu domínio, o ambiente externo.

Razões para usar a matriz SWOT em seu pet shop

Um pet shop já em operação pode usar a matriz SWOT a qualquer momento para avaliar um ambiente em mudança e responder de forma proativa. Ela é, na verdade, uma forma de revisão estratégica e deve ser aplicada ao menos uma vez ao ano.

Um outro olhar de empreendedor

Caso o pet shop esteja ainda na fase de planejamento, a matriz SWOT pode fazer parte deste momento, pois ajuda a pensar sobre o novo negócio e a colocá-lo no caminho certo, evitando inúmeras dores de cabeça mais tarde.

Como fazer análise SWOT em seu pet shop?

Para obter os resultados objetivos e mais completos, a análise SWOT deve ser realizada por um grupo de pessoas com diferentes perspectivas e participações dentro do pet shop. Todo o gerenciamento, vendas, atendimento e até mesmo clientes podem contribuir com suas visões.

Além disso, o processo de análise SWOT é uma oportunidade de trazer a sua equipe e incentivá-la a participar da estratégia do negócio.

Você pode fazer de uma forma gráfica: dividir quatro espaços de uma folha, por exemplo, em ‘forças, fraquezas, oportunidades e ameaças’, ou então, montar uma planilha.

analise swot

Em seguida, todos os envolvidos devem opinar sobre cada um dos itens para que você faça a listagem.

Alternativamente, você pode pedir aos membros da equipe para completar individualmente a matriz SWOT, e, em seguida, reunir-se para discutir e compilar os resultados.

Ao final, todos devem chegar a um acordo sobre quais os fatores mais relevantes para trabalhar sobre eles.

Plano de negócios para pet shop: por que ter e como fazer

Quando terminar o brainstorm, crie uma versão final priorizada de sua análise SWOT, listando os fatores em cada categoria. Vá da prioridade mais alta no topo até a mais baixa na parte inferior.

Depois de ter identificado e priorizado os resultados da sua análise SWOT, você pode usá-los para desenvolver estratégias de curto, médio e longo prazo para o seu negócio. Afinal, o verdadeiro valor deste exercício é usar os resultados para maximizar as influências positivas sobre o pet shop e minimizar os negativos.

Desenvolva planos de ações para intensificar os pontos fortes e mitigar as fraquezas. Defina o que fazer para tirar proveito das oportunidades e como trabalhar para que as ameaças não se tornem problemas reais.

Periodicamente, você e sua equipe devem se reunir para apresentar os resultados das ações que foram definidas.

O ideal é que isso seja feito ao menos uma vez ao mês.

Você já adota algum método de análise de negócio no seu pet shop? Gostou da matriz SWOT? Conte pra gente pelos comentários.

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