Criada nos anos 1960 por pesquisadores da Universidade de Stanford, a matriz SWOT é um método de análise de forças e fraquezas internas e externas de uma empresa e serve para identificar oportunidades e pontos de melhoria.
SWOT é o acrônimo das palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Ao criar uma matriz SWOT, a empresa está fazendo um mergulho na sua realidade e levantando o maior número possível destes itens.
Com isso, consegue fazer uma análise interna mais relevante e também avaliar o que não está sob seu domínio, o ambiente externo.
Razões para usar a Matriz SWOT em seu pet shop
Um pet shop já em operação pode usar a matriz SWOT a qualquer momento para avaliar um ambiente em mudança e responder de forma proativa. Ela é, na verdade, uma forma de revisão estratégica e deve ser aplicada ao menos uma vez ao ano.
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Caso o pet shop esteja ainda na fase de planejamento, a matriz SWOT pode fazer parte deste momento, pois ajuda a pensar sobre o novo negócio e a colocá-lo no caminho certo, evitando inúmeras dores de cabeça mais tarde.
Como fazer Análise SWOT em seu pet shop?
Para obter os resultados objetivos e mais completos, a análise SWOT deve ser realizada por um grupo de pessoas com diferentes perspectivas e participações dentro do pet shop. Todo o gerenciamento, vendas, atendimento e até mesmo clientes podem contribuir com suas visões.
Além disso, o processo de análise SWOT é uma oportunidade de trazer a sua equipe e incentivá-la a participar da estratégia do negócio.
Você pode fazer de uma forma gráfica: dividir quatro espaços de uma folha, por exemplo, em ‘forças, fraquezas, oportunidades e ameaças’, ou então, montar uma planilha.
Em seguida, todos os envolvidos devem opinar sobre cada um dos itens para que você faça a listagem.
Alternativamente, você pode pedir aos membros da equipe para completar individualmente a matriz SWOT, e, em seguida, reunir-se para discutir e compilar os resultados.
Ao final, todos devem chegar a um acordo sobre quais os fatores mais relevantes para trabalhar sobre eles.
Plano de Negócios para Pet Shop: Porque ter e como fazer
Quando terminar o brainstorm, crie uma versão final priorizada de sua análise SWOT, listando os fatores em cada categoria. Vá da prioridade mais alta no topo até a mais baixa na parte inferior.
Depois de ter identificado e priorizado os resultados da sua análise SWOT, você pode usá-los para desenvolver estratégias de curto, médio e longo prazo para o seu negócio. Afinal, o verdadeiro valor deste exercício é usar os resultados para maximizar as influências positivas sobre o pet shop e minimizar os negativos.
Desenvolva planos de ações para intensificar os pontos fortes e mitigar as fraquezas. Defina o que fazer para tirar proveito das oportunidades e como trabalhar para que as ameaças não se tornem problemas reais.
Periodicamente, você e sua equipe devem se reunir para apresentar os resultados das ações que foram definidas.
O ideal é que isso seja feito ao menos uma vez ao mês.
Você já adota algum método de análise no seu pet shop? Gostou da matriz SWOT? Conte nos comentários.