Criada nos anos 1960 por pesquisadores da Universidade de Stanford, a matriz SWOT é um método de análise de forças e fraquezas internas e externas de uma empresa e serve para identificar oportunidades e pontos de melhoria.

SWOT é o acrônimo das palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Ao criar uma matriz SWOT, a empresa está fazendo um mergulho na sua realidade e levantando o maior número possível destes itens.

Com isso, consegue fazer uma análise interna mais relevante e também avaliar o que não está sob seu domínio, o ambiente externo.

Razões para usar a Matriz SWOT em seu pet shop

Um pet shop já em operação pode usar a matriz SWOT a qualquer momento para avaliar um ambiente em mudança e responder de forma proativa. Ela é, na verdade, uma forma de revisão estratégica e deve ser aplicada ao menos uma vez ao ano.

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Caso o pet shop esteja ainda na fase de planejamento, a matriz SWOT pode fazer parte deste momento, pois ajuda a pensar sobre o novo negócio e a colocá-lo no caminho certo, evitando inúmeras dores de cabeça mais tarde.

Como fazer Análise SWOT em seu pet shop?

Para obter os resultados objetivos e mais completos, a análise SWOT deve ser realizada por um grupo de pessoas com diferentes perspectivas e participações dentro do pet shop. Todo o gerenciamento, vendas, atendimento e até mesmo clientes podem contribuir com suas visões.

Além disso, o processo de análise SWOT é uma oportunidade de trazer a sua equipe e incentivá-la a participar da estratégia do negócio.

Você pode fazer de uma forma gráfica: dividir quatro espaços de uma folha, por exemplo, em ‘forças, fraquezas, oportunidades e ameaças’, ou então, montar uma planilha.

Em seguida, todos os envolvidos devem opinar sobre cada um dos itens para que você faça a listagem.

Alternativamente, você pode pedir aos membros da equipe para completar individualmente a matriz SWOT, e, em seguida, reunir-se para discutir e compilar os resultados.

Ao final, todos devem chegar a um acordo sobre quais os fatores mais relevantes para trabalhar sobre eles.

Plano de Negócios para Pet Shop: Porque ter e como fazer

Quando terminar o brainstorm, crie uma versão final priorizada de sua análise SWOT, listando os fatores em cada categoria. Vá da prioridade mais alta no topo até a mais baixa na parte inferior.

Depois de ter identificado e priorizado os resultados da sua análise SWOT, você pode usá-los para desenvolver estratégias de curto, médio e longo prazo para o seu negócio. Afinal, o verdadeiro valor deste exercício é usar os resultados para maximizar as influências positivas sobre o pet shop e minimizar os negativos.

Desenvolva planos de ações para intensificar os pontos fortes e mitigar as fraquezas. Defina o que fazer para tirar proveito das oportunidades e como trabalhar para que as ameaças não se tornem problemas reais.

Periodicamente, você e sua equipe devem se reunir para apresentar os resultados das ações que foram definidas.

O ideal é que isso seja feito ao menos uma vez ao mês.

Você já adota algum método de análise no seu pet shop? Gostou da matriz SWOT? Conte nos comentários.

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