Ouça a voz da experiência e evite 10 erros comuns na gestão de pet shop!
Antes de tomar qualquer decisão, pare e confira tudo o que vamos compartilhar nesta publicação. Afinal, ela é baseada em experiências reais, de empreendedores que atuam no setor e sabem como você pode aprimorar a gestão de pet shop!
Para isso, reunimos aqui informações compartilhadas por dois de nossos clientes: Claudio Ivo Setovski, da Europetz Petcare, e Alexandre Ascal, da Like Pet’s. E estes são os erros mais comuns que eles pontuaram:
Erro 1: Falta de competitividade
Os pequenos negócios, ao realizarem a aquisição de insumos e mercadorias para revenda, frente aos grandes grupos, precisam pensar em estratégias que os diferenciam.
Erro 2: Falta de um sistema de venda via e-commerce ou por canais digitais
O público está cada vez mais conectado, inclusive no setor pet. Deixar de atender pela internet hoje em dia é perder grandes oportunidades de negócio.
Erro 3: Falta de consultoria jurídica e contábil permanente
É importante contar com profissionais especialistas nestas áreas, pois qualquer erro neste sentido impacta a lucratividade do negócio, e pode até resultar em multas e penalidades ainda mais graves.
Erro 4: Não realizar a completa separação das contas bancárias particulares e da empresa
Misturar as finanças pessoais e profissionais é uma prática que deve ser evitada ao máximo. O dinheiro da empresa deve ser usado somente em seus investimentos e custos.
Erro 5: Tentar cobrir o preço da concorrência sem saber o seu real custo
Não adianta oferecer aos clientes preços que são inviáveis para sua pet shop. Neste sentido, é melhor perder a venda que sair no prejuízo.
Erro 6: Não ter um planejamento de metas
O que você deseja alcançar com o seu negócio? Tenha clareza nos seus objetivos e assim conseguirá estabelecer ações mais assertivas para realizá-los.
Erro 7: Não ter um fluxo de caixa detalhado
Se você não acompanha o ticket médio por animal, nem analisa os custos em relação ao faturamento, precisa rever este comportamento, pois pode estar perdendo muito dinheiro com a má gestão do fluxo de caixa.
Erro 8: Não realizar reuniões com a equipe em busca de melhorias
Seus colaboradores têm muito a compartilhar. Ouça todos os envolvidos nos processos e o que eles têm a dizer, pois com estes feedbacks podem surgir muitas ideias para aprimorar as atividades.
Erro 9: Desvalorizar ou não ter total conhecimento sobre o perfil do cliente
Você acha que seu cliente é “chato”? É porque você não o conhece como deveria. Não adianta desvalorizar o público. Pelo contrário, é preciso compreendê-lo, se aproximar e atender às suas exigências, investindo em conteúdos e estratégias que possam gerar a fidelização, incluindo as redes sociais.
Erro 10: Pensar apenas em beleza e não bem-estar dos animais
De nada adianta ter uma pet shop belíssima, com uma excelente infraestrutura, grande oferta de produtos e os equipamentos mais tecnológicos, se esta não prioriza o bem-estar dos animais atendidos. Este deve ser o norte de todas as ações da sua empresa.
Leia também: Estratégias de Precificação Inteligente para Serviços e Produtos em Pet Shops
Que tal eliminar estes erros do seu negócio?
De todos os erros apresentados aqui, quais destes fazem parte da sua gestão de pet shop? A resposta certa seria “nenhum”, mas errar é humano, não é mesmo? Então, agora que você sabe o que não deve fazer na sua pet shop, vamos ajudar você a resolvê-los!
Nós temos respostas para essas e muitas outras questões que afetam diretamente a lucratividade dos varejistas. Isso porque, estamos acompanhando o setor desde 2010, trabalhando sempre além do nosso propósito de tornar o Brasil o país que sonhamos por meio do empreendedorismo. Logo, a principal solução para todas estas situações é o conhecimento.
Portanto, tudo o que você precisa fazer neste momento é baixar o e-Book 'Guia de Gestão para Pet Shops - Vol. 1' que preparamos para sua gestão de pet shop. Ao fazer o cadastro, você terá acesso aos cinco pilares que refletem na evolução do seu negócio e como estruturá-los no seu dia a dia a partir de agora.
Com o conteúdo, você aprenderá a controlar as finanças, organizar o estoque, negociar preços e produtos, acompanhar as vendas, gerenciar a equipe, além de aprimorar o atendimento, tanto de clientes, como dos próprios pets!